5 erros na fotografia que fazem você parecer um PRINCIPIANTE para seus clientes

Os erros na fotografia podem ser comuns, afinal nós fotógrafos também somos humanos. Porém temos que buscar sempre a excelência para que a cada dia possamos surpreender nossos clientes. Pensando nisso, listei abaixo os  5 erros na fotografia que fazem você parecer um PRINCIPIANTE para os seus clientes.

5 erros em FOTOGRAFIA

Erro #1 – Edição de Imagens

O único produto que todo fotógrafo deve lapidar ao longo do tempo são as suas imagens. É o primeiro contato entre a sua marca e o cliente. E é exatamente aqui que entra um dos erros que os fotógrafos cometem.

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Por não conhecer ou não se atualizar a fundo nas principais técnicas de edição, o fotógrafo acaba não extraindo ao máximo o que o seu OLHAR pode transmitir ao cliente.

Não estou falando de edições exageradas nem modismos. Refiro-me a aspectos muito importantes ao tratamento de imagens, como tratamento de cores, exposição, nitidez dentre outros.

E mesmo com o melhor dos equipamentos esse ajuste fino é o que mostra a diferença entre os PRINCIPIANTES e os EXPERTS.

Como em todos os artigos que escrevo, não gosto de apenas mostrar os problemas e não dar uma dica ou solução. Para esse erro acima uma dica bem legal é o CLF – Edição de imagens para fotógrafos.

 

Erro #2 – Prazos extremamente curtos ou exageradamente longos

Parece bobagem, mas o prazo de entrega dos  materiais é um aspecto que deve ser bem trabalhado para mostrar ao cliente o seu domínio sobre o negócio e assim transmitir a confiança necessária para persuadir o cliente ao fechamento do contrato.

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A gestão dos prazos segue alguns fatores como volume de trabalho, quantidade de imagens captadas, expertise na utilização de editores como Lightroom e Photoshop e claro a gestão do fluxo de trabalho.

Esse é um processo logístico não muito complexo, mas que podem atrapalhar o seu negócio se você não ajustar o seu fluxo de trabalho. Ter longos prazos, podem espantar o cliente na fase inicial de contratação.

Por outro lado, prazos curtos demais,  podem fazer com que você se atrapalhe na entrega aos clientes atuais e isso motive reclamações dos seus clientes atuais.

É muito desagradável esse tipo de reclamação e vai frontalmente contra a construção de marca do seu nome na Fotografia.

Para trabalhar bem com fluxos de trabalho veja como essas palestras podem ajudar você a acelerar e organizar seu fluxo de trabalho no Lightroom.

 

Erro #3 – Atendimento

Para não parecer um profissional inexperiente, faça uma adequação do seu atendimento ao seu público alvo. Onde atender o cliente parece uma questão sem sentido mas não é.

Procure por locais tranquilos, longe de barulhos e ruídos.

Não indico aos meus alunos ir até a casa do cliente. Não gosto dessa opção. Optar pelo atendimento a domicílio pode passar uma imagem de muita disponibilidade, logo a perda de credibilidade pode ser verificada pelo cliente.

Nesses caso você pode optar pelo seu escritório, estúdio, home office ou até mesmo optar  salas de co-work. Que alugam espaços para reuniões por hora de utilização.

Dessa maneira você mostrará todo o seu profissionalismo e ajudará o cliente a confiar em você e no seu trabalho.

 

Erro #4 – Preços muito baixos

Se você não quer parecer como um iniciante desesperado por trabalho, não pratique preços muito baixos. Na verdade você deve ter uma estratégia de preços adequada ao seu público alvo.

Se você está a procura de portfólio, não utilize preços baixos se esse não é o target que você procura para o seu negócio. Eu indico que você até procure os seus modelos e faça o trabalho sem cobrar nada, deixando bem claro que está em busca de portfólio.

A maioria dos clientes não escolhe um fotógrafo apenas pelo preço. A escolha é feita pelo conjunto de fatores que compõem a sua decisão de compra. E no final estando o preço em conformidade com o que ele pode pagar ele escolhe por outros fatores de segurança e credibilidade.

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Erro #5 – Não ter um Site ou possuir um site ruim

Até um tempo atrás a questão financeira era uma das maiores causas para não ter um site. Hoje existem sites muito acessíveis, para quem não pode investir mais do que R$30 por mês em uma página na internet. Se esse é o seu caso o Treinamento como criar um site de fotografia pode te ajudar a fazer um site muito legal.

Se você já possui um site, você deve evitar cometer erros que farão você parecer um amador na fotografia. Os erros são os mais variados e vão desde a seleção  de fotos  postadas no site até mesmo as informações de contato e formulários de orçamento.

