Dicas para fotógrafos se dar bem em 2017

Dicas de Marketing para fotógrafos se dar bem em 2017

Você já deve ter percebido que nos últimos meses o mercado de fotografia está mudando drasticamente.  Vimos nestes últimos anos vários fotógrafos surgirem e desaparecerem.  Sejam novatos ou experientes fotógrafos no ramo.Vendo os negócios notei uma mudança naquilo que os clientes estão procurando e o que realmente é importante para eles. Pensando nisso escrevemos as dicas para fotógrafos se darem bem em 2017.

Desta forma gostaria de dividir com vocês as principais tendências de Marketing para Fotógrafos que acredito que vai ser mais importante para o seu negócio de fotografia funcionar em 2017.

Nesse artigo você pode conferir:

– WebSite: Como  seu site pode receber mais visitas de clientes que usam Smartphones e Tablets

– Porque os fotógrafos de baixa qualidade terão menos espaço em 2014

– Novos Fotógrafos: Os principais desafios de quem está começando

– Marketing Online: Facebook e Google, dá para viver sem eles?

 

1. Site de Fotografia

Com a massificação dos smartfones e tablets as pessoas cada vez mais fazem fotos e as compartilham na internet. Segundo análises do setor a utilização de smartphones para navegação na internet cresceu mais de 562% e hoje é responsável por mais de 25% de toda navegação na Internet. Montar um site de fotografia moderno e mobile é essencial.

 

Isso significa que a cada 4 clientes pelo menos 1 utiliza o celular para pesquisar sobre o seu trabalho, ver as suas fotografia, acessar o seu blog etc.

 

Então é mais do que necessário atualizar o seu site/blog para novas tecnologias responsivas que permitem o acesso a sites de qualquer dispositivo móvel. A utilização de sites em Flash para fotografia vai contra a acessibilidade do cliente ao fotógrafo, pois essa tecnologia não é responsiva e encontra conflitos com sistemas como IOS(Iphone) e Android.

 

2. Menos espaço para fotógrafos de baixa qualidade(e baixo custo)

Além dos smartphones, hoje em dia é recorrente encontramos pessoas comuns com máquinas semi-profissionais ou profissionais fotografando em eventos sociais. Isso significa que eles próprios podem “registrar o momento”. E agora eles têm esse poder.

 

Então, você precisará garantir em 2014 que a qualidade do seu trabalho está bem superior ao que uma pessoa comum pode fazer com a sua câmera ou smartphone.

 

Mas apenas ter um trabalho superior não garante o ganho de clientes. Você precisa mostrar o seu valor e criar o desejo de uma fotografia superior ao “registrar o momento”.  Mostrar ao cliente toda a beleza, qualidade, atenção, cordialidade e envolvimento que um trabalho extremamente profissional e de alto valor ele pode contratar.

 

3. Novos fotógrafos continuarão a entrar no mercado

 

Com as cameras cada vez mais acessíveis e com muito conteúdo gratuito online grátis e disponível na internet, mais e mais aspirantes a fotógrafos profissionais continuarão a entrar no mercado.

 

Como todos nós já começamos um dia, sabemos das dificuldades de iniciar e se estabelecer no mercado.

Vamos vê-los entrar no mercado sem a consistência e sem a qualidade que a experiência e o estudo trás, veremos atirarem para muitos lados, cobrando preços abaixo do mercado e por fim muitos desistindo após 1 ou 2 anos de trabalho. Porém terão aqueles fotógrafos que entrarão forte no mercado. Com imagens de alta qualidade, com estratégias de preços bem definidas, com habilidade no atendimento e muito conhecimento em marketing. E estes são o futuro da fotografia.

 

4. Marketing Online

 

Os anúncios no Google e Facebook se destacaram ainda mais em 2014. Não sei se você percebeu, mas a cada dia as suas mensagens são menos exibidas no Facebook. E no Google, com as recentes atualizações no seu mecanismos de pesquisa menos usuários encontrarão o seu site através das buscas orgências.

Veja o guia de Facebook para Fotógrafos que eu desenvolvi.

A época que facilmente distribuíamos nossas divulgações ficou para trás.

 

Esses mecanismos aos poucos estão nos incentivando a pagar para ter uma maior exposição. Entender como o Facebook e Google funcionam deve ser encarado como uma realidade.

 

Nesse artigo, vimos as principais tendências relacionadas ao Marketing para Fotógrafos. Sintetizando, podemos dizer que os fotógrafos que não tratarem o setor como algo dinâmico que está mudando rapidamente e que o seu site deve ser atualizado anualmente. E sobretudo aqueles profissionais que não tratarem a sua fotografia como um negócio sério poderão ter sérias dificuldades até o final de 2014.

 

Por fim, fica fácil dizer que os fotógrafos de sucesso em 2014 serão aqueles que entendem que o Marketing é a melhor forma de facilitação para o cliente, a precificação para manter o negócio sustentável, a qualidade dos seus serviços e especialmente o trabalho duro que a fotografia exige de todos aqueles que brilham.

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