Como montar pacote de fotografia
Eu respondo pessoalmente a todos.
O artigo de hoje está muito bom, nele você vai ler:
– Devo entregar as fotos sem edição em alta?
– Qual é o melhor plano de marketing e divulgação?
– Estou cobrando muito?
– Como devo oferecer o pacote de fotografia?
Relembre aqui o primeiro artigo!
Vejam as muitas dúvidas dele:
Leo venho agradecer pelo seu blog, tenho tirado muitas dúvidas já que sou iniciante, tenho algumas perguntas:·.
Devo entregar as fotos sem edição em alta?
Qual melhor plano de marketing e divulgação?
Tenho contatos com clientes, mas depois de ver o orçamento, eles não voltam mais, meu preço está abaixo do fotógrafo mais experiente da cidade, e acima da maioria dos fotógrafos daqui. Estou cobrando muito? Como devo oferecer o pacote, estou oferecendo pacotes com fotos editadas em DVD, e álbum uso a Digipix com seus vários modelos como um trabalho a parte.
Obrigado
Julio Melo
Então vamos as respostas, para melhorar o nosso artigo vamos separar as dúvidas em questões isoladas:
1) Devo entregar as fotos sem edição em alta?
Na minha opinião NÃO. A foto em alta sem edição vira uma commodity e não agrega valor a sua marca. Imagine o seguinte, quatro laranjas custam R$ 0,75 e produzem 1 litro de suco. Uma caixa de suco Del Valle Mais, já processado, custa R$4,00. É a transformação da commodity em produto com valor agregado. Quem você quer ser? O agricultor de Laranja ou a Del Valle Mais ?
Leia também: 6 DICAS COMO FAZER UM PORTFÓLIO DE FOTOGRAFIA
2) Qual é o melhor plano de marketing e divulgação?
Depende do momento. Nós utilizamos alguns planos. Em determinados momentos, quando a agenda está com espaço, anunciamos no Google e Facebook. Em outros exploramos anúncios em sites parceiros. Mas sempre mantemos atualizado o site e fanpage.
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3) Tenho contatos com clientes, mas depois de ver o orçamento, eles não voltam mais, meu preço está abaixo do fotógrafo mais experiente da cidade, e acima da maioria dos fotógrafos daqui. Estou cobrando muito?
Na verdade não acho que você está cobrando muito. Tenho certeza que deve estar esquecendo-se de entregar algo em troca .
É a relação CUSTO X BENEFÍCIO.
No artigo Como Vender mais Fotografia de casamento falamos um pouco sobre o que faz uma noiva fechar o contrato com você
A noiva planeja um casamento dos sonhos e ela PRECISA de um fotógrafo. Então ela pesquisa e marca reunião com alguns.
Você já passou pela peneira mais difícil e no momento da verdade você não conquista a confiança do seu cliente.
Vou listar quatro itens essenciais para o fechamento do contrato:
- Local: Tente atender em um local calmo, sem ruídos e sem distrações onde o cliente possa focar em você.
- Apresentação: Esteja bem arrumado. Unhas feitas. Cabelo cortado. Fale calmamente. Apresente o seu trabalho com naturalidade
- Portfólio: Garanta que seu portfólio esteja em perfeitas condições. Sem arranhões sem amassados e danificações.
- Técnicas de Vendas: Ao final da apresentação tente guiar o seu cliente para o fechamento, mesmo que irrisório ou simbólico.
Quando o cliente confia em você, no seu trabalho e percebe no seu produto algo que valha a pena ele não distingue os profissionais pelo preço e sim pelos benefícios percebidos.
Leia também: Dicas como montar um portfólio
4) Como devo oferecer o pacote de fotografia?
Em relação ao pacote de fotografia não tenha mais do que três opções. Quanto mais opções mais difícil é a escolha. Não indico utilizar mais do que dois fornecedores. Utilizamos a Digipix e é uma excelente fornecedora. Além disso é essencial você ter uma diagramação moderna e linda.
Em relação a preços, você pode diferenciar o seu pacote através de uma estratégia de preços adequada aos tamanhos e variedades. Eu particularmente gosto de utilizar um pacote isca, que é um pacote similar aos demais, porém com um álbum pequeno. Nesse caso, nos orçamentos utilizo, pacote a partir de R$xxxx.
Leia também: Políticas de Preços para Fotógrafos
E você como trabalha? Deixe abaixo a sua opinião!
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