Fotografia de Moda com Patrícia Gatto

Iniciaremos uma série de conteúdos sobre Fotografia de Moda e os mais diversos nichos de fotografia. A idéia é diversificar o conhecimento para que você fotógrafo cresça como profissional.Para iniciar com chave de ouro falaremos sobre Fotografia de Moda. E a nossa convidada de hoje é a Fotógrafa e professora Patrícia Gatto que dentre muitos trabalhos se destaca nas áreas publicitária e editorial.

Na entrevista de hoje, o tema é a Fotografia de Moda e o mercado de trabalho.

[Mkt para Fotógrafos] Qual é o melhor caminho para entrar no mercado de moda para um fotógrafo que ainda não teve contato com este segmento?

[Patrícia] Para adquirir experiência e conhecimento na área é indicado começar como assistente de algum fotógrafo que trabalhe na mesma área de seu interesse.

[Mkt para Fotógrafos] Sabemos que todo mercado tem as suas peculiaridades, mas qual é o nível de acessibilidade desse mercado?

[Patrícia] Não é um mercado fácil. Mas o que é fácil de fato? Tem que ter determinação e confiança. Estar atualizado quanto ao mercado é um dos pontos fundamentais

 

[Mkt para Fotógrafos] Aqui no Marketing para Fotógrafos damos muitas dicas de como começar um negócio de Fotografia, mas com moda é diferente, como um fotógrafo iniciante pode conseguir um primeiro trabalho sem ter um portfólio?

[Patrícia] O melhor caminho é como terceiro ou segundo assistente de um grande estúdio da área. Também é uma oportunidade de se desenvolver um portfólio.

 

[Mkt para Fotógrafos] Como montar um portfólio de Moda ?

[Patrícia] Um bom portfólio de fotografia de moda tem que ter uma boa mistura de contemporaneidade e vanguarda. O olhar de um fotógrafo de moda é um olhar conectado com as atuais tendências culturais e ligado no que o público deseja ver

 

[Mkt para Fotógrafos] Quais são os principais segmentos dentro da fotografia de moda?

[Patrícia] O chamado cliente direto, ou seja, as confecções de moda ou os seus produtores e o mercado editorial das revistas dedicadas à esta área.

 

[Mkt para Fotógrafos] Agora falando um pouco mais sobre direção, como extrair o melhor dos modelos durante a direção dos ensaios?

[Patrícia] Um bom relacionamento pessoal com os modelos ou ter grande desenvoltura no relacionamento pessoal é essencial para uma boa direção. Saber com antecedência exatamente o que se espera do resultado da foto é fundamental para a direção do modelo. Você tem que saber a onde quer chegar para definir sua direção e conseguir o que se pré visualizou do modelo.

 

[Mkt para Fotógrafos] Qual é a dica para quem gosta de modelos ʺalternativasʺ (plus size, tatuadas, etc)?

[Patrícia] Ter intimidade com o universo de cada público. Para conseguir uma boa comunicação é necessário um prévio conhecimento de quem você vai se comunicar

 

[Mkt para Fotógrafos] Quanto a conhecimentos técnicos, os profissionais de fotografia de moda têm que dominar mais o quê, além da fotografia em si?

[Patrícia] Um fotógrafo tem que ser “antenado”, tem que ter cultura e muita referência! Não se faz fotografia só com técnica. A fotografia é feita com tudo que você é! Sem conhecimento você não se difere, é apenas mais um técnico.

[Mkt para Fotógrafos] Qual formação acadêmica é indicada para quem quer atuar nesta área?

[Patrícia] Mais do que uma formação acadêmica um fotógrafo de moda tem que entender o seu tempo, o mundo em que vive. Moda é comportamento, é cultura. Sem ter referência do que já foi feito pelos grandes fotógrafos de moda e o que está sendo feito atualmente nos grandes centros urbanos, não é possível interpretar e transmitir isso pela imagem.

 

[Mkt para Fotógrafos] Tem algum ângulo mais apropriado para valorizar as peças que os modelos estejam usando?

[Patrícia] Tudo depende sempre do contexto e a finalidade em que a imagem será utilizada

 

[Mkt para Fotógrafos] Quais os tipos de Iluminação c/ os esquemas mais comuns?

[Patrícia] Do ponto de vista técnico, a utilização do flash ainda é o mais praticado.A luz deve seguir o conceito que se deseja passar com a imagem. A luz é um recurso narrativo. O que você que dizer é o que vai definir a gramática da luz.

 

[Mkt para Fotógrafos] Se o leitor é convidado para fazer um editorial de moda, para uma costureira/designer. Exatamente o que seria isso? Como se dá o processo do Editorial de Moda?

[Patrícia] Editorial é uma opinião, uma ideia ou mesmo uma postura em relação a algo. Geralmente é sempre desenvolvido em conjunto com o cliente ou a agencia e, inevitavelmente, com vistas na identidade da marca e seu público final.

 

[Mkt para Fotógrafos] Como é o processo de construção do conceito da marca em um ensaio e na produção de um look book?

[Patrícia] É um processo coletivo que envolve o cliente, a agencia de publicidade, a direção de arte e o marketing. O fotógrafo de moda vai colaborar na construção dessa identidade seguindo as diretrizes gerais e propondo abordagens possíveis para a visualização das ideias propostas.

Se você gostou da entrevista, você pode acompanhar o trabalho da Patrícia no site www.patriciagatto.com.

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