3 Dicas para definir preços para fotógrafos
Você já parou para pensar na importância dos preços para fotografia? Parece uma pergunta muito óbvia, mas não é.
Já fiz esse questionamento a muitos fotógrafos que se queixavam sobre esse problema. Pasme a maioria não conseguiu sequer formular uma resposta concreta.
Na minha opinião o preço é a quantidade de dinheiro que esperamos receber em troca do fornecimento de um produto ou serviço de valor. Meio óbvio.
Porém eu verifiquei que a maioria dos problemas não estava propriamente na tabela de preços e sim nos Lucros.
Veja as 3 dicas para começar a precificar o seu negócio de fotografia:
2- Diferença de Preço x Valor
3- Quanto eu quero me pagar
Dica 1 – POR ONDE EU COMEÇO
Para começar a pensar em quanto cobrar pelo seu serviço de fotografia, você deve conhecer os três pilares básicos de preços para fotógrafos:
1) Custos dos Produtos/Serviços
2) Quanto você se paga
Eu fico espantado com profissionais que respondem esta pergunta dizendo: “fico com o que sobra”. Está muito errado. Você deve definir qual é o seu salário. Quanto que você quer receber para dedicar-se 10/12/14 horas por dia com o seu negócio. Essa é a melhor maneira de gerir as suas finanças na minha opinião.
3) O tempo que você gasta com o produto:
Para todo fotógrafo o clichê “Tempo é dinheiro” é muito importante. Você já parou para calcular quanto tempo gasta para entregar cada serviço de fotografia? Imagine se a cada 30 dias você conseguisse fotografar e entregar apenas 1 serviço. Quanto você cobraria? E se conseguisse fotografar e entregar 30 serviços? Percebeu o quanto o seu tempo é valioso?
Eu considero este três pilares os mais importantes para o fotógrafo moderno que quer precificar os seus produtos corretamente. São fatores cruciais para quem quer percorrer o caminho para tornar seu negócio um sucesso e mais rentável.
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Dica 2 – QUAL É A DIFERENÇA ENTRE PREÇO E VALOR
Embora sejam termos empregados no dia a dia da fotografia, preço e valor representam ideias bem diferentes. Você sabe exatamente da diferença entre os dois?
O valor é a Percepção do cliente sobre o seu produto. Essa percepção é tida antes durante e depois da entrega do serviço. Ex.: Quando o cliente vê um site com fotografia de baixa qualidade, erros de português e mal construídos, ele imagina um serviço de baixo valor.
O preço nada mais é do que a quantidade de dinheiro que cobramos ou pagamos por produtos e serviços.
Quando você oferece algo que é VALORIZADO por determinado público, as pessoas compram. Porque o valor percebido ultrapassa o preço cobrado. Em outras palavras se o seu cliente entende que o seu Valor é maior que o seu Preço ele compra.
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Se ele acha que o custo da sua fotografia está acima do benefício ele não compra. E por que isso acontece? Por que você não conseguiu construir valor para o seu cliente.E é exatamente a construção de valor em relação ao preço, que fará com que mais clientes comprem.
Dica 3 – QUANTO EU DEVO ME PAGAR
Na nossa empresa de fotografia temos salário fixo. Fazemos assim:
– Estipulamos o valor líquido que cada um deve receber ao final do mês
– Nos tratamos como se fossemos empregados que colaboram para o sucesso e devem receber religiosamente um valor hipotético de R$5.000 ao final do mês e pagamos nossa previdência.
– Existem meses que os nossos lucros são muito acima desse valor, nesses meses retiramos apenas o salário e guardamos o restante que é da empresa.
– Nos meses onde os lucros estão abaixo, retiramos o mesmo valor já que poupamos em outros meses.
– Sempre ao final do ano, fazemos o nosso planejamento do ano seguinte, inclusive o reajuste de salário que varia de 5 a 10%.
– Com o dinheiro poupado ao longo dos meses definimos o quanto será destinado para novos equipamentos, investimentos em portfólio, do valor que sobra retiramos 50% como pro labore e os outros 50% fica de como capital de giro.
O mais importante é que você tenha um salário mensal e que mantenha o planejamento até o final do ano. Essa é forma que aprendemos trabalhando por anos em empresas multinacionais que têm os seus serviços orientados aos lucros.
CONCLUSÃO
Nesse artigo básico sobre preços tivemos o nosso primeiro contato com os três pilares que devemos conhecer para começar a nossa precificação na fotografia: Custos dos Produtos/Serviços, Quanto você se paga e O tempo que você gasta com o produto.
Vimos também que real diferença entre PREÇO e VALOR está na percepção do cliente e na comparação do custo x benefício de nossos produtos e que quando o cliente percebe valor o preço torna-se fator de pouca importância e você consegue vender.
Por último vimos que todo fotógrafo deve ter o seu salário e fazer o seu controle mensal. Vimos passo a passo como eu faço o meu controle salarial e mesmo resumidamente o planejamento de orçamento anual.
Teve alguma dúvida, Gostou do artigo, deixe o seu comentário!
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