Como encontrar clientes de fotografia

Nesse artigo você entederá técnicas de como encontrar clientes de fotografia através do Google.

Uma das melhores formas de encontrar clientes de fotografia não é procurando e sim sendo encontrado por eles. Se você não deseja ser encontrado apenas pelos seus amigos e sua família o melhor caminho é ser encontrado através de pesquisas orgânicas (não pagas) no Google.

Considerado hoje a maior ferramenta de buscas online, o Google é responsável por mais de 95% das buscas orgânicas na internet. Se você é fotógrafo de casamentos, infantil newborn,  de produtos ou seja lá qual for seu nicho de fotografia, aprender sobre essas técnicas é vital  para o seu sucesso.

Essas técnicas são chamadas de Search Engine Otimization(SEO), em português Otimização de mecanismos de busca. No nosso mercado muito conhecido como SEO para Fotógrafos.

Para você ter uma noção sobre a importância de estar bem ranqueado no Google e aparecer nas primeiras posições, seguem algumas dicas muito importantes para ter sucesso na fotografia:

 

Quem não é visto não é lembrado – Esteja na primeira página do Google:

Quando clientes buscam por um fotógrafo no Google utilizando uma determinada palavra chave, foi constatado que 91% dos usuários utilizam apenas as informações da primeira página. Veja o gráfico abaixo elaborado por um estudo do site americano Chitika especializado em SEO :

Como encontrar clientes de fotografia

Se o seu site não aparece na primeira página para as suas palavra chave principais, a chance de você ser encontrado será muito pequena. Por isso é muito importante fazer um bom trabalho de SEO para fotógrafos.

 

Esteja nas primeiras posições do Google

Após iniciar o seu trabalho de SEO para aparecer na primeira página, o seu objetivo deve ser direcionado para estar nas primeiras posições. Veja no gráfico abaixo como é a distribuição de tráfego nas primeiras posições e como é importante estar lá:

Como encontrar clientes de fotografia

Através do gráfico confirmamos o quão importante é estar nas primeiras posições do Google, pelo estudo, o primeiro lugar recebe pelo menos 33% das visitas, o segundo 18%, o terceiro 11% e o quarto 8%, o quinto 6% e assim diminuindo até chegar perto de zero.

Abaixo simulamos uma busca pela palavra chave “Fotógrafo de Casamentos” em São Paulo:

Pesquisas como encontrar clientes de fotografia

 

Em novembro de 2013, a palavra chave “Fotógrafo de Casamentos” em São Paulo, obteve 2400 pesquisas, o que gerou para o primeiro colocado da primeira página 2.400 X 33% = 792 visitas.

Bastante não é? Imagine, hipoteticamente, que deste montante 5% dos visitantes tenham solicitado orçamento, geram 38 solicitações e se o aproveitamento for 12% de conversão em vendas, em apenas um mês 4 vendas podem ter sido realizadas apenas com uma única palavra chave. Imagine trabalhando bem outras palavras.

 

Simulando essa mesma pesquisa no Google em 21/05/2014 temos os resultados abaixo:Pesquisas de fotografos de casamento em SP Os fotógrafos Renato DPaula e William Lima que considero um dos fotógrafos que melhor sabe utilizar as técnicas de marketing e negócios, juntos concentram mais de 51% das buscas, ou seja, mais de 1.200 clientes buscaram por esses fotógrafos. É uma grande vantagem estar bem entre os primeiros colocados.

 

Como aparecer entre os primeiros?

O Google faz um cálculo levando em consideração alguns fatores, para cada fator ele atribui uma pontuação, depois soma e dá uma nota final. Os sites com maiores notas, obviamente aparecerão primeiro.

Agora você vai aprender sobre os principais fatores que influenciam o seu posicionamento nas pesquisas orgânicas, são eles:

Relevância:

Páginas de fotógrafos mais relevantes são aquelas que tratam dos assuntos relacionados à palavra chave da busca. Quanto mais específica o site ou blog for mais relevante ele será. Por exemplo, para a palavra chave “Fotografia Newborn”, sites/blogs que tratam do assunto especificamente ganharão mais pontos do que aqueles que misturam vários tipos de fotografia.

Acessibilidade

Todos os dias o robô do Google acessa o seu site e verifica alguns atributos como mapa do site (Sitemap) , verifica também se as imagens possuem Alt, se é respeitado a hierarquização dos cabeçalhos ou headlines (H1, H2, H3) e também o tempo de carregamento do seu site. Resumindo quanto mais acessível, rápido e otimizado o seu site/blog for, mais bem pontuado ele será.

É por esse motivo que recomento a fotógrafos utilizarem estruturas de sites e blogues em WordPress, pois já é todo otimizado para o SEO de Fotógrafos.

Autoridade no assunto:

Quanto mais conteúdo relevante você produzir para o seu público alvo, o Google vai considerar você com mais autoridade no assunto.  Por que conteúdo relevante? Porque quanto mais tempo os seus leitores passarem no seu site, você receberá maiores notas de autoridade pelo Google.

Outra dica muito boa é integrar o seu Google+ ao seu site. Assim o Google pontuará ainda mais você e garantirá autoridade no assunto.

Não é a toa que você vê geralmente a foto do Autor ao lado dos primeiros colocados nas pesquisas de palavra chave. Não é apenas pelo meu rostinho bonito – longe disso – é pelo trabalho de SEO que estamos em primeiro lugar nas buscas para várias palavras chave que são referência para o Marketing para fotógrafos.

