Facebook para fotógrafos: O que fazer e o que não fazer!

Facebook para fotógrafos é uma excelente ferramenta de marketing para os profissionais se conectarem com o seu público. Seja para interagir com os seus clientes que já são fãs entusiasmados ou até mesmo para promover o seu trabalho para aqueles que não conhecem o seu olhar fotográfico.

Seja qual for o seu objetivo em mostrar o seu negócio de fotografia nesta rede social, há algumas coisas que você deve saber antes de você começar a postar o seu trabalho.

Nesse artigo você vai aprender:

– Por que não misturar o pessoal com o profissional

– Por que não fazer SPAM no Facebook

– O que postar para melhorar a sua audiência

– Como conseguir mais clientes

facebook para fotógrafos

Fan Page – Faça sua página Profissional

Se a sua página do Facebook é ou será a uma das principais formas de marketing on-line do seu serviço de fotografia, é preciso ter um perfil mais profissional possível.

 

Não misture o seu perfil pessoal com fan page!

Assuntos pessoais devem ser divulgados no seu perfil pessoal e você pode continuar promovendo seu negócio por lá. Porém na sua Fan Page profissional é aconselhável divulgar assuntos profissionais e no máximo realizações pessoais como um novo contrato, uma meta alcançada e tudo relacionado ao seu trabalho. Como as informações da fan page é pública, é melhor não compartilhar coisas muito pessoais nela. É muito comum tornamos amigos de nossos clientes e estes entrarem no nosso convívio pessoal. Então no perfil pessoal você pode linkar seus amigos e familiares com a sua fan page profissional,

curta marketing para fotógrafos

 

 

 

 

Divulgue!

É muito importante começarmos com nossos amigos e familiares, mas se faz necessário ampliarmos os nossos horizontes com novos públicos. É importante você divulgar a sua fan page em seu site, cartões de visita e também participando de comunidades no facebook.

 

Não faça SPAM com seus amigos e família

 Eles podem ser uma grande ajuda quando você está apenas começando, mas constantemente enviar spam para seus amigos e familiares pedindo para compartilhar sua página pode ficar extremamente chato. Seja respeitoso e se eles não estiverem interessados ​​em compartilhar a sua página com os seus amigos, encontre outras formas de fazer isso.

Eu utilizo diversas técnicas de vendas que aprendi ao longo desse anos e hoje transformei a minha fan page em uma máquina de vendas com pouco mais de 2000 fans.
curta marketing para fotógrafos

 

Envie o seu melhor trabalho

Uma das técnicas que aprendi e que a cada postagem atrai novos fans e muitas solicitações de orçamento é a técnica de enviar apenas as quatro melhores fotos de cada trabalho novo.

Certamente os seus fãs no Facebook não gostam de ver as mesmas repetições de poses todas as vezes que você fizer um novo ensaio ou sessão de fotos. Então para cada sessão ou evento que você realizar adicione ao seu álbum de fotos, escolhendo apenas as melhores fotografias realizadas. Em média, isso pode variar de quatro a dez boas fotos, dependendo de quanto tempo e quão variada a sessão tenha sido.

 

Incentive os clientes a marcar as suas fotos

Se seus clientes já são fãs de sua página no Facebook, não se esqueça de dizer a eles que eles podem se marcar em suas fotos. Isso beneficia você porque permite o cliente compartilhar as novas fotos com amigos e familiares, dando a você a propaganda de boca-a- boca que todos os fotógrafos tanto querem.

 

curta marketing para fotógrafos

 

Consiga mais Clientes

Outra técnica que utilizo é a de conseguir novos clientes através do Facebook.

Utilize a sua fan page para cadastrar novos usuários através de formulários.

 

Adicionar marcas d’água para a Proteção

Se você está preocupado com o roubo e plágio com as suas fotos, você pode adicionar uma marca d’água para a foto em um lugar que não pode ser facilmente retirada. Se as pessoas querem usar suas fotos sem permissão esta prática dificultará e muito a não divulgação do seu trabalho.

facebook para fotógrafos

Conclusão

É evidente que para os fotógrafos, o Facebook é uma ferramenta de publicidade essencial. Sua página pode servir como um portfólio on line para mostrar aos potenciais clientes o seu trabalho e as opções que você pode oferecer quando eles estão procurando por serviços profissionais.
curta marketing para fotógrafos
[monkeytools msnip=”http://popupmonkey.com/popup/294/352.js”]

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

3 Comentários

  1. Alice Marotta

    Você citou, mas não sei fazer. Como utilizar a página do Facebook para cadastrar novos usuários através de formulários?

    • Oi Alice,
      Existem diversas maneiras de se fazer isso.
      Uma pesquisa no Google vai te mostrar dezenas de resultados.
      Mas para facilitar, separei dois links com dicas:

      Link 1
      Link 2

      Abs
      Leo

  2. Adenise

    Hoje a fan page, é um ótimo banco de dados, onde obtivemos informações dos nossos clientes e eles do nosso trabalho.Tudo oque um fotografo precisa, é como se fosse um Data Mining em rede social.

Deixe uma resposta para Alice Marotta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *