4 frases que os clientes detestam

Em 2014, tivemos 11 fotógrafos que realizaram a nossa Consultoria de Marketinge quando o assunto era negociação, preço e concorrência, quase todos fotógrafos reclamaram do momento da conversa com o cliente de fotografia. Então hoje, falaremos sobre as frases que você fotógrafo deve evitar ao conversar com o cliente de Fotografia.

Marketing para Fotógrafos

Frase#1 – Eu posso diminuir o preço

A primeira vista, você deve achar que o cliente adoraria ouvir essa frase de você. Mas não é bem assim. Ao negociar com o cliente você até pode considerar reduzir o seu preço. Porém nunca ofereça isso sem uma negociação prévia. Pode parecer muito desesperador.


Imagine o que o seu cliente vai pensar sobre você? Se você poderia reduzir seu preço inicialmente, porque você não ofereceu logo?

Parece que você está querendo enrolar o seu cliente e vender por um preço maior do que realmente seu trabalho vale.

Particularmente, não reduzo meu preço em hipótese alguma. Nem para amigos e parentes. Quando quero tornar minha proposta com um valor agregado maior, lanço mão da oferta de algum serviço adicional, como uma mini sessão por exemplo. Essa é a minha Estratégia de preços.

 

Frase#2 – Meus preços são flexíveis

De novo você está mostrando ao cliente que você não tem controle sobre os seus preços. O cliente entenderá com essa frase que você precifica o seu serviço pela cara do cliente e não pelo que o seu produto ou serviço realmente agrega.

Você tem que saber o quanto você vale.

Imagina você fotografando o casamento de um cliente cobrando um valor X. O chefe desse cliente gosta do seu serviço entra em contato sem dizer esta referência. E você sem ter uma estratégia de preços, cobra 2x mais. Olha como a sua imagem fica arranhada.

Dessa forma o cliente não se sente seguro de fechar o contrato com você. Além de ter um bom produto você tem que entender que a maior parte da decisão de compra é baseada na confiança e credibilidade.

 

Frase#3 – O meu concorrente tem serviço de baixa qualidade

Ética é um dos fatores que compõe a construção da confiança. Mesmo que seus concorrentes ofereçam produtos e serviços de baixa qualidade, você nunca deve expor isso de forma direta.

Fale bem de você e exponha os seus pontos fortes.

Quando você falar mal do seu concorrente parece que você está querendo esconder seus próprios problemas.

Quando algum cliente me compara em relação aos meus produtos ou ao meu preço, eu costumo responder o seguinte:

“Eu não tenho conhecimento do produto/serviço do concorrente X que deve ser um bom profissional, mas pelo que você pode ver através dos depoimentos dos meus clientes é o quanto eles ficaram felizes me contratando e a confiança que você pode conferir vendo os meus álbuns.

E sobre o preço mais baixo que ele cobra, pode estar acontecendo algo estranho, pois os nossos custos são praticamente os mesmos e a margem já é bem apertada, eu desconfio de preços muito baixos, parece estar desesperado, você não acha?”

Então você deve saber como contornar objeções para garantir a confiança do cliente. Pense comigo, se o cliente recebeu a sua proposta, viu os preços e foi até você, ele só está querendo garantir qual o fotógrafo que ele confiará para fazer parte de um dia tão importante.

 

Frase#4 – Eu trabalho de casa e meu horário é flexível

Não há nada de errado dizer que você trabalha de casa e seu horário é flexível. Mas tome muito cuidado para não passar uma imagem de descompromisso ao cliente.

Dizer que trabalha de casa pode representar na cabeça do cliente algo de baixo valor. Nesse caso, fica melhor dizer que você trabalha em sistema de Home Office. Dessa forma você evita a ideia que você não tem custos então o seu trabalho de ser barato.

Há um tempo, publiquei um artigo, ONDE ATENDER O CLIENTE onde mostro as peculiaridades do atendimento.

 

Essas são as minhas dicas de frases que você deve evitar quando estiver atendendo um cliente. Espero que você utilize essas dicas e melhore as suas vendas.

Agora preciso da sua ajuda:

– Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse artigo com os seus amigos!

