Facebook para fotógrafos: O que fazer e o que não fazer!

Facebook para fotógrafos

é uma excelente ferramenta de marketing para os profissionais se conectarem com o seu público. Seja para interagir com os seus clientes que já são fãs entusiasmados ou até mesmo para promover o seu trabalho para aqueles que não conhecem o seu olhar fotográfico.

Seja qual for o seu objetivo em mostrar o seu negócio de fotografia nesta rede social, há algumas coisas que você deve saber antes de você começar a postar o seu trabalho.

Nesse artigo você vai aprender:

– Por que não misturar o pessoal com o profissional

– Por que não fazer SPAM no Facebook

– O que postar para melhorar a sua audiência

– Como conseguir mais clientes

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Fan Page – Faça sua página Profissional

Se a sua página do Facebook é ou será a uma das principais formas de marketing on-line do seu serviço de fotografia, é preciso ter um perfil mais profissional possível.

Para aprender mais veja esse GUIA COMPLETO SOBRE FACEBOOK PARA FOTÓGRAFOS

 

Não misture o seu perfil pessoal com fan page!

Assuntos pessoais devem ser divulgados no seu perfil pessoal e você pode continuar promovendo seu negócio por lá. Porém na sua Fan Page profissional é aconselhável divulgar assuntos profissionais e no máximo realizações pessoais como um novo contrato, uma meta alcançada e tudo relacionado ao seu trabalho. Como as informações da fan page é pública, é melhor não compartilhar coisas muito pessoais nela. É muito comum tornamos amigos de nossos clientes e estes entrarem no nosso convívio pessoal. Então no perfil pessoal você pode linkar seus amigos e familiares com a sua fan page profissional,

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Divulgue!

É muito importante começarmos com nossos amigos e familiares, mas se faz necessário ampliarmos os nossos horizontes com novos públicos. É importante você divulgar a sua fan page em seu site, cartões de visita e também participando de comunidades no facebook.

 

Não faça SPAM com seus amigos e família

 Eles podem ser uma grande ajuda quando você está apenas começando, mas constantemente enviar spam para seus amigos e familiares pedindo para compartilhar sua página pode ficar extremamente chato. Seja respeitoso e se eles não estiverem interessados ​​em compartilhar a sua página com os seus amigos, encontre outras formas de fazer isso.

Eu utilizo diversas técnicas de vendas que aprendi ao longo desse anos e hoje transformei a minha fan page em uma máquina de vendas com pouco mais de 2000 fans.
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Envie o seu melhor trabalho

Uma das técnicas que aprendi e que a cada postagem atrai novos fans e muitas solicitações de orçamento é a técnica de enviar apenas as quatro melhores fotos de cada trabalho novo.

Certamente os seus fãs no Facebook não gostam de ver as mesmas repetições de poses todas as vezes que você fizer um novo ensaio ou sessão de fotos. Então para cada sessão ou evento que você realizar adicione ao seu álbum de fotos, escolhendo apenas as melhores fotografias realizadas. Em média, isso pode variar de quatro a dez boas fotos, dependendo de quanto tempo e quão variada a sessão tenha sido.

 

Incentive os clientes a marcar as suas fotos

Se seus clientes já são fãs de sua página no Facebook, não se esqueça de dizer a eles que eles podem se marcar em suas fotos. Isso beneficia você porque permite o cliente compartilhar as novas fotos com amigos e familiares, dando a você a propaganda de boca-a- boca que todos os fotógrafos tanto querem.

 

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Consiga mais Clientes

Outra técnica que utilizo é a de conseguir novos clientes através do Facebook.

Utilize a sua fan page para cadastrar novos usuários através de formulários.

 

Adicionar marcas d’água para a Proteção

Se você está preocupado com o roubo e plágio com as suas fotos, você pode adicionar uma marca d’água para a foto em um lugar que não pode ser facilmente retirada. Se as pessoas querem usar suas fotos sem permissão esta prática dificultará e muito a não divulgação do seu trabalho.

