Onde atender o cliente ?

Olá super fotógrafo!

Onde atender o Cliente? No terceiro artigo sobre as principais dúvidas de nossos leitores hoje falaremos sobre atendimento.

Há algum tempo ter boas fotos e um bom equipamento era suficiente para vender fotos. (Relembre o segundo artigo).

Mas hoje vemos que só isso não é suficiente, o fotógrafo precisa ser completo. Então vamos a dúvida de hoje enviada pela leitora Dih Duarte.

Olha o Passarinho Fotos

Léo, boa tarde. Obrigada pela dedicação em melhorar nosso trabalho como fotógrafos, pela partilha de conhecimentos, ideias e experiências.

Comecei a fotografar profissionalmente há três meses e percebo que meus trabalhos são bem vistos, muito elogiados por todos. Sinto que tenho o talento e gosto demais de fotografar. Minha dificuldade tem sido a conversa com o cliente. Por ex: várias pessoas demonstraram interesse em solicitar meu serviço, simplesmente porque gostaram das fotos que tenho publicadas em redes sociais. Essas pessoas chegam a pedir orçamento, meu preço não é alto, é padrão do mercado daqui (ou até mais baixo), mas a pessoa não volta a falar comigo. É quando sinto que perdi a venda. Às vezes percebo que a pessoa vê minha foto, se encanta e se empolga em querer fazer, mas depois começa a pensar se realmente é necessário gastar com isso e acaba desistindo.

Como deve ser minha abordagem quando isso acontece?

Agradeço desde já e aguardo resposta.

Dih Duarte

Oi Dih,

Obrigado pela sua participação. Acho que essas dúvidas são de muitos que passam por aqui também. Eu vou tentar te ajudar com a minha experiência.

Conversa com Cliente: O atendimento é fundamental em qualquer processo de venda. E pelo que você está relatando você está tendo alguma dificuldade nesse sentido. Conforme vimos no artigo anterior listamos alguns itens essenciais:

 

  1. Local: Tente atender em um local calmo, sem ruídos e sem distrações onde o cliente possa focar em você.
  2. Apresentação: Esteja bem arrumado. Unhas feitas. Cabelo cortado. Fale calmamente. Apresente o seu trabalho com naturalidade
  3. Portfólio: Garanta que seu portfólio esteja em perfeitas condições. Sem arranhões sem amassados e danificações.
  4. Técnicas de Vendas: Ao final da apresentação tente guiar o seu cliente para o fechamento, mesmo que irrisório ou simbólico.

 

Outro ponto é a forma como você mostra os seus serviços. Você diz que a procura vem das redes sociais. Seria importante você ter um site se você não possui um hoje. Veja aqui 6 DICAS PARA MONTAR SITE DE FOTOGRAFIA.

O site dá uma credibilidade e valor ao seu trabalho. Além disso, o cliente se sente mais confiante em negociar com quem tem site. Observe a sua concorrência e como eles trabalham hoje. Isso pode te ajudar bastante.

O Cliente não volta a falar comigo: Em todo o contato em nossa empresa, sempre solicitamos um feedback do cliente. Quando os clientes não nos dão uma resposta, nós fazemos questão de entrar em contato por e-mail ou telefone para perguntar se ele tem alguma dúvida, o que achou das fotos e das condições de pagamento. Após esse feedback ajustamos nossas estratégias.

No início, só passávamos preços em reuniões. Funcionava! Eu te aconselho mostrar pessoalmente o seu portfólio, assim o cliente pode confiar mais no seu trabalho. Quebre o gelo do virtual.

Então concluo que você deve investir em uma abordagem pessoal. Esteja muito bem arrumada. No início da carreira quando não tínhamos escritório, fizemos um teste com 10 clientes que solicitaram orçamento, atendemos 5 em nossa residência e os outros 5 em um café ou na casa do cliente. O resultado foi avassalador. Dos 5 clientes atendidos na sala de tv da nossa casa, 4 fecharam contrato e dos 5 atendidos fora do nosso território, apenas 1 fechou conosco. O que mostra que o cliente precisa confiar em você, saber o seu endereço e simpatizar com o seu estilo de vida e fotografia.

Faz esse teste, você vai ver os resultados aparecendo brevemente!

 

Deixe a sua experiência, onde você atende o seu cliente?

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6 Comentários

  1. Jacqueline Oliveira

    Tenho uma dúvida… fotografo muitas gestantes e aniversários infantis. E as pessoas me pedem orçamento, na maioria das vezes, por e-mail ou pelas redes sociais. Sinto que elas querem resposta rápida, não querem marcar reuniões e tudo mais. Eu sempre envio um e-mail com uma apresentação bonita, com links para portfolio, com opções variadas e tudo mais. Então não sei se é uma boa ficar escondendo o preço e só falar em reunião. Nem todo mundo tem tempo pra isso hoje em dia 🙁
    E tb eu trabalho em casa. Não gostaria de receber meus clientes em casa.. e gastar num coworking, agora, não sei… não está fora de cogitação, mas não sei. Outra coisa, vc indica fazer fotoálbum de portfólio ou num tablet funciona?

    • Olá Jacque!!!

      Tudo bem? Obrigado pela audiência!

      Então, em relação aos preços, é um longo debate e depende do teu posicionamento.
      Mas eu aconselho você ter um mínimo de relacionamento com o cliente até divulgar os valores.

      Senão, você atrairá principalmente clientes “teleguiados” por preços.

      Sobre atendimento, eu ensino algumas técnicas na minha consultoria de como fechar contratos sem precisar fazer o atendimento.
      Porém prefiro atender em casa a atender em cafés.

      Sobre portfólio, impressos funcionam muito mais do que digitais.

      Espero ter ajudado!
      Abs
      Leo Castro

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