Boas Fotos e Grandes Vendas!

36 Comentários

  1. Junior

    É verdade. Eu cometi muito desses erros mas hoje eu me valorizo e pretendo não comete-los novamente principalmente o primeiro.

  2. João Marinho

    Ótimo artigo, hoje os clientes estão mais exigentes, preço é importante mas qualidade e atendimento passaram a ser fundamental afinal quem não gosta de ser bem tratado? E o melhor, esses clientes sempre voltam e indicam o seu trabalho.

    João Marinho
    http://www.artemfoco.com.br

  3. Ótimo conteúdo! Acredito que os cliente valorizam nosso trabalho de acordo com o nosso preço também, O serviço pode ser bom mas se o preço for muito abaixo da concorrência gera desconfiança.

  4. Camylla Sanches

    Ola, achei incrível suas dicas. Eu estou começando agora fiz o curso de fotografia da arte e adorei isso tudo , já estou tirando bastante fotos mas como estou começando coloquei o preço bem baixo e por isso acho que as pessoas não estão fechando comigo por acharem não profissional por ser tão barato, oque você acha disso?

  5. Luiz Castro de Souza

    Boa noite Leo
    Muito bom ter encontrado o seu site. Suas dicas são muito importantes e vão me ajudar muito. Você esta de parabéns.

  6. Janaína

    Boa noite Leo Castro…
    Estou encantada com tantas informações valiosas aqui compartilhada, conhecimentos que com todo certeza Farão diferença… Espero conseguir por em prática… Te encontrei por acaso e estou muito feliz… Deus abençoe.

  7. Higor Marcelo

    Caro Léo,

    Eu não sabia da existência desse site..e comecei a dar uma olhada por aí e me identifiquei bastante com o site. Enfim, estou só começando a fotografar e nada mais melhor do que fazer o que a gente ama. Estou trabalhando no momento onde não seria a minha área que gostaria né. Estou disposto a largar o emprego e começar a empreender no meu conhecimento “fotografia”. Então, eu gostaria primeiro do que devo fazer para começar a empreender meu negócio e expandir?

  8. Joao Luiz Bulcao

    Gostei de encontrar o seu site. Boas dicas e excelente comentario. Estou fora do Brasil ha muitos anos, sou fotojornalista e o que encontro aqui também se aplica nessa area da fotografia editorial.
    Abçs

    • Oi João,

      Fique a vontade para sempre nos visitar e deixar os seus comentários.
      Se observar algo de novo por aí, compartilhe conosco.

      Abs
      Leo

  9. Nina Belucci

    As dicas são ótimas e mostram como passar confiança aos clientes. Eu uso todas elas, já. Mas a frase que meus clientes mais detestam é quase sempre a mesma, o preço! Eu cobro dentro da faixa de iniciante na área de casamento. E nas conversas com pessoas que vem me consultar, adoram tudo: minhas fotos, meus álbuns, a forma como lido com as pessoas. Mas na hora que falo do preço, eles terminam a conversa e não retornam mais. Como fazer para mudar isso? Agradeço , Leo, sua atenção!

    • Oi Nina,
      Preço será sempre uma reclamação de todo cliente. Normal.
      Talvez o que pode estar errado seja o seu público alvo que só está focado em preço.
      Ou o problema pode ser que o cliente não esteja percebendo valor nos seus serviços.
      Então você tem que trabalhar um pouco isso.

      Se quiser aprender a respeito vou falar sobre isso no Connaf – Congresso nacional de arte fotográfica.

      Se inscreve e assiste a minha palestra que será um bônus, não está na grede oficial.
      Abs
      Leo Castro

  10. Elaine Dias

    Por incrível que pareça eu ainda não tinha conhecimento deste site.

    Estou tomando nota de todas as informações, e de agora em diante minha postura em relação alguns pontos serão mudadas, graças ao seu belo trabalho informativo.

    Parabéns e obrigada por compartilhar!

    • Oi Elaine,
      Que bom que conheceu o nosso site, fico feliz em ajudar.
      Se puder compartilhar o site com amigos no facebook, será uma grande ajuda!

