6 dicas para montar site de fotografia

Confira nossas dicas para montar site de fotografia.

 Você tem canais de contato nas mídias sociais e conseguiu criar um bom portfólio, mas, já possui um site próprio que possa agregar todas as formas de contato além de expor o seu trabalho e falar sobre o profissional que você é?

Se a sua resposta foi não, então você veio ao lugar certo, pois hoje traremos algumas dicas sobre o assunto. Agora, se a sua resposta foi sim, você, caro leitor, também veio ao lugar correto, afinal, poderá verificar se está agindo da maneira certa.

Confira alguns pontos importantes na hora de montar o seu site de fotografia.

Guia de Conteúdo

1) Quem é você?

Primeiramente, seus futuros clientes vão querer saber quem é o profissional por trás da câmera e saiba que eles estão totalmente certos.

Fale sobre sua formação, cursos e workshops que participou ou prêmios que ganhou graças ao seu trabalho e tudo o que venha a agregar valor ao seu currículo profissional.

Afinal, não vai adiantar nada ter um bom trabalho se você não passar uma imagem pessoal interessante, não é?

 

2) Para quem você trabalhou ?

Outro segmento muito importante dentro do site é o espaço que você dedica para divulgar as pessoas e marcas que já contrataram seus serviços fotográficos.

Não deixe de linkar para as imagens feitas por você e divulgadas pela marca. Esse provavelmente será o termômetro de avaliação do seu trabalho utilizado pelos seus atuais e futuros clientes.

 

3) Portfólio

Recentemente o blog elencou 6 dicas de como fazer um portfólio de fotografia e aconselhamos que você dê uma lida neste artigo para ter uma breve (porém completa) referência neste assunto.

Se você já irá expor os seus melhores trabalhos na construção do site, porque não fazer uso do portfólio, não é ?

O seu site deverá ser uma extensão do portfólio em si.

 

4) Onde você está ?

É importante que você disponibilize outros canais de comunicação com seus clientes além do seu site.

Facebook, Twitter, e-mail profissional e até mesmo o telefone do seu estúdio são formas interessantes (e necessárias) de estar em frequente contato com as pessoas.

Imagine que situação desagradável seria se você perdesse um cliente por não responder ao contato dele?

Confira: Como fotógrafos podem conseguir clientes com o Facebook.

5) Faça uso do SEO sempre !

Já contamos aqui como funciona o SEO para fotógrafos, mas, nunca é demais reforçar a ideia. É sempre muito importante estar atento ao posicionamento que sua página adquire nas pesquisas Google e, com essa informação, fazer um bom uso das ferramentas que um bom SEO oferece.

 

Confira também : O que é SEO para fotógrafos

 

6) Qual plataforma escolher para montar o meu site ?

Existem infinitas possibilidades quando se trata de hospedar o seu site em uma plataforma adequada.

Você pode utilizar tanto um modelo gratuito quanto um pago. Blogger e WordPress funcionam muito bem se você opta pela opção gratuita, assim como o site Wix, por exemplo, que vem sendo amplamente divulgado em anúncios na rede.


Agora você já possui dicas importantes para dar início ao seu site, mas esteja à vontade para passar por aqui novamente se estiver com alguma dúvida.

12 Comentários

  1. Paulo Freitas

    Bom dia
    Sou um amante da fotografia mas …caseiro..
    Muita gente pergunta qto é o preço pra fazer um niver….um batizado etc…nunca sei dizer….
    Mas que queria saber mesmo….com vceis….depois de fotografar…que tenho que fazer com as fotos antes de entregar a pessoa….
    Obrigado
    E parabéns….

  2. Carol

    Olá Leo!
    Li bastante coisa no seu site e tem me ajudado muito na minha comunicação com os clientes. Uma dica que gostaria e não encontrei aqui foi a respeito do idioma como forma de comunicação. Minha área na fotografia é em retratos, moda e fotografia de rua/documental e também tem a parte autoral. Nas redes sociais percebo que muitos dos que olham, comentam e trazem algum retorno sobre minhas imagens são de outros países. Muitos até se tornam amigos. Você acha que um idioma diferente do português, como o inglês, já que é uma língua praticamente universal, para usar no site, blog e redes sociais, afastaria os clientes brasileiros? De quais maneiras prejudicaria ou ajudaria?
    Estou com este dilema…rsrs
    Obrigada!

  3. Olá Leo, tudo bem?
    Eu estou reorganizando meu site e pensando em fazer um blog também. Tenho lido bastante sobre marketing de conteúdo e a importância de valorizar mais ações em blog e email do que em redes sociais. Até hoje investi bastante nesta segunda opção, mas agora me pergunto se não seria uma boa focar em blog. O que acha disso? Trabalho fotografando todo tipo de evento social, mas descobri que meu público é mais o infantil. Tenho dificuldades sobre que tipo de conteúdo gerar, fugindo um pouco só das postagens de maus trabalhos. Você pode me dá alguma dica? Abraço!

    • Oi Izabela,
      Eu sou super fâ de blog, pois me aproxima muito do cliente.
      E assim faz com que ele te conheça e te acompanhe.

      Eu super recomendo!

      Abs
      Leo Castro

  4. Rafael Silva e Santos

    Olá, Leo Castro

    Suas dicas tem me ajudado muito a perceber o mercado no qual quero atuar, que é a fotografia. Atraves das suas orientações descobri o meu Target, (Casamentos) mas preciso de sua orientação, quanto ao custo do meu serviço. Meu público são casais, com idade entre 18 a 28 anos, a maioria deles assalariados, mas que não abrem mão da qualidade. Qual o melhor valor a ser fixado a uma sessão fotográfica da cerimônia, por exemplo?? Obrigado!!

    • Oi Rafa, os valores variam muito de região para região e classe social.
      Uma idéia: Faça uma pesquisa na região onde mora o seu público alvo.

      Abs
      Leo

  5. Pingback: Definir preços de fotografia para iniciantes

  6. Olá Robson,

    Depende, se você for o responsável por toda a fotografia, utilize seu nome.
    Porém se houverem outros fotógrafos melhor utilizar o nome da empresa.

    Espero ter ajudado.
    Abs
    Leo

  7. Pingback: Onde atender o cliente ? - Marketing para Fotógrafos

  8. Pingback: Dicas para fotógrafos se dar bem em 2014 - Vendas e Marketing para Fotógrafos

Deixe um comentário para izabela Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *