Por que os clientes de fotografia querem benefícios e não soluções?

Você sabe o motivo número 1 no qual clientes de fotografia contratam um fotógrafo? É porque eles encontraram a solução para os seus problemas, certo? Porém, não é mais assim que as coisas funcionam.

Por que?

Por causa da internet, as pessoas conseguem fazer as suas próprias pesquisas sobre fotógrafos, estilos de fotografia e tudo o mais que ela quiser. Segundo pesquisa realizada na Harvard Business School , 60% das pessoas fazem pesquisa na web antes de comprar.

O que isso quer dizer?

Isso quer dizer que, os clientes já conhecem todas as possíveis soluções lá fora, eles estão apenas tentando descobrir qual escolher. Ele já conhece quais são os melhores fotógrafos da sua região de acordo com seu estilo, comparação de preços de fotografia e uma série de características mais.

3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS PARA FOTÓGRAFOS

E agora?

Então se você já oferece todas as soluções para o problema do seu cliente. Como fotografia de qualidade, álbuns diferenciados e atendimento personalizado. Está na hora de oferecer algo a mais. Não apenas soluções. Para ser claro quero dizer benefícios para o cliente de fotografia.

Benefícios em fotografia? Como assim?

Falar de benefícios é pensar fora da caixa. Benefícios geralmente são diferenciais que só você pode oferecer. Ou que você pode oferecer primeiro, ser o pioneiro.

 

Vou dar um exemplo, hoje em dia é muito comum as construtoras de imóveis venderem seus  apartamentos e como benefício oferecerem armários planejados. Não é um brinde, pois o brinde é algo irrisório, sem muito valor. Neste caso estamos falando de algo que poderá ser consumido ou usufruído junto com o produto comprado.

 

Conclusão:

No mercado de fotografia, cada vez mais qualificado e competitivo, onde os clientes conseguem pesquisar e chegar aos melhores profissionais de fotografia através da web, uma excelente forma de conquistar o cliente é oferecer um benefício para ser usufruído junto ao seu produto.

E você oferece algum tipo de benefício especial ao seu cliente? Deixe o seu comentário!

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10 Comentários

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  7. Isabella

    Verdade! Tenho notado os clientes cada vez mais exigentes!
    Eu tento me diferenciar dando como benefício a prévia de fotos em 2 dias.
    Será que vale?

    • Diego Rocha

      É uma boa isso visto que a internet dita a velocidade na entrega do trabalho e a ansiedade do casal para ver as fotos oficiais já que as fotos não oficiais já enchem sua página no facebook. Mas é preciso tomar cuidado pra não desvalorizar o trabalho e fazer parecer “fast food”. A qualidade do trabalho deve ser mantida independente do prazo de entrega. Não vale a pena sacrificar a qualidade pela velocidade da entrega.

      • Oi Diego, obrigado pelo comentário!
        Concordo com a sua observação. Não pode parecer “Fast-food”. Além disso a prévia deve deixar um gostinho de quero mais.

    • Oi Isabella,
      se o seu cliente observa isso como um deferencial, com certeza vale. Fique de olho na concorrência, se ela começa a oferecer esse benefício, deixa de ser diferencial!
      Obrigado pela participação!

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