Como divulgar Fotografia e obter mais clientes

No último artigo vimos dicas de como Divulgar fotografia sem custo.

 Nesse post você vai aprender sobre as principais formas de divulgação de fotografia paga.

Antes de apresentar cada uma das formas de divulgação, temos que entender que todas elas são válidas, porém cada uma se aplica a alguns objetivos de Marketing que você fotógrafo precisa observar.

 

Principais objetivos de divulgação:

Nesse artigo falaremos sobre os dois principais objetivos de divulgação de fotógrafos:

– Divulgar marca

– Captar clientes ou vender um determinado produto ou serviço

 

Divulgar fotografia

Principais tipos de divulgação

Anúncios Online

A cada dia que passa a utilização de anúncios online tem sido mais utilizado pelos fotógrafos. Dentre estes anúncios, destacamos os anúncios de link patrocinados no Google Adwords.

Esse tipo de anúncio possui inúmeras vantagens onde podemos destacar o baixo custo mensal, o controle sobre o orçamento que pode ser diário, a mensuração dos resultados, onde você consegue identificar quantos clientes clicaram no seu anúncio e foram para o seu site. Como desvantagem destacamos a dificuldade para iniciantes fazerem os seus anúncios.

Eu mesmo utilizo esses tipos de anúncios, como anunciante e também como divulgador, como esse abaixo:

Revista

Anunciar em revistas é uma ótima forma de atingir um público segmentado e específico. Esse tipo de divulgação costuma ser mais efetivo para construção e fortalecimento de marca.

Não sendo tão eficiente para captação de clientes. A grande vantagem é a utilização de recursos gráficos onde o cliente pode visualizar a sua marca. Como desvantagem principal é a falta de mensuração dos resultados. O fotógrafo não tem como saber quantas pessoas viram o seu anúncio, nem como ele foi percebido.

 

Participação em Feiras e eventos

A participação em feiras é uma excelente forma de divulgar a sua fotografia para um público específico e envolve tanto a divulgação de marca quanto a captação de clientes e venda de serviços.

Como grande vantagem é a presença onde os clientes em potencial estão. Como desvantagem é o alto custo envolvido. Para se dar bem em feiras o fotógrafo tem que ter uma boa equipe de atendimento e um sistema de coleta de cadastros para envios de orçamentos e agradecimento pela visita ao estande.

Estas foram as principais dicas para utilização de divulgação paga. Conforme vimos, antes de decidir anunciar você deve definir qual é o seu objetivo com a divulgação, se é fortalecer a marca ou captar clientes/vender serviços. Depois de definidos o objetivo, defina a sua forma de divulgação onde destacamos anúncios em revistas, anúncios online e a participação em feiras e eventos.

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *