3 dicas para definir o seu Público Alvo de fotografia e vender muito mais!
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Público Alvo de Fotografia – Separamos 3 dicas que ajudará a você definir o seu mercado.
Quando decidimos fotografar profissionalmente e montamos a nossa empresa de fotografia, só tínhamos uma certeza. Sabíamos exatamente qual tipo de cliente queríamos atender. Definimos o nosso cliente ideal. Entendíamos perfeitamente quase todas as suas características e desejos. E isso foi fundamental para o nosso sucesso. Ajudou a definir o nicho de mercado, os produtos a serem oferecidos e até na estratégia de precificação.
Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:
– A importância do Público alvo no Marketing para Fotógrafos
– Como definir ou redefinir o seu Público Alvo
– Benefícios de entender o seu Público Alvo
Dica 1 – A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO ALVO NO MARKETING PARA FOTÓGRAFOS
Em mercados concorridos como o de fotografia, a definição do público alvo ou Target é um dos pontos mais importantes dentro do planejamento de marketing para fotógrafos. A sua definição auxilia a compreender um segmento ou uma fatia do mercado que se deseja explorar.
No mercado de fotografia existem vários tipos de clientes. Avaliando fotógrafos iniciantes, vejo que muitos possuem equipamentos de última geração e técnica apuradíssima. Porém não sabem identificar o seu cliente ideal.
Muitos iniciantes acham que é o cliente que escolhe. Mas na verdade, para o verdadeiro fotógrafo profissional, é ele quem deve escolher o tipo que cliente quer oferecer os seus produtos.
Então alguns marinheiros de primeira viagem iniciam suas atividade atirando para todos os lados. Desde fotografia de moda a Pet books, passando pelo mundo da fotografia de produtos até aventurar-se pelo mundo dos recém nascidos – Newborn. Quando o correto é definirem o nicho e o público target que desejam trabalhar.
Gostamos de dizer que a definição do público alvo é como a escolha da pessoa com quem casamos. Se você não escolher bem, esse relacionamento um dia ficará sem graça e infeliz. E é aí que as coisas começam a desandar.
Então defina o seu público alvo e entenda o seu cliente ideal. Desta forma você terá a certeza do nicho de fotografia que deverá seguir trabalhando. Além disso, a definição de quais produtos deseja oferecer também fica bem facilitada. Outro ponto que é bem esclarecido e muitos têm grande dificuldade é a definição correta dos preços dos produtos e serviços.
3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS PARA FOTÓGRAFOS
Dica 2 – COMO DEFINIR OU REDEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO
Se você deseja definir ou redefinir o seu público alvo, existem 2 passos para chegarmos lá.
1º Passo – Trace o perfil Sócio-demográfico do seu cliente:
– Qual é a faixa etária?
– Qual é o seu nível de renda?
– Onde eles moram?
– Quais são os seus hobbies?
– Quais são seus hábitos de compra ?
– Quais são seus gostos pessoais?
– Que tipo de fotografia que eles consomem e por quê?
– Quais são os medos e dores do seu cliente ?
2º Passo – Identifique o estágio de vida do seu cliente
Apenas definir idade, renda, local onde residem e outros atributos não é o suficiente para definição do seu público alvo. Imagine que você tenha chegado a conclusão que o seu target possui as seguintes características:
“Mulheres de 25 a 35 anos, da classe B e C, que residam na região X…“
Ainda não é o suficiente, você ainda deverá definir em que estágio de vida o seu cliente está. Com estas características podemos definir que o público alvo está no estágio materno e são mães com filhos pequenos ou que são mulheres em momentos pré-nupciais.
Embora possam ter as mesmas características sócio-demográficas, existe uma grande diferença em seus estágios de vida. Então as decisões de compra serão completamente diferentes.
Dica 3 – BENEFÍCIOS DE ENTENDER O SEU PÚBLICO ALVO
Agora, com todas as características do seu público alvo identificadas, ficou mais fácil entender o principal benefício desse mapeamento é a definição de estratégias de marketing para fotógrafos que você pode implementar em seu negócio.
Para exemplificar se você definiu que o seu cliente ideal são homens e mulheres com idade entre 25 e 35 anos sem filhos, pertencentes a classe B/C que possuem relacionamento sério e estão em um estágio onde pretendem se casar . Você pode optar pelo nicho de casamentos.
Entendendo as necessidades desse perfil, você poderá definir quais são os produtos adequados ao seu target.
E por último, sabendo do seu nível de renda e social, podemos definir a estratégia inicial para formulação de preços dos produtos e serviços oferecidos.
leia também: Estratégia de preços de fotografia
Leia também: COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA
CONCLUSÃO – RECAPITULANDO:
Entender o seu público alvo e definir seu cliente ideal é um dos pilares das empresas de sucesso. Não seria diferente com fotografia e fotógrafos.
Nesse artigo tivemos a oportunidade de compreender a que importância da definição do público alvo no Marketing para Fotógrafos é muito semelhante à escolha da pessoa com a qual passaremos todos os dias da nossa vida. Se não escolhermos bem, algo de ruim pode fazer com que esse relacionamento promissor acabe muito antes de se consolidar.
Vimos também que definição ou redefinição do seu target passa por dois passos vitais: a identificação do perfil sócio demográfico e a definição do estágio de vida do cliente.
Por último identificamos os principais benefícios que o entendimento sobre o seu Target podem trazer para o seu negócio como definição de produtos e estratégia correta de preços.
Nesses anos de experiência, nosso público alvo fotografia teve algumas variações. E para vender mais, todos os anos fazemos esses mesmos exercícios que listamos acima.
Espero que tenham gostado, desejamos bons cliques e grandes vendas!
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