7 Ferramentas Gratuitas (ou não) para Divulgar sua Fotografia e Atrair Clientes de Verdade

Guia de Conteúdo

Você precisa Divulgar sua Fotografia e Atrair Clientes de Verdade?

Então você deve usar o máximo de ferramentas possíveis. E muitas dessas ferramentas são gratuitas, basta você utilizá-las com estratégia.

Para começar você deve ter um objetivo definido. Seja para atrair interessados ou apenas convertê-los em clientes.

Saiba de uma coisa, cada ferramenta deve ser usada com um objetivo que você definir. Mas isso é assunto para outro artigo. Hoje falaremos sobre as 7 Ferramentas Gratuitas (ou não)  indispensáveis no seu Marketing.

  • Instagram

Você sabe quais são as 3 principais razões que as pessoas seguem Fotógrafos no Instagram?

  1. Porque amam o estilo e as imagens do Fotógrafo
  2. Para aprender um pouco mais como funciona o trabalho e garantir que pode fazer a escolha correta
  3. Porque acham as postagens do Fotógrafo Interessantes e engraçadas.

Então, tendo isso em vista, você está com a faca e o queijo na mão.

Desenvolva uma estratégia de relacionamento utilizando as razões b) e c) para cativar ainda mais seu seguidor.

O que você acha de postar assuntos interessantes, fatos engraçados e ensinar ao seu seguidor como é ser fotografado por você?

Um dos grandes erros dos fotógrafos é não utilizar Hashtags de forma correta.

E nesse sentido você precisa:

1) Utilizar a quantidade de Hashtags ideais para impulsionar o seu post.
2) Utilizar as melhores Hashtags de FOTOGRAFIA
3) Usar uma boa estratégia de postagem.

Eu criei um ebook gratuito para você utilizar as melhores #Hashtags nos seus posts e atrair mais seguidores com grande potencial de compra.

Hashtags para fotografos

  • Facebook

Hoje você utiliza sua Fanpage com frequência?  Ou só posta quando tem um trabalho novo? Talvez você tenha deixado ela de lado.

Mas saiba que ainda há muito espaço no Facebook. Principalmente se você é daqueles que escreve em seus posts. O Facebook continua com bons resutados.

Bem se você quer ter sucesso no seu Facebook você precisa movimentá-lo.

Postar imagens, vídeos, fazer lives e mostrar um pouco além das suas imagens. E pensar em conteúdo para o seu cliente.

E saiba, você precisa gerar relevância para o seu público alvo. E para finalizar você deve ter consistência nas suas postagens.

Uma opção mais avançada é alcançar o melhor público alvo de forma inteligente.

Veja nesse manual gratuito os 5 passos para encontrar o público Alvo no Facebook e Instagram.
publico alvo de fotografia

Assim você conseguirá Divulgar sua Fotografia e Atrair Clientes de Verdade.

  • Anúncios no Insta+Face

Não sei se você sabe, mas se o seua Insta não está engajado com seus seguidores, provavelmente suas postagens não estão sendo mostradas para o seu público alvo.

No máximo 3% de todos os seus seguidores estão vendo suas postagens.

Então o que fazer para aparecer para mais seguidores? Investir.

Isso mesmo, se você quer aparecer para mais pessoas você terá que investir em Ads.

No Instagram o alcance está caindo para privilegiar quem faz patrocínio de anúncios.

Existem diversas formas de anunciar, eu recomendo e aplico a estratégia de Funil de Anúncios.

São 3 etapas com 3 tipos de anúncios que rodam ao mesmo tempo para públicos diferentes:

Etapa 1) Anúncios para qualificar clientes a conhecer e GOSTAR do seu trabalho:

Você vai criar anúncios direcionados para o publico alvo que ainda não te conhece – Esse anúncio vc direciona para conteúdos do blog, vídeos no instagram – Dessa forma quem não te conhece vai conhecer e gostar do seu conteúdo – O pixel vai mapear essas pessoas e vc vai criar um público que viu seu conteúdo (Público Morno).

Etapa 2) Direcionar anúncios Sniper para o público que Gostou

Você vai usar esse público morno, que conheceu vc e gostou do seu conteúdo. – Vai criar anúncios de Oferta direta ( Solicite um orçamento/Faça seu pedido/Agende sua data) para esse público morno – Vc já receberá pedidos de orçamento aqui nessa parte.

Etapa 3) Remarketing / Perseguição

Você criará outro público para quem clicar no seu Ads mas não pedir orçamento – Então você fará campanhas de perseguição do tipo (Vi que vc entrou no meu site mas não pediu o seu orçamento, Solicite agora e Ganhe 1 ensaio pré wedding*)

Essa é uma das principais estratégias que 99% dos fotógrafos não sabem utilizar ou simplesmente ignoram.

Caso você não saiba fazer os anúncios ou esteja desperdiçando dinheiro, aprenda aqui como fazer anúncios para Divulgar sua Fotografia e Atrair Clientes de Verdade

  • Email Marketing

O velho, bom e barato email marketing ainda pode ser utilizado a seu favor. Por que não captar o e-mail dos seus visitantes e depois enviar seus últimos trabalhos e novas promoções?

No mínimo você receberá e-mails agradecendo. Mas com certeza atrairá a atenção dos seus clientes e algumas solicitações de orçamento entrarão na sua caixa de mensagem. Bom não?

  • WhatsApp

Essa é uma ferramenta que a maioria dos fotógrafos só utilizam para responder solicitações de orçamento. E muitas vezes fazem isso muito mal.

Você tem que usar o WhatsApp para criar uma interação com o seu Cliente. Já parou para pensar que você tem um acesso direto ao seu cliente.

E porque não abordá-lo de vez em quando de forma delicada? E o follow-up, você faz por onde?

O melhor lugar é aqui. No aplicativo você pode interagir rapidamente e negociar com seu cliente, ajudando no fechamento.

Além disso, existem alguns motivos que fazem o cliente dizer NÃO. Eu criei um material gratuito com os 3 motivos para perder clientes de fotografia.

  • Parcerias

Bem, essa é a minha ferramenta preferida.

Ter uma rede de indicações que chancelem o seu trabalho é uma das principais formas de obter clientes pagantes para o seu negócio. Para isso, você deve entender o caminho do seu consumidor até chegar a você e os fornecedores que eles contratam.

Pronto, agora você tem que ajudar os seus parceiros para serem retribuídos.

Em muitos locais já existem redes fechadas. Mas nem todas são intransponíveis. Você pode ajudar seus parceiros para ser ajudado com indicações.

  • SEO

Você quer aparecer primeiro nas buscas do Google? Tenha conteúdo de relevância no seu site. Poste no seu blog dicas, vídeos com depoimentos e Ou Contrate um bom consultor de SEO, que seus resultados logo aparecerão.

Outra dica é a utilização de plug-ins em sites WordPress que otimizam a leitura do Google e deixando o seu site mais amigável para o mecanismo de Busca. O mais legal do SEO é que ele é grátis.

Essas são as minhas 7 principais ferramentas. Caso você precise de alguma ajuda, desde a utilização das ferramentas basta entrar no meu Instagram e mandar um Direct que te respondo!