5 erros na fotografia que fazem você parecer um PRINCIPIANTE para seus clientes
Os erros na fotografia podem ser comuns, afinal nós fotógrafos também somos humanos. Porém temos que buscar sempre a excelência para que a cada dia possamos surpreender nossos clientes. Pensando nisso, listei abaixo os 5 erros na fotografia que fazem você parecer um PRINCIPIANTE para os seus clientes.
Guia de Conteúdo
Erro #1 – Edição de Imagens
O único produto que todo fotógrafo deve lapidar ao longo do tempo são as suas imagens. É o primeiro contato entre a sua marca e o cliente. E é exatamente aqui que entra um dos erros que os fotógrafos cometem.
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Não estou falando de edições exageradas nem modismos. Refiro-me a aspectos muito importantes ao tratamento de imagens, como tratamento de cores, exposição, nitidez dentre outros.
E mesmo com o melhor dos equipamentos esse ajuste fino é o que mostra a diferença entre os PRINCIPIANTES e os EXPERTS.
Como em todos os artigos que escrevo, não gosto de apenas mostrar os problemas e não dar uma dica ou solução. Para esse erro acima uma dica bem legal é o CLF – Edição de imagens para fotógrafos.
Erro #2 – Prazos extremamente curtos ou exageradamente longos
Parece bobagem, mas o prazo de entrega dos materiais é um aspecto que deve ser bem trabalhado para mostrar ao cliente o seu domínio sobre o negócio e assim transmitir a confiança necessária para persuadir o cliente ao fechamento do contrato.
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Esse é um processo logístico não muito complexo, mas que podem atrapalhar o seu negócio se você não ajustar o seu fluxo de trabalho. Ter longos prazos, podem espantar o cliente na fase inicial de contratação.
Por outro lado, prazos curtos demais, podem fazer com que você se atrapalhe na entrega aos clientes atuais e isso motive reclamações dos seus clientes atuais.
É muito desagradável esse tipo de reclamação e vai frontalmente contra a construção de marca do seu nome na Fotografia.
Para trabalhar bem com fluxos de trabalho veja como essas palestras podem ajudar você a acelerar e organizar seu fluxo de trabalho no Lightroom.
Erro #3 – Atendimento
Para não parecer um profissional inexperiente, faça uma adequação do seu atendimento ao seu público alvo. Onde atender o cliente parece uma questão sem sentido mas não é.
Procure por locais tranquilos, longe de barulhos e ruídos.
Não indico aos meus alunos ir até a casa do cliente. Não gosto dessa opção. Optar pelo atendimento a domicílio pode passar uma imagem de muita disponibilidade, logo a perda de credibilidade pode ser verificada pelo cliente.
Nesses caso você pode optar pelo seu escritório, estúdio, home office ou até mesmo optar salas de co-work. Que alugam espaços para reuniões por hora de utilização.
Dessa maneira você mostrará todo o seu profissionalismo e ajudará o cliente a confiar em você e no seu trabalho.
Erro #4 – Preços muito baixos
Se você não quer parecer como um iniciante desesperado por trabalho, não pratique preços muito baixos. Na verdade você deve ter uma estratégia de preços adequada ao seu público alvo.
Se você está a procura de portfólio, não utilize preços baixos se esse não é o target que você procura para o seu negócio. Eu indico que você até procure os seus modelos e faça o trabalho sem cobrar nada, deixando bem claro que está em busca de portfólio.
A maioria dos clientes não escolhe um fotógrafo apenas pelo preço. A escolha é feita pelo conjunto de fatores que compõem a sua decisão de compra. E no final estando o preço em conformidade com o que ele pode pagar ele escolhe por outros fatores de segurança e credibilidade.
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Erro #5 – Não ter um Site ou possuir um site ruim
Até um tempo atrás a questão financeira era uma das maiores causas para não ter um site. Hoje existem sites muito acessíveis, para quem não pode investir mais do que R$30 por mês em uma página na internet. Se esse é o seu caso o Treinamento como criar um site de fotografia pode te ajudar a fazer um site muito legal.
Se você já possui um site, você deve evitar cometer erros que farão você parecer um amador na fotografia. Os erros são os mais variados e vão desde a seleção de fotos postadas no site até mesmo as informações de contato e formulários de orçamento.
Essas são as nossas dicas para você construir uma marca forte e cada vez mais ser competitivo no mercado de fotografia. Você pode obter mais informações consultando as categorias abaixo:
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