7 Ferramentas Gratuitas (ou não) para Divulgar sua Fotografia e Atrair Clientes de Verdade

Você deseja fazer de 2017 um ano melhor? Então você deve usar o máximo de ferramentas possíveis. E muitas dessas ferramentas são gratuitas, basta você utilizá-las com estratégia.

Para começar você deve ter um objetivo definido. Seja para atrair interessados ou apenas convertê-los em clientes. Saiba de uma coisa, cada ferramenta deve ser usada com um objetivo que você definir. Mas isso é assunto para outro artigo. Hoje falaremos sobre as 7 Ferramentas Gratuitas (ou não)  indispensáveis no seu Marketing.

  • Facebook

Hoje você utiliza sua Fanpage com frequência?  Ou só posta quando tem um trabalho novo? Bem se você quer ter sucesso no seu Facebook você precisa movimentá-lo. Postar imagens, vídeos, fazer lives e mostrar um pouco além das suas imagens. E pensar em conteúdo para o seu cliente.

E saiba, você precisa gerar relevância para o seu público alvo. E para finalizar você deve ter consistência nas suas postagens.

Marketing para Fotógrafos

  • Instagram

Você sabe quais são as 3 principais razões que as pessoas seguem Fotógrafos no Instagram?

  1. Porque amam o estilo e as imagens do Fotógrafo
  2. Para aprender um pouco mais como funciona o trabalho e garantir que pode fazer a escolha correta
  3. Porque acham as postagens do Fotógrafo Interessantes e engraçadas.

 

Então, tendo isso em vista, você está com a faca e o queijo na mão. Desenvolva uma estratégia de relacionamento utilizando as razões b) e c) para cativar ainda mais seu seguidor. O que você acha de postar assuntos interessantes, fatos engraçados e ensinar ao seu seguidor como é ser fotografado por você?

 

  • Anúncios no Face+Insta

Não sei se você sabe, mas se a sua Fanpage não está engajada com seus seguidores, provavelmente suas postagens não estão sendo mostradas para o seu público alvo. No máximo 5% de todos os seus seguidores estão vendo suas postagens. Então o que fazer para aparecer para mais seguidores? Pagar. Isso mesmo, se você quer aparecer para mais pessoas você terá que investir em Facebook Ads.

E o Instagram está indo pelo mesmo caminho. Seja com a conta pessoal ou a business, o alcance está caindo para privilegiar quem faz patrocínio de anúncios. Existem diversas formas de anunciar, a mais conhecida é o impulsionamento de posts. Por que não impulsionar seus principais posts?

Essa é uma das principais estratégias que 97% dos fotógrafos não sabem utilizar ou simplesmente ignoram. Caso você não saiba fazer os anúncios ou esteja desperdiçando dinheiro, eu posso te ajudar.

Anúncios para fotografia

  • Email Marketing

O velho, bom e barato email marketing ainda pode ser utilizado a seu favor. Por que não captar o e-mail dos seus visitantes e depois enviar seus últimos trabalhos e novas promoções?

No mínimo você receberá e-mails agradecendo. Mas com certeza atrairá a atenção dos seus clientes e algumas solicitações de orçamento entrarão na sua caixa de mensagem. Bom não?

 

  • WhatsApp

Essa é uma ferramenta que a maioria dos fotógrafos só utilizam para responder solicitações de orçamento. E muitas vezes fazem isso muito mal. Você tem que usar o WhatsApp para criar uma interação com o seu Cliente. Já parou para pensar que você tem um acesso direto ao seu cliente.

Aula status WhatsApp

E porque não abordá-lo de vez em quando de forma delicada? E o follow-up, você faz por onde? O melhor lugar é aqui. No aplicativo você pode interagir rapidamente e negociar com seu cliente, ajudando no fechamento. Além disso, existe uma forma de enviar propostas, que ensino na Consultoria que faz os alunos dobrarem a taxa de sucesso no agendamento de reuniões e fechamento de contratos.

 

  • Parcerias

Bem, essa é a minha ferramenta preferida. Ter uma rede de indicações que chancelem o seu trabalho é uma das principais formas de obter clientes pagantes para o seu negócio. Para isso, você deve entender o caminho do seu consumidor até chegar a você e os fornecedores que eles contratam. Pronto, agora você tem que ajudar os seus parceiros para serem retribuídos.

Em muitos locais já existem redes fechadas. Mas nem todas são intransponíveis. Você pode ajudar seus parceiros para ser ajudado com indicações.

 

  • SEO

Você quer aparecer primeiro nas buscas do Google? Tenha conteúdo de relevância no seu site. Poste no seu blog dicas, vídeos com depoimentos e Ou Contrate um bom consultor de SEO, que seus resultados logo aparecerão.

Outra dica é a utilização de plug-ins em sites WordPress que otimizam a leitura do Google e deixando o seu site mais amigável para o mecanismo de Busca. O mais legal do SEO é que ele é grátis.

Essas são as minhas 7 principais ferramentas. Caso você precise de alguma ajuda, desde a utilização das ferramentas desenhei um programa especialmente para você. É minha Consultoria de Marketing para Fotógrafos.

 

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