Como encontrar clientes

A construção da autoridade está amplamente correlacionada a relevância do site. Para conseguir esses dois fatores, escreva sobre assuntos relacionados ao seu nicho de fotografia. Posts com dicas são ótimos para essa consolidação como site relevante e autoridade em assuntos.

Conseguir Links

Também é chamado de Link Building. Conseguir links especialmente de páginas mais relevantes e mais conhecidas que a sua é muito importante. Essa estratégia,  ajudará muito no ganho de relevância e autoridade pois tornará a sua página mais popular, adicionalmente você receberá mais visitas – entenda como  obter divulgação gratuita com essa técnica.

Você pode conseguir links com parceiros solicitando permuta de indicação de links no site de fornecedores parceiros, indicando parceirros em seu site em troca da indicação no site deles.

Como encontrar Clientes

Fotografia: Heverson Henrique

Outra forma muito importante de Link Building é escrever voluntariamente para sites relacionados ao seu assunto principal. Se este site é mais popular que o seu é muito mais importante ainda.

Por exemplo, se você fotografa moda, você pode ganhar links se oferecendo para escrever em um blog especializado em moda, mostrando o lado da fotografia de moda. O mesmo serve para casamentos, infantil, Gestantes etc.

Trabalhar as palavras chave do seu negócio

Defina quais são as principais palavras chave para serem trabalhadas no seu site/blog.  Indico que você defina pelo menos 10 palavras e comece a trabalhá-las com conteúdo relevante.

Por exemplo se você trabalha com casamentos em Curitiba, seguem algumas sugestões:

Fotografia de casamentos

Fotografia de casamentos Curitiba

Fotografia de casamentos Curitiba PR

Fotografia de casamentos PR

Fotografia de casamentos Curitiba Paraná

Fotografia de casamentos Paraná

Fotógrafo de casamento

Fotógrafo de casamento Curitiba

E assim você vai construindo as suas palavras chave.

Dica de ferramenta: Plugins SEO

Para quem trabalha com wordpress, você pode utilizar plugins em seu blog como o Worpress SEO Yoast e o All in One SEO PACK. Pessoalmente eu prefiro e utilizo o Worpress SEO Yoast em todos os nossos blogs. Com esses plugins o seu trabalho de SEO para fotógrafos fica muito mais organizado e facilitado.

Concluindo

Não basta ter lindas imagens guardadas em seu site com poucas pessoas vendo.

Se você deseja ser encontrado por mais clientes de fotografia, você deve trabalhar a otimização do seu site para receber mais clientes.

Vimos que estar na primeira página do Google aumentará em mais de 90% as chances de potenciais clientes encontrar você.

Além disso estar na primeira página é só o início. Para maximizar o ganho de clientes através de audiência gratuita vinda do Google, você deve trabalhar o seu site para estar entre os primeiros colocados no rankeamento do Google, pois estas posições são responsáveis por pelo menos 70% de todas as buscas pelas palavras chave.

Para chegar lá não é tão difícil assim, você deve trabalhar alguns fatores como Relevância, Acessibilidade, Autoridade, Conseguir Links e Trabalhar as principais palavras chave do seu nicho de fotografia. Esses são os fatores principais para ser bem pontuado pelo Google.

Com esses fatores bem trabalhados você entenderá Como encontrar clientes de fotografia  e receberá muitos mais prospects em seu site.

Você possui alguma dúvida? Deixe o seu comentário, eu respondo todos com o maior prazer!

 

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

5 Comentários

  1. Léo, muito obrigado!
    Excelente conteúdo, só tenho que agradecer.
    Dificilmente encontramos artigos generosos e dicas tão valiosas para nós iniciantes.
    Parabéns pela iniciativa.

    Luis Leal

  2. Léo… Belo Artigo!
    Como o Renato disse. A “luta” pelas primeiras posições no Google é realmente dura! São diversos parâmetros que o Google considera para deixar ou não um site em primeira posição nas pesquisas, além de que o Algoritmo vem mudando para oferecer melhor experiência para quem pesquisa.

    Temos que procurar escrever também para o usuário e não apenas para o Google, o Robô tem ficado cada vez mais “humano”.

    Excelentes dicas!

  3. Excelente site e artigo Léo. Vale lembrar que a otimização do site para os mecanismos de busca é uma atividade constante. Não é fácil chegar na primeira colocação, assim como é fácil perder. O Google tem mais de 1000 parâmetros para definir porque um determinado site vai ficar na frente do outro. Parâmetros que são modificados toda semana. Um erro pode significar inclusive uma penalização e até mesmo sua exclusão do diretório do Google. Existem profissionais especializados em SEO que podem ajudar você a conquistar melhores posições. O fotógrafo não precisa estudar SEO, mas deve buscar um profissional que entenda do assunto, afinal, já temos muitas outras coisas para nos preocuparmos.

    • Oi Renato,
      É um prazer ter o seu comentário por aqui.
      Para os fotógrafos que podem pagar os custos de um profissional de SEO, é muito importante esse investimento.Porém o fotógrafo pode conseguir bons resultados estudando um pouco também.
      Um grande abraço!
      Leo Castro
      Leo

Deixe uma resposta para Willian Lima Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *