Mix de Marketing – os 4 P’s de Marketing para Fotógrafos

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Descubra a importância dos 4 P’s de Marketing para Fotógrafos

Ao longo dos anos tenho estudado muitos fotógrafos de sucesso. Frequento workshops, sigo cada um, seja no twitter ou no facebook. Ainda acompanho suas atualizações em seus blogues.

E quando o assunto são negócios bem sucedidos, fica mais nítida a importância que os 4P’s de marketing têm na trajetória de sucesso de cada um.

Neste artigo compartilharei com vocês a importância dos 4P’s de marketing para fotógrafos.

São eles Produto, Preço, Praça e Promoção.

4 p's do marketing para fotógrafos

Os 4 p’s do marketing para fotógrafos

Cada vez mais, pessoas têm acesso a equipamentos de última geração e fazem da fotografia um delicioso hobby. Além disso, com a quantidade de informações espalhadas pela internet, obter conhecimento, de forma autodidata, ficou muito mais fácil.

Todo esse aprendizado aliado à prática faz com que muitas pessoas arrisquem a sorte tentando trabalhar com fotografia.

Para se tornar um fotógrafo profissional (eu quero dizer transformar a fotografia em profissão principal) não existem pré-requisitos acadêmicos. Então saiba as dicas de como iniciar um negócio de fotografia pensando nos 4P’s de Marketing e se dar bem nesse mercado cada vez mais concorrido.

 

1) PRODUTO

– Qual tipo de serviços e produtos você oferecerá?

Escolha o tipo de fotografia e o nicho de mercado que você irá trabalhar, pelo menos em um primeiro momento.

Será Fotografia de Casamentos? Infantil? Newborn? Fotografia Publicitária? Moda?

Quais são os produtos/serviços  que você se dispõe a entregar a seu cliente? Somente fotografia? Álbum? Sessões?

E o Portfólio ?

Portfólio é a alma do seu negócio.

Para um fotógrafo que está começando do zero, existem alguns caminhos. Os três mais conhecidos são:  cobrar mais barato pelo serviço(não indico). O outro  é investir em portfólio, fazendo três serviços sem cobrar nada. Isto mesmo. Sem cobrar nada. Desta forma você poderá escolher quem serão os seus modelos para o portfólio. E o terceiro é trabalhando como auxiliar de outros fotógrafos negociando assim a utilização das imagens para o seu portfólio (nem todos os fotógrafos cedem as imagens). Essa escolha é muito importante, pois você tem que se lembrar: Portfólio  é o seu produto, e o produto é a sua alma.

 

2) PREÇO

Qual a sua estratégia de preço?

Existem algumas estratégias de precificação que o mercado de fotografia utiliza:

a) Seguir concorrentes: Fixação dos preços iguais aos concorrentes.

b) Cotar por baixo: preços inferiores ao da concorrência.

c) Líderes de preço: são os líderes de preço e são responsáveis por ditar o nível de preço do setor.

d) Preço de penetração: fixação de um baixo preço introdutório para conseguir alguma participação de mercado.

E os Custos? Claro, em todas as estratégias acima é obrigação do fotógrafo saber quais custos implicam em seus produtos e serviços

O meu conselho é que você faça uma pesquisa de preços na concorrência antes de definir qual estratégia irá adotar. Leve em consideração os seus custos e o que os seus clientes esperam de você.

Saiba mais sobre PREÇOS: 3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS PARA FOTÓGRAFOS

 

3) PRAÇA

– Qual a região geográfica de atuação?

Você deverá escolher a sua região geográfica de atuação. Pode ser um conjunto de bairros (no caso de grandes cidades), uma cidade inteira ou conjunto de cidades, todo o estado ou até mesmo todo Brasil.

 – Seu Site

Com o mundo conectado ficou muito mais fácil quebrar as barreiras geográficas. É muito comum encontrarmos excelentes fotógrafos de cidades do interior que realizam trabalhos pelo Brasil e em alguns lugares do mundo. Então ter um site com design clean, competitivo e voltado para usabilidade é muito importante. Nele você vai expor o seu portfólio virtual, seus contatos, blog e redes sociais.

Não conheço negócio de fotografia de casamentos bem sucedido sem um site.

Monte você mesmo um site ou contrate uma empresa que faça um. Para começar, indico que você monte o seu. Existem várias ferramentas para criação de sites que você mesmo pode fazer com facilidade. Basta investir um pouquinho de tempo.

 – Qual é o seu público alvo?

Essa é uma definição muito importante que refletirá em todos os outros P’s.

Para escolher o público alvo você deve levar em consideração a região onde você quer atuar, a classe social dos seus clientes,  faixa etária,  nível de renda, nível de escolaridade e estilo de vida.

Aconselho planejar com cuidado o seu cliente ideal. Aquele que você quer atender e fornecer os seus serviços. Conhecer o seu cliente ideal é vital para o sucesso do seu negócio.

 3 DICAS PARA DEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO DE FOTOGRAFIA E VENDER MUITO MAIS!

 

4) PROMOÇÃO

– Como promover?

Depois que você criou o seu site. O próximo passo é ter uma conta no Facebook. Aqui é importante que seja uma fanpage com um visual em linha com o seu site.  Cuidado, não misture o seu perfil pessoal com o profissional. Por falar em Facebook, as redes sociais são muito importantes neste início. E claro conte com a ajuda de seus amigos para ajudar a divulgação.

