Como vender fotografia utilizando o email marketing

Como vender fotografia em um mercado cada vez mais concorrido como é o de fotografia? O mundo da fotografia ganha adeptos diariamente. Apesar de ter lugar pra todo mundo dentro desse colorido mundo, é essencial ter um diferencial de divulgação do seu material para não ser engolido pelos mais espertos.

Se você anda quebrando a cabeça tentando descobrir como vender fotografia na internet e ainda não conhece a ferramenta E-mail Marketing está na hora de mudar de tática. Nesse artigo vou dar uma dica de como utilizo o e-mail marketing para criar relacionamento e vender fotografia através de uma técnica fácil de ser impalnatada.

Uma das melhores formas de divulgação da atualização de portfólio fotográfico e os trabalhos mais recentes é o e-mail. Pode parecer algo óbvio, mas a posse comunicacional básica de todo mundo que usa a rede mundial de computadores é realizada através de email.  

Não que as redes sociais, aplicativos de chat não tenham seu espaço, pelo contrário, os apps para celular chegaram pra ficar. Porém, não podemos esquecer que o e-mail continua sendo muito usado hoje em dia em forma de aplicativo para smartphone. Em recente pesquisa realizada nos Estados Unidos, 97% das pessoas que utilizam Smartphones consultam seus emails todos os dias.

COMO VENDER FOTOGRAFIA

Fotografia: Dih Duarte

Guia de Conteúdo

Usando o E-mail Marketing na sua divulgação

Há vantagens e desvantagens no uso da ferramenta. Entenda como vender fotografia com o E-mail Marketing e descubra que o custo benefício é muito bom e que a as desvantagens são soterradas pelas possibilidades positivas que a ferramenta oferece.

Com o E-mail Marketing, sua campanha é direcionada para um grupo da sua escolha, só quem pode te dar algum retorno receberá seu material, sem desperdício do seu tempo ou mal uso da sua campanha. Mais a frente vou explicar como faço para marketing para coletar emails e vender fotografia através de uma ferramenta que vou lhe apresentar.

O sistema facilita o controle dos envios. A ferramenta envia um relatório que permite medir a eficiência, quem abriu o email e também quais links foram clicados. Sem falar que o próprio contato com o possível cliente também é facilitado, pois o retorno é realizado em um e-mail da sua escolha.

 

Mais vantagens

 Os preços são acessíveis. Por se tratar de um sistema que não fará uma divulgação empresarial, e sim pessoal, os preços são pensados para atender as possibilidades do usuário. Além do portfólio, o fotógrafo que usar a opção pode fazer com que eu site, blog ou página no Facebook fique mais conhecida dentro da sua área de atuação e de forma direta em seu público alvo.

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O retorno sobre o investimento promete ser positivo de acordo com os dados da ferramenta E-mail Marketing. O direcionamento de material para as caixas de mensagem de quem interessa é uma forma eficiente de espalhar um conteúdo.

 

O que mais deve ser observado

Claro que nem só de prós vive esse sistema. Há detalhes que precisam ser observados. Essa forma de marketing é vista como uma tática intrusiva se você não fizer da maneira correta, isso não agrada a todos, claro. Um e-mail corre o risco de ser ignorado, por isso tenha uma grande rede de contatos, envie emails pelo menos uma vez por semana e nunca mais do que uma vez por dia. É preciso que sua campanha seja criada com precisão e análise de preferências e padrões usados pelo seu público alvo.

 

3 Dicas: Para vender fotografia utilizando e-mail marketing

1) Cadastre-se na ferramenta de Email Marketing Mailchimp, esta é a que eu utilizo. Nela você vai criar uma campanha e criar um formulário. Esse formulário você vai colocar no lado direito do seu blog. Os seuseguidores vão se cadastrar para receber novidades e dicas.

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2) Depois da lista pronta você pode enviar manualmente emails através da ferramenta. Eu prefiro pagar apenas R$25 por mês e deixar os emails no piloto automático com o sistema de autoresponder do MailChimp. Funciona assim, após o cadastro o leitor receberá no mesmo dia um guia com as melhores fotos do Estúdio, no dia seguinte um email com um vídeo de depoimentos, e no terceiro dia a minha proposta com apresentação.

Para você ter a idéia do retorno, a cada 10 cadastrados, 5 solicitam orçamento e 2 fecham contrato. Nada mal para um investimento de R$25 por mês não acha?

3) A última dica é sempre enviar email para a sua lista após um novo artigo no blog.

Agora que sabe como vender fotografia usando o E-mail Marketing, basta adquirir a ferramenta de e-mail, bolar sua campanha e começar a direcionar os envios.

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Até Breve!

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