Por que o marketing viral é importante também para fotógrafos?

Marketing viral para fotógrafos

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Primeiro de tudo: é importante para todo mundo. “Viralizar” deixou de ser coisa ruim há algum tempo – desde o primeiro boom das redes sociais com o Orkut e o MySpace na primeira metade da década passada. Para você não habituado com o termo, trata-se do popular “boca-a-boca”, mas “com esteroides”.  Depois que as grandes companhias descobriram o poder da propaganda viral nunca mais voltaram atrás no conceito.

Pois bem, o que faz uma propaganda viral ser diferente das demais? Existe um elemento objetivo que é pressuposto dessa classificação como viral: o engajamento do público para com a marca. Em todos os casos “virais” existe esse engajamento por parte do consumidor para o que está sendo exposto – muitas vezes sem que ele saiba que se trata de uma propaganda. Em essência o engajamento é definido como alguma ação por parte do alvo em uma rede social sem a exteriorização do conteúdo como anúncio – mas como um post social qualquer. Podem ser tweets no Twitter, fotos no Instagram ou Likes/Posts no Facebook – só para tratar as três principais redes sociais no Brasil.

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Sumarizando o conceito e o escopo do marketing/propaganda viral, a ideia é passar um conteúdo que tenha referências (sejam elas diretas ou indiretas) a uma dada marca (o ativo) para o público consumidor (passivo) de modo que este compartilhe o conteúdo. Como resultado existe a otimização do maior número de indivíduos atingidos em redes sociais. Parece fácil, mas não é: a peça publicitária em questão tem de ser impactante e ignição de compartilhamentos na internet – ou seja, algo que leve o usuário de redes sociais a querer que seus amigos gostem e vejam o que ele gostou e viu. Esse é o processo de viralização – uma pessoa que viu o anúncio compartilha para a outra que compartilha para a outra e assim temos uma epidemia publicitária.

Para esclarecer e simplificar ainda mais nada melhor do que exemplos factuais de alguns virais que estiveram presentes na rede social mais perto de você nos últimos anos.

Exemplos de Marketing Viral para você se inspirar

Marketing Viral para Fotógrafos

A empresa de telefonia Qualcomm entende bem que só damos valor às coisas quando as perdemos. É assim quando acaba luz no seu prédio, por exemplo: você só se dá conta que a luz existe quando é atingido pela falta dela e pelos percalços que isso trás. Com isso em mente a empresa fez este vídeo – um mundo sem celulares. O comercial é interessante e viralizou justamente porque está presente seu principal pressuposto: quem assiste ao vídeo se imagina dentro deles. As pessoas assistem “o mundo sem celular” e veem no vídeo situações hipotéticas que poderiam ser comuns a todos nós.


Outro exemplo notável foi feito pelo site de poker online Full Tilt Poker. Na campanha em questão, os adeptos do esporte das cartinhas mandavam fotos suas com máscaras de dois jogadores profissionais que na época eram patrocinados pelo site, Gus Hansen e Viktor Blom. As melhores fotos – todas elas postadas em redes sociais divulgando a marca – teriam a chance de competir por cinco mil dólares contra um dos dois. Ou seja: engajamento nas redes sociais e divulgação da marca.

Marketing Viral para Fotógrafos

Por fim vale citar um exemplo notável, o da marca de produtos de higiene masculina Old Spice.  Percebendo que donas de casa estavam comprando outras marcas no ramo de body wash, a empresa decidiu focar nelas ao invés deles com o conceito “o homem que seu homem poderia cheirar igual”. O vídeo foi lançado na semana do Super Bowl, “feriado” publicitário dos Estados Unidos e final do futebol americano. Depois do boom veio a grande sacada: inverter o engajamento. Ou melhor: responder ao engajamento. A equipe responsável  pelo comercial filmou respostas a vários comentários sobre o primeiro vídeo na internet – foram 185. Para você entender melhor, veja o vídeo resumindo a ópera aqui (em inglês, mas dá para entender do que se trata, sobretudo a questão das respostas aos usuários que comentaram).


Adaptando o conceito

Ok, mas por que isso é especialmente importante para fotógrafos? Simples. Porque é importante para todo mundo que quer vender. Sejam fotógrafos, sites de poker ou desodorantes/body wash. E o marketing viral é uma forma exponencial de atingir o potencial. Exemplos em nossa área não faltam. Uma foto que viralize pode ser o que falta para um fotógrafo ficar renomado. Há algumas semanas, por exemplo, tivemos o caso do vestido azul/preto ou branco/dourado. As pessoas compartilharam milhões de vezes e o assunto foi trending topic. Caso a foto tivesse sido pensada por um fotógrafo e este tivesse uma marca d´água na foto? Seria uma tremenda ação de marketing viral e essas milhões de pessoas teriam divulgado uma foto com o nome de um fotógrafo nela – às vezes sem nem perceber que estavam fazendo isso de fato (como explicamos acima, o engajamento é a essência do marketing viral).

Enfim, o caso é simples: as redes sociais são outra realidade e sendo outra realidade são um terreno fértil para a publicidade, seja ela de que ramo for. E a fotografia está inclusa nele, sem sombra de dúvidas. Só trabalho duro às vezes não leva um bom fotógrafo – ou qualquer outro profissional o mais longe possível. Às vezes é necessária um pouco de sorte e a questão de divulgar seu trabalho. Uma boa conta no tumblr ou no instagram já é um começo interessante nesse aspecto. Sendo assim, prepare os likes e a cabeça pensando. O resultado final pode ser literalmente epidêmico.

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6 Comentários

  1. Marcia Bispo de Souza

    Olá ! A matéria que acabo de lê foi muito válida para mim.Pois eu nem sabia como pesquisar o que eu realmente busco. Comecei a publicar uns post no Instagram e face , e muitas pessoas querem saber por ex ; receita como fiz ? As últimas perguntas são de mães que tem filhos com problema alimentar, e é exatamente o meu foco , minha filha teve e consegui cura-lá ,através desse tipo de alimentação. Então queria saber como fazer para deixar as dicas mais profissional ? Preciso de ajuda de alguém , para fotos montagem … Escrever um bom conteúdo ? Existe esse tipo de profissional ?

  2. bruno

    Obrigado pelas dicas! parabéns pelo material!

  3. Muito legal, estou a mais ou menos 1 ano na fotografia, e agora estou começando a me dedicar no marketing, pois sinto que o que está faltando é saber divulgar nosso trabalho.
    Estou adorando suas dicas!

  4. Pingback: As redes de mundo pequeno no Marketing Viral – marketizandu

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