Essas são as nossas dicas para você construir uma marca forte e cada vez mais ser competitivo no mercado de fotografia. Você pode obter mais informações consultando as categorias abaixo:

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

21 Comentários

  1. Eduardo César

    Boa tarde Léo.
    Primeiramente gostaria de parabenizar e agradecer a você pelas dicas tão valiosas.
    Estou iniciando agora um curso profissional para tornar minha paixão em trabalho .
    Minha dúvida é em qual momento criar uma página para divulgar minhas fotos.
    Até hoje nunca fiz nada profissionalmente, porém tenho muitas fotos que fiz de conhecidos .
    Muito obrigado

  2. Daniela

    Olá Leo! Estou em construção ainda e tentando fazer o planejamento correto para fazer da minha paixão, minha profissão. Ainda não fiz nenhum trabalho e ainda me sinto insegura pra fazer, então estou começando a convidar amigos para posarem pra mim, afim de treinar bastante e construir meu portfólio. Em contrapartida, tenho me estruturado aos poucos quanto à minha assinatura, marca, site, fanpage, orçamento, contrato, etc. Quando sentir que estou “no ponto”, começarei a divulgar meu trabalho com segurança e profissionalismo. Você acha que estou no caminho certo? Aproveito para parabenizá-lo pela dedicação em compartilhar conosco todo o seu conhecimento. Tem sido um diferencial pra mim! Grande abraço!

  3. Rafaela Mendes

    Olá Léo!
    Primeiramente muitíssimo obrigada pelo riquíssimo conteúdo de conhecimento.
    Bom, ao longo do tempo que estou na fotografia nos deparamos com algumas promoções que estão realmente muito abaixo do normal, de certa forma desvalorizando. Fazendo clientes já chegarem com orçamento para uma negociação. Minha pergunta é, como argumentar corretamente com o cliente nessa situação?

    • Oi Rafa, veja bem, você deve mostrar ao cliente os benefícios da sua fotografia, uma postura profissional e tentar negociar alguns pontos.
      Além disso, esqueça o orçamento e tente se conectar ao cliente através de elementos em comum entre vocês. Pode ser onde estudaram, pessoas em comum ou até mesmo contando suas experiências. Quanto mais o cliente confiar em você, menos ele vai ligar para u preço mais baixo.

      Abs
      Leo

  4. Luciana

    Olá Leo. Estou planejando tornar o amor em profissão mas estou em dúvida quanto ao nome. Qual sua opinião sobre usar o nome próprio?

    Abraços,

    • Usar o nome próprio é garantir que você estará presente em todo o processo produtivo.
      Em contra partida dá a impressão de algo customizado e único. Se esse é o seu objetivo está no caminho certo.

      Abs
      Leo

  5. José Roberto

    Leo boa noite, Suas dicas são muito úteis principalmente para mim e para muitos que estão iniciando neste universo, parabéns pelo trabalho brilhante. Só queria fazer uma sugestão de tema para postagem “Dicas e acompanhamento de Planilhas para fotógrafos”. Um grande abraço.

  6. SANDRA MARTINS DO NASCIMENTO

    Fiquei muito feliz com tudo que vi,eu estou um pouco desatualizada mais com
    certeza aprenderei muito.
    muito obrigada por compartilhar todos os seus conhecimentos que Deus continue
    te abençoado sempre!!!

  7. Daselucid

    Olá!
    Obrigada Leo por toda sua contribuição.

    Grande abraço e sucesso.

  8. Elsie Cristina

    Muito bom, estou recomeçando a fotografar e essas dicas de marketing era o que tava faltando para eu entender como divulgar meu trabalho.
    Acho muito bonito quem divide seus conhecimentos no intuito de ajudar.
    Parabéns!

    • Oi Elsie,
      Fico muito grato em poder ajudá-la.
      Sou apaixonado por esse mudo aqui e é um prazer dar esse suporte.

      Se quiser contribuir, basta compartilhar nosso site/fanpage no facebook com seus amigos.
      Abs
      Leo Castro

  9. Danielle Oliveira

    Leo, me tornei uma fã sua, não “apenas” por todo conteúdo mas principalmente pela generosidade em compartilhar tudo isso conosco.

    Grande abraço e sucesso sempre pra você. 😉

    Danielle Oliveira

    • Oi Danielle,
      Obrigado, fico feliz em poder ajudá-la!

      Todo o conteúdo só é possível porque tenho leitores e seguidores que compartilham nosso conteúdo.
      Então quem quiser ajudar é só compartilhar nosso conteúdo.

      Abs
      Leo

  10. pedro

    Muito bom estou começando e todas as dicas são fundamentais espero receber mais obrigado .

    • Obrigado Kaio!
      Continue nos acompanhando para receber mais dicas.

      Abs
      Leo Castro

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