– Divulgação de baixo Custo 

Existem formas de baixo custo para promover o seu negócio. Uma delas é Facebook Ads. Com um orçamento de R$40, você consegue atingir o seu público alvo. A ferramenta é bem simples e fácil de usar. Um dos grandes atrativos é que você consegue segmentar a sua campanha de acordo com os seus interesses. Veja a imagem abaixo!

Facebook

– Parcerias

Outra maneira de promoção é explorar parcerias com negócios que possuem o mesmo público alvo e podem influenciar na escolha do cliente como cerimonialistas, casas de festas e buffets.

 

 Conclusão:

Conforme vimos, de nada adianta ter um equipamento top e técnica apurada se você não souber o básico de marketing.

Nesse artigo você teve a oportunidade de entender a importância na escolha do seu nicho de mercado, montagem de portfólio e a definição do seu  PRODUTO.

Vimos juntos como é importante fazer uma pesquisa com os concorrentes para definir a melhor estratégia  de PREÇO para o seu negócio.

Ter um site competitivo e definir o seu público alvo compõem as principais características de sucesso na definição da PRAÇA.

E por último, PROMOÇÃO, para promover o seu negócio você não precisa de muito investimento, você pode recorrer ao Facebook ou até mesmo fazer parcerias com empresas que têm o mesmo público alvo que o seu.

Os 4 P’s são apenas a introdução do marketing para fotógrafos. Existem muitas técnicas profissionais de marketing que você pode aplicar ao seu negócio. Em breve aprofundaremos mais sobre Produto, Preço, Praça e Promoção.

 Gostou? Deixe o seu comentário!

24 Comentários

  1. Virginia

    Excelente material! Trabalhei por mais de 15 anos na mesma empresa, e fui demitida recentemente por causa de redução de custos… estou aproveitando o momento para repensar minha carreira, ou até mesmo começar outra carreira, quem sabe com fotografia, que sempre foi meu hobbie e já pensei várias vezes em trabalhar com isso… algo que gosto e que me faz feliz! Obrigada pelas dicas! Abraço

  2. dimitryushakov

    obrigado pela materia, porem tem um assunto:
    qndo cliente considera caro qlqr preço
    qndo fotografo deixa a cidade porque ninguem se interessa
    pela fotografia (caso de corumbaiba)
    qndo nao existe estudio fotografico na cidade porque as
    pessoas teem preconcieto contra fotografia (caso de jussara)
    obrigado, dimitry, sou fotogfrila com boa experiencia

    • Oi Dimitry,

      Obrigado por comentar.
      Quando o cliente considera caro algum produto ou serviço que eu ofereço, é porque não consegui mostrar que os benefícios são maiores que o custo. Para maiores explicações leia o artigo clicando aqui

      Se as pessoas da sua cidade não se interessam pela sua fotografia tente explorar novos mercados. Para isso, ter um site é muito importante. Montei um treinamento para você economizar mais de R$1000 e fazer o seu próprio site. Se inscreva no treinamento gratuito aqui

      Por último, estude o seu público alvo e veja se está trabalhando no segmento correto, veja se esse artigo pode te ajudar.

      Abs
      Leo Castro

    • SALAMA SOARES DE SOUZA

      Olá querido
      bom dia
      só gostaria de agradecer por ser tão generoso compartilhando sua experiências com pessoas até mesmo leigas no assunto como eu,
      estou aprendendo muito
      meus parabéns
      obrigada
      Deus te abençoe mais e mais.

  3. Pingback: portfólio de fotografia

  4. Pingback: Como iniciar na fotografia

  5. Renata Bastos

    Excelente artigo Léo!
    Sou iniciante, me interessei por fotografia principalmente depois que comprei uma semi-profissional. Gostaria de algumas dicas sobre cursos básicos de formação em SP. Tenho lido e estudado bastante, se tiver materiais também que possam me ajudar, agradeço.
    Grata,

    • Oi Renata,
      Existem vários cursos excelentes em SP. Seria injusto indicar e deixar algum de fora. A dica que eu te dou é procurar um curso mais generalista e depois focar em uma área específica.

      Abs
      Leo

  6. Darlan Soares Oliveira

    Parabéns! Belo texto!

  7. Pingback: Como vender mais fotografia de casamento - Marketing para fotografos

  8. Anderson

    Muito bom os artigos, estão de parabéns.

  9. Pingback: Como começar um negócio de fotografia

  10. Pingback: 3 dicas para definir o seu Público Alvo de fotografia e vender muito mais! - Dicas de Marketing para Fotógrafos

  11. Saulo Taveira

    Muito bom artigo. Estou acompanhando o blog.

    Forte abraço e sucesso!

  12. Pingback: 3 Dicas para definir preços para fotógrafos -Marketing para fotografos

  13. Cristina Carvalhaes

    Parabéns pela iniciativa! Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco! Sucessos e felicidades ao casal !

    • Oi Cristina, nós é que agradecemos e ficamos felizes pela sua participação.
      Abs
      Leo

  14. Paulo Guedes

    Interessante artigo, parabéns pela iniciativa de escrever um blog sobre assuntos tão importantes!

    • Obrigado Paulo!
      Fico feliz em saber que gostou e achou importante!
      Abs
      Leo

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