Como iniciar na fotografia, esclarecendo as suas dúvidas aqui
Como iniciar na fotografia, esse é o tema da semana!
O Marketing para Fotógrafos completa hoje três meses no ar.
Vocês notaram que nas últimas semanas não postamos nada no blog. Fizemos uma parada estratégica para analisar como estavam indo nossos artigos e as suas performances.
Uma análise aprofundada de público alvo. Quem são nossos leitores e como podemos ajudar ainda mais.
Qual é a sua dúvida? Enviamos há duas semanas uma pergunta para alguns leitores e a partir de hoje iniciaremos uma série de artigos dando sugestões as dúvidas de nossos leitores.
Lembro que aqui não há certo nem errado, todas as respostas são baseadas na nossa experiência e no como podemos ajudar uns aos outros.
Então solicito a ajuda de todos para que utilizem os comentários para dar sugestões ou até mesmo fazer a sua pergunta. Eu faço questão de responder a todos. Então vamos lá!
Tema da Semana: Como iniciar na fotografia
Sugestão de leitura:
Como iniciar um negócio de fotografia
Os 4 P’s De Marketing Para Fotógrafos
3 dicas para definir o seu público alvo de fotografia e vender muito mais!
Dúvida do meu xará Léo Ferreira:
Olá Léo, há 3 comprei uma maquina semi profissional, estou em um momento em que estou estudando muito sobre fotografia, e quero me tornar profissional, mas percebi, lendo alguns artigos que existe muuuuuita concorrência e muito fotografo bom, acho que devo assumir um segmento menos concorrido dentro da fotografia, mas tenho uma dúvida, como entrar neste mercado? Sinceramente não sei se conseguiria viver só de fotografia, pois não curto fazer casamentos e aniversários, gosto mais do segmento de produto e arquitetura, mas como eu poderia começar? Já busquei bastante informação sobre isso, mas nenhuma esclarecedora, você pode me dar algumas dicas? Sei que preciso investir em equipamento e mais estudo, mas existe alguma maneira de começar devagar, mesmo sem ganhar dinheiro, apenas para ter algum trabalho e não ficar só na vontade?
Att.
Léo Ferreira
Oi xará!
Você começou pelo caminho correto, o estudo.
Venho de família muito humilde. Que sempre viu no estudo o caminho para uma vida melhor. Meus pais mesmo não tendo ensino superior sempre mostraram a mim e minha irmã que esse era o melhor caminho para se ter uma vida melhor.
Nossos pais sempre nos diziam: “O conhecimento é a única coisa que ninguém pode tirar de você”.
Eu estudei Administração na UFRJ. Uma faculdade muito exigente. E na época não entendia porque estudar cálculos matemáticos tão aprofundados, se meu interesse era trabalhar com marketing. Logo no meu primeiro estágio percebi que saber fazer cálculos rapidamente, estimar preços, analisar vendas e resultados de campanhas poderiam diferenciar os meninos dos homens. E logo fui efetivado, faltando ainda muito tempo para me formar. E é assim que a vida funciona.
Bom, e o que isso tem a ver com a fotografia? tudo! Quanto mais você aprende mais se prepara para todo o tipo de trabalho.
Podem tirar o seu equipamento, seja por perda/roubo ou até um acidente. Mas o seu olhar fotográfico que é construído através de muito estudo e prática, ninguém pode tirar.
É certo que o mercado está cada vez mais concorrido. Sim está. Mas qual é o mercado que não está assim?
E o que fazer?
Você tem que se diferenciar. Observar o que o mercado oferece e mostrar um algo a mais. Deve saber fotografar, saber cobrar, atender bem, ter um site para mostrar seu trabalho e ter um portfólio.
O que você poderia oferecer que os caras não oferecem?
Se você curte um determinado segmento é muito melhor trabalhar diretamente nele. E no seu caso se deseja trabalhar com produto e arquitetura você precisa fazer parcerias com as pessoas certas. Parcerias essa é a sua saída.
Por exemplo, no meu caso, eu ofereço para alguns parceiros consultoria em marketing e vendas. Isso quase nenhum fotógrafo oferece.
Você pode iniciar se oferecendo como auxiliar aos fotógrafos mais experientes e já atuantes no mercado. Além disso, você deve procurar conhecer os consumidores desse serviço. Como funciona a cadeia produtiva, quem demanda esse tipo de fotografia?
Vale no início fazer alguns trabalhos sem cobrar, para montar portfólio e entender os desejos do seu cliente. Como se fosse um estágio não remunerado.
Essa dica vale para qualquer ramo da fotografia.
Sendo claro e objetivo, você tem que adotar uma postura direta e proativa. Enviar email para arquitetos da sua região é válido. Não tenha medo de se oferecer. Eu gosto de um ditado que é o seguinte – “o NÃO você já tem” – então qualquer resposta diferente você já estará no lucro.
Mas não esqueça, seja ético e respeite os profissionais que já atuam no mercado. Seja humilde e conquiste o seu espaço.
Espero ter ajudado.
Um abraço!
Vamos ajudar o Léo, deixem os seus comentários!
22 Comentários