Como fotógrafos podem conseguir clientes com o Facebook

Nesse artigo daremos dicas de como conseguir clientes de fotografia com Facebook.

Em uma época onde as pessoas estão constantemente conectadas em suas diversas redes sociais, o fotógrafo tem a obrigação de marcar presença e conseguir clientes também a partir destas mídias.

VEJA O GUIA COMPLETO SOBRE FACEBOOK PARA FOTÓGRAFOS

O Facebook é umas das redes sociais com mais usuários em todo o mundo e, em março deste ano, o site já contava com quase  70 milhões de usuários brasileiros. E não é só isso. Mais do que uma rede social, o Facebook vem se tornando, cada dia mais, uma rede de negócios.

Já pensou em conseguir clientes através do site de Mark Zuckerberg? Pois esse é um bom momento para pensar no assunto. Não sabe muito bem como começar? Confira algumas dicas que podem ser o ponto de partida para você, ou seu estúdio:

 

Galeria de fotos

Fanpages também podem ter álbuns de fotos, crie a sua! Divida os álbuns por tema, exponha seus melhores trabalhos e mantenha-os atualizados para não dar a falsa impressão que você abandonou a página.

 

Grupos

O Facebook tem inúmeros grupos criados para tratar dos mais diversos assuntos. Não será difícil encontrar grupos na área de Fotografia. Você não precisa necessariamente participar de todos os grupos que encontrar, mas participe de alguns sim, a troca de experiência e os relatos de outros fotógrafos podem contribuir e muito na sua carreira.

Parcerias

Nestes mesmos grupos que citei acima você pode acabar se identificando com o trabalho de algum profissional ou vice-versa. Será que criar uma parceria entre estúdios e divulga-la não chamaria a atenção de novos clientes?

 

Postagens frequentes

Ser lembrado por seus clientes é algo importante. No Facebook isso quer dizer: Postagens frequentes. Mas, veja bem, com “frequentes” estamos dizendo que você deve estar presente na timeline de seus seguidores, mas não causar um verdadeiro tsunami de informações em um momento, e deixar a fanpage abandonada depois.

Agende um número regular de postagens e procure sempre trazer algo relevante, pois, assim, as chances de possíveis “curtir” em seu conteúdo poderão resultar em uma maior (e melhor) visualização do seu trabalho.

 

Veja mais dicas aqui: 5 DICAS DE FOTOGRAFIA NO FACEBOOK

 

Postagens promovidas

Ainda sobre postagens, você sabia que elas podem ser promovidas? Sim! Logo abaixo do seu post, do lado direito da quantidade de pessoas que já visualizaram o conteúdo, você pode perceber que existe o botão “Impulsionar publicação”. Ali, você seleciona quem verá a postagem promovida e

também quanto você pretende pagar por isso. Ao lado de cada valor existe o número correspondente de pessoas que serão atingidas por sua campanha. É uma ferramenta que você deve realmente considerar e investir. Faça um teste com valores mais baixos e veja se irá repercutir de forma satisfatória.

 

Anúncios

Sempre que uma postagem é disponibilizada em sua fanpage, surge na coluna direita da página a opção “Veja seu anúncio aqui”, com a última informação publicada. Na maioria das vezes, também aparece a sua própria fanpage e a descrição que você deu a ela. Clicando em “Anunciar sua Página”, você será levado a uma nova página para a configuração do seu anúncio.

Lembramos que, assim como as postagens promovidas, você deverá investir um valor mínimo para que sua página seja amplamente divulgada.

 

Sorteios

Realizar sorteios sempre resulta em um grande número de novas pessoas curtindo a fanpage em questão. Isso é bom? Sim e não. Este ano, houve mudanças quanto às regras para sorteios ou concursos culturais nas redes sociais. Para saber todos os detalhes e não sair prejudicado, você pode clicar aqui.

Ah boa e velha gentileza!

Lembra quando você recebia várias solicitações para curtir alguma fanpage? Bem, você também pode fazer isso. Acessando sua página, através do seu perfil pessoal, você nota que há uma janela com a foto dos seus amigos no Facebook e que pode convidar cada um deles a também curtir sua página ou a página do seu estúdio.

É importante lembrar que, assim como você ignorava algumas das solicitações que recebia, muitas pessoas farão o mesmo com o convite para a sua página. Não se desespere! Encare isso como uma seleção de clientes. É sempre melhor ter pensamento positivo quando se inicia o próprio negócio.

Outra dica bastante simples, mas que talvez nem tenha passado pela sua cabeça (justamente pela simplicidade), é fazer sua própria divulgação. Compartilhe (com moderação, é claro) o conteúdo que você criou na fanpage e também peça para seus familiares e amigos mais próximos ajudarem com esta divulgação, mesmo que seja com um simples (porém significativo) “curtir”.

 

Veja mais dicas de Facebook para fotógrafos aqui!

 

Agora que você já sabe algumas dicas para conseguir clientes através do Facebook, basta avaliar qual delas será melhor para a divulgação do seu trabalho.

Bons Cliques e Grandes Vendas!

 

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