SEO para fotografos e Videomakers: Atraia mais clientes

SEO para Fotografos e Videomakers

O que é SEO para Fotografos Fotógrafos e Videomakers

 

Com certeza já leu ou ouviu muito sobre a sigla SEO (Search Engine Optimization). O que significa, nada mais, nada menos, que a maneira como você pode otimizar o conteúdo da sua página para que ela fique muito bem posicionada nos sites de busca.

 

Estou falando de SEO para Fotógrafos e Videomakers que querem atrair clientes para o seu site de Fotografia e Vídeo. Você sabe o que uma página bem posicionada, na primeira página do Google, pode impactar diretamente no quanto você ganha de dinheiro com a fotografia?

 

Um outro fato importante é que se você quer ter resultados com a fotografia, você vai precisar fechar um número consistente de contratos todos os meses. E para conseguir isso, aparecer na primeira página do Google é uma das formas de menor custo. Porque você não precisará pagar anúncios nem comissões para obter clientes.

 

Com um SEO para Fotógrafos e Videomakers eficiente, você obterá clientes de forma orgânica. Eu fiz um levantamento e na grande