10 idéias para crescer seu negócio de Fotografia

Por vezes nos encontramos em situações que parecem que paramos de crescer nosso negócio de fotografia.

São fases em que o número de clientes começa a diminuir, novos solicitações de orçamento tornam-se escassas e as médias de faturamentos em vendas despencam. Não adianta se desesperar nesse momento. Temos que traçar um plano de ação para a retomada do crescimento. Identificar o que precisamos fazer do ponto de vista de marketing será a sua prioridade nesse momento. Para nós fotógrafos, significa que teremos que fazer tarefas que não são tão prazerosas como fotografar. Mas adiamos a ponto de prejudicar a atração de novos clientes. Por exemplo, a atualização de posts no nosso blog.

10 ideias para seu negócio de fotografia crescer

Fotografia: Elígio Galliani

Então, se você sente que o seu negócio está ficando estagnado , aqui vão as 10 idéias para crescer seu negócio de Fotografia e que você pode fazer sem custo, mas pode impulsionar o seu negócio de fotografia a crescer novamente :

10 idéias para crescer seu negócio de Fotografia

1. Networking – Atualize os seus contatos e parceiros que fazem indicações do seu trabalho. Aproveite para estabelecer novos contatos com novos parceiros. As indicações de parceiros costumam converter bem os interessados em clientes. Esta é uma das mais valiosas fontes de vendas.

2. Blog – Atualize todos os trabalhos e eventos que você tiver feito e publique em seu blog. Dessa maneira você poderá estabelecer um relacionamento constante com os clientes que acompanham seu trabalho. Além disso novos trabalhos provocam nos seus seguidores um desejo incontrolável de consumir e para contratar você.

3. Preço – Avalie o seu preço e verifique se há algum espaço para realizar alterações que possam incentivar vendas maiores. Não dê descontos. Crie valor para o cliente. Você não perde vendas por conta dos preços. A perda de vendas ocorre pela falta de valor percebido pelos seus clientes.

4 . Orçamentos – Envie um email mostrando os seus últimos trabalhos para os clientes que solicitaram orçamentos nos últimos 30 dias e não deram nenhuma resposta. Esse lembrete pode gera algumas vendas extras e crescer o seu negócio de fotografia

5 . Marca – Aproveite o tempo para fazer novas peças publicitárias, produzir vídeos educativos e materiais que possam melhorar a sua marca perante os clientes.

6. Facebook – Programe no Facebook vários posts, pelo menos um em cada dia, para as próximas semanas. Estas postagens devem levar o cliente para o seu site. Uma sugestão é republicar posts antigos do seu blog no seu Facebook.

7. Portfólio – Aproveite para criar novos portfólios e refrescar o seu mostruário de álbuns de fotografia.  Uma boa ideia é gravar vídeos com o seu portfólio e mostra para o seu cliente.

8. On line – Atualize suas galerias de portfólio online no seu site.

9. Pessoal – Publique algumas fotos de projetos pessoais ou até mesmo uma viajem. Essa prática torna o relacionamento mais próximo aos clientes.

10. Email Marketing – Se não tiver um sistema de Email marketing, monte um. Envie para toda a sua lista as suas atualizações. Dê espaços de alguns dias entre um email e outro. Divulgue as suas atualizações de site, blog e portfólio.   Gostou? O que você acha de deixar o seu comentário sobre o que você já fez ou anda fazendo? Eu vou adorar responder e comentar !

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6 Comentários

  1. Pingback: 5 maiores erros em um negócio de fotografia - Marketing para Fotógrafos

  2. Romulo

    Olá Léo, obrigado por compartilhar conhecimentos com nossa comunidade fotográfica, seus artigos são muito bons e de extrema necessidade, mais uma vez obrigado. Tenho uma dúvida: apos enviar o orçamento o cliente desaparece por um tempo, se não ligar ele não retorna e aí está o problema, o que falar para o cliente nesta ligação? que argumentos usar? como vencer estas objeções? Poderia nos dar uma luz? valeu.

    • Oi Rômulo,
      é muito comum esses casos de clientes que solicitam orçamentos e somem.

      Primeiro: Se esse número está muito elevado, você deve verificar se o seu serviço/preço está compatível com o seu público alvo.

      Segundo: Não há problema algum em fazer um follow up com os seus prospects. E nesse caso você pode utilizar o argumento que quiser, a única coisa que não pode fazer é demonstrar desespero ou oferecer descontos. Para ajudar vou listar alguns argumentos:

      a)Você pode ser sincero e dizer que está entrando em contato porque o cliente não deu o feedback.
      b)Pode utilizar como argumento o fato das datas para o mês da sessão estarem se esgotando e você está preocupado.
      c)Outro argumento, perguntar se o cliente recebeu a proposta, pois alguns emails podem estar indo para a caixa de SPAM

      Bem são esses o argumentos mais comuns. Se algum colega quiser compartilhar o espaço estáaberto.

      Abs
      Leo Castro

  3. Basta fazer um termos simples de autorização de uso da imagem para montagem do portfólio

    Ex: Eu _______________ autorizo a utilização das imagens realizadas no dia _____ para montagem de portfólio, exceto para fins comerciais..

    Seja transparente com os clientes e diga o seu objetivo com as sessões.

    Espero ter ajudado.
    Abs
    Leo

    • Amanda PB

      Olá

      Muito obrigada ,valeu ficar mais tranquila

      At,

      Amanda
      Em 12/08/2014 11:07, “Disqus” escreveu:

  4. Pingback: 6 dicas como fazer um portfólio de fotografia

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