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Agora que você já sabe as 3 coisas que não deve fazer, vamos falar sobre:

Principais Práticas e Estratégias para você se dar muito bem aumentando o seu Alcance Organico.

1. Inicie Conversas Relevantes para o seu segmento

Faça perguntas direcionadas ao seu público e sobre as suas maiores dificuldades.

Não somente sobre fotografia.

Por exemplo:

 

“Gestante, onde será a chegada do seu bebê?”

 

“Noiva, Onde você vai Casar?”

Estas perguntas tendem a dar maior interação com o seu cliente em potencial. Fazendo com que o seu engajamento aumente.

2. Segmente suas Postagens localmente

Se você mora em Florianópolis e deseja atingir somente a sua cidade, faça o direcionamento apenas para o seu município. Não é somente no Facebook Ads que você encontra essa opção.

Você pode orientar sua mensagem para apenas mulheres, sexo, idade e até mesmo interesses.

E se for uma postagem com informação com data de vencimento, por exemplo um sorteio ou promoção, você pode colocar uma data para a postagem desaparecer e assim você não mostra seu post para seus clientes de fotografia.

E na aba superior direita, você ainda consegue fazer uma exclusão de público. Isso é muito útil para eliminar concorrentes espiões…rs

 

Veja como é fácil:


3. Poste quando seus Concorrentes Dormem

Existem diversos estudos sobre o Horário nobre das redes sociais, que mostram que os horários de pico são entre 12h e 13h e 17h e 19h.  Sugiro que você faça testes tarde da noite como 21h e 23h. e também durante a madrugada. Geralmente nesses horários os concorrentes não fazem postagens e você pode obter algumas vantagens.

 

Caso você ainda não saiba como se comporta sua audiência, veja na sua própria fanpagem como seu público reage a cada postagem sua durante os dias da semana e os horários.

Veja o Passo a Passo:

a. Vá no Facebook em Informações:

b. Depois clique em Publicações:

c. Agora analise os melhores dias e horários:

Viu como é fácil? Você deve estar com a mão coçando não é?Recomendo você dar um print antes de começar os seus testes, pois nem sempre conseguimos ver com clareza o histórico no Facebook.

Agora, agende os posts de teste FORA dos horários de pico, entre 21h e 8h da manhã. Você vai ver as suas chances de aparecer no Feed de Notícias, uma vez que outras páginas de Fotografia no Facebook não estão postando durante este período. Faça o teste e veja os resultados.

4. Publique Vídeos Nativos do Facebook

Talvez você me pergunte, o que são vídeos nativos?

Eu te respondo, são vídeos carregados diretamente na sua fanpage. Diferentemente de vídeos compartilhados em sua timeline, os vídeos nativos são literalmente privilegiados pela rede social do Mark.

 

Os vídeos são reproduzidos automaticamente na timeline do seu cliente de fotografia então ele deve ser muito interessante desde o primeiro momento.

Aqui vão algumas dicas para o seu vídeo fazer sucesso no Facebook.

 

Conclusão

É evidente que para os fotógrafos, o Facebook é uma ferramenta de publicidade essencial. Sua página pode servir como um portfólio on line para mostrar aos potenciais clientes o seu trabalho e as opções que você pode oferecer quando eles estão procurando por serviços profissionais.
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4 Comentários

  1. Alice Marotta

    Você citou, mas não sei fazer. Como utilizar a página do Facebook para cadastrar novos usuários através de formulários?

    • Oi Alice,
      Existem diversas maneiras de se fazer isso.
      Uma pesquisa no Google vai te mostrar dezenas de resultados.
      Mas para facilitar, separei dois links com dicas:

      Link 1
      Link 2

      Abs
      Leo

  2. Adenise

    Hoje a fan page, é um ótimo banco de dados, onde obtivemos informações dos nossos clientes e eles do nosso trabalho.Tudo oque um fotografo precisa, é como se fosse um Data Mining em rede social.

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