      Muito obrigado!
      Leo Castro

  11. Wanderson Ribeiro

    Dicas valiosas, sempre agregando ao nosso conhecimento.

    • Oi Wanderson, tudo bem?

      Obrigado pela audiência.
      Se puder ajudar compartilhe os artigos que mais gostar!

      Abs
      Leo

  12. Olá Leo Castro,
    Nossa, a primeira vez que leio um artigo seu… e já fiquei com vontade de ler todas as dicas compostas nesse artigo!
    Obrigada,

    • Oi Priscila,
      Seja bem vinda ao nosso blog.
      Como peço a todos que valorizam nosso conteúdo, compartilhem nosso blog com amigos para que possamos ajudar mais pessoas e escrever novos artigos.

      Abs
      Leo

  13. Muito legal mesmo as suas dicas. Esse artigo é daqueles que é bom sempre consultar 🙂

    • Oi Danilo,
      Muito obrigado pelo seu comentário aqui!
      Eu fico feliz e honrado em saber da importância do nosso conteúdo.
      Marque o artigo nos seus favoritos e Fique a vontade para sempre consultá-lo.

      Abs
      Leo Castro

  14. Ademil França

    Boa e tarde e mais uma vez obrigado pelas “dicas” como sempre, muito valiosas.
    Abraços,
    Ademil.

    • Oi Ademil!
      Eu que agradeço a sua participação!
      E se precisar de ajuda estamos por aqui!

      Abs
      Leo

  15. José Carlos

    Eu trabalho em casa, onde recebo meus clientes, fico muito a vontade, porém quando agendo uma visita, me visto à contento.
    99% do meu trabalho é indicação e isso facilita muito o meu trabalho.
    Não me baseio nos preços dos concorrentes e sou bem resolvido nisso.
    Agradeço as dicas deste site, espero que todos se beneficiem dele.
    Att
    Jczeca

    • Fala JCZeca,
      Esse realmente é o ponto!
      O fotógrafo pode receber os seus clientes em casa.
      e quem assim o faz tem uma grade vantagem competitiva em relação aos concorrentes, pois reduz em muito os seus custos.
      Depois de um tempo de trabalho e a consolidação é notória a indicação ou o boca a boca. Vejo que você já atingiu esse nível.
      Nesse estágio, mesmo não se baseando nos preços do concorrente, é válido sempre checar os valores e a qualidade do serviço de sua concorrência.

      Obrigado por nos prestigiar!
      Abs
      Leo Castro

  16. Eduardo Zavarize

    Parabens. esse site esta nos meus favoritos e eu sempre estou aqui lendo algo. Obrigado pelas dicas!

    • Oi Eduardo,
      É um grande prazer saber que o site está entre os seus favoritos.
      Nossa audiência cresce muito a cada mês e isso graças a vocês!

      Abs
      Leo

  17. Olá Leo!, tudo bem?
    Adorei as dicas. Todas bem fundamentadas. Realmente é isso que percebi no início da carreira rs. Eu usava algumas dessas frases e o resultado nunca foi o esperado.
    Vou compartilhar !

    • Oi Dih,
      Muito obrigado por passar por aqui e prestigiar o blog.
      Fico muito feliz em poder ajudar!
      Abs
      Leo

  18. Marcos Pinheiro

    Muito legais as dicas…. às vezes tenho a tendência de falar um pouco sobre meus concorrentes mas costumo até elogiá-los em algum aspecto que eu também sou claramente forte. Mas talvez seja melhor evitar falar sobre eles rsrsrs.

    • Oi Marcos,
      Você entendeu o espírito da coisa. É realmente isso que temos que fazer.
      Ser ético é uma das qualidades que os clientes prezam e levam em consideração!
      Obrigado pelo comentário.
      Abs
      Leo Castro

  19. Caro Léo,

    Achei muito coerente suas dicas e ela realmente tornam a imagem do fotógrafo muito mais profissional aos olhos do cliente quando aplicadas.

    Parabéns pelo seu trabalho.

    • Oi Alan,
      Eu que agradeço o seu comentário!
      Nós fotógrafos temos que equilibrar a arte da fotografia com a coerência do profissionalismo.
      Muito obrigado!
      Abs
      Leo Castro

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