Redes Sociais para Fotógrafos: 7 Passos para ganhar Clientes fazendo lives

Hoje vamos falar sobre um tema que está em alta que é fazer: LIVES para Atrair o Público alvo correto e Encantar futuros Clientes. Esses vídeos gravados ao vivo em diversas redes sociais são ideais para Fotografos que desejam aumentar o número de Clientes.

O universo das lives é extremamente novo e muito dos seus concorrentes ainda não utilizam.

O primeiro aplicativo, lançado em 2015, para fazer vídeos ao vivo foi o Periscope. Muitos de vocês não devem nem ter ouvido falar dele, porém esse aplicativo para celulares se tornou uma ferramenta incrível para se fazer transmissões, mostrando situações da vida das pessoas em tempo real! Incrível, não?

Redes Sociais para Fotografos

Fotografia Caca Dominiquini

O Facebook percebendo o potencial desse aplicativo resolveu lançar as suas lives, primeiro somente para artistas e influenciadores digitais, e posteriormente abriu essa possibilidade para todos os usuários da plataforma.

Hoje em dia, temos algumas ferramentas de transmissão ao vivo: Periscope, Live do Facebook e Ao Vivo do Instagram. Todas essas lives podem ser gravadas.

Quando você faz uma live de dentro da sua fanpage no Facebook, independente se é um horário nobre das redes sociais ou não o alcance de sua página aumenta. O Ao vivo do Instagram também pode ser salvo e você pode aproveitar essa transmissão para colocar no seu perfil do Face ou fanpage.

Mas muitos fotógrafos não usam essa ferramenta adequadamente, podendo ter uma imagem negativa. Já ouvi muitos fotógrafos dizendo que não sabem como fazer lives adequadas e isso pode ser muito ruim para seu negócio de Fotografia.

Relacionei 7 passos para você fazer lives interessantes e ganhar muitos seguidores e fãs:

Passo 1 – Seja você mesmo

As pessoas são diferentes e têm temperamentos distintos. Alguns são mais extrovertidos e outros mais tímidos.

Eu pertenço ao grupo dos “sem vergonha” (extrovertidos), então não tenho problemas em fazer lives ou vídeos.

Mas se você for tímido, recomendo que comece a fazer vídeos para você mesmo para praticar e treinar, assim que estiver seguro, comece a fazer pequenas transmissões ao vivo. Tenho certeza que sua confiança irá aumentar bastante.

Passo 2 – Tenha um tema pré-estabelecido e fale sobre ele

Quando você fizer uma transmissão ao vivo, fale sobre um assunto que você domina.

 

Se você for fotógrafo de casamentos, por exemplo, fale sobre sua experiência. Esteja seguro para abordar um assunto que você queira se tornar uma autoridade. Desta forma seu processo de captação de clientes será muito mais fácil.

Hoje na internet, muitos se tornam influenciadores digitais, dividindo a sua experiência com o resto do mundo. Pense que através da internet você pode se comunicar com inúmeras pessoas no Brasil e também em outros países que falam Português! É um universo enorme de possibilidades!

Redes Sociais para Fotografos

Fotografia Caca Dominiquini

Passo 3 – Siga um roteiro

Antes de começar sua transmissão, escreva num papel os pontos principais do assunto que escolher apresentar, assim a chance de você se perder é menor. Quando estamos fazendo lives, as pessoas conversam conosco pelo chat e isso é uma forma de distração.

 

Passo 4 – Converse com as pessoas que entram na live, chamando-as pelo nome, interaja sempre que possível

Como acabei de dizer, numa live as pessoas que estão assistindo interagem conosco. Esse recurso é muito poderoso, por gerar uma aproximação enorme e também um grande engajamento.

Chame os espectadores pelos seus nomes, tenho certeza que eles se sentirão muito importantes com esse gesto! Nunca deixa de interagir, pois quanto mais conversar com as pessoas, mais elas estarão conectadas à você.

 

Passo 5 – Conclua seu raciocínio

Para finalizar seu live, conclua seu raciocínio e abra para perguntas. Lembre-se: quanto maior interação, maior conexão e engajamento!

Esta é uma das ferramentas sem custo que você pode aproveitar para divulgar o seu trabalho, então não deixe de concluir seu raciocínio.

 

Passo 6 – Faça uma chamada de ação para seu site ou redes sociais

Depois de terminar o assunto e as perguntas, não se esqueça de fazer uma chamada de ação para seu espectador, você pode falar de outras redes sociais que atua, pode falar de seu site…

Assim você faz o que chamamos de TRANSMÍDIA, ou seja, levar os seus seguidores e fãs a conhecer o seu trabalho como um todo.

Redes Sociais para Fotografos

Fotografia Caca Dominiquini

Passo 7 – Não faça lives toda hora e sem motivo

Um dos principais motivos para as pessoas não assistirem algumas lives é a falta de assunto e falta de interação. Então não cometa este erro.

Só comece uma transmissão se estiver preparado e que o assunto tenha relevância para a sua audiência. Não transforme esse recurso tão poderoso em algo desinteressante e chato.

Eu, por exemplo, procuro fazer transmissões enquanto estou fotografando ou faço entrevistas com meus clientes. Já pude perceber, que a minha audiência gosta desse tipo de live.

Mas, lembre-se que cada público tem o seu gosto, portanto, faça avaliações e estatísticas para acertar em algum conteúdo que o seu público queria ouvir.

Vídeos engajam muito! Se você souber usar esse recurso ao seu favor, irá conquistar muitos fãs, seguidores e clientes!

Comece fazendo seus vídeos, mesmo que você não tenha grande audiência, se você tiver constância e dominar o assunto, com certeza terá muitas pessoas que possam se interessar pelo seu assunto!

Não sabe fazer live no Facebook? Aprenda comigo:

 

 Redes Sociais Para Fotógrafos  Redes Sociais para Fotógrafos

Figura 1 – Procure o ícone PUBLICAR em sua fanpage ou perfil pessoal

Figura 2 – Clique em VÍDEEO AO VIVO

 

Eu sou a Cacá Dominiquini, fotógrafa em Campinas- SP e Espero que vocês tenham gostado do meu primeiro artigo aqui no Marketing para Fotógrafos!

Para conhecer o meu trabalho: www.cacadominiquini.net e aprender fotografia comigo: www.fotografiafacil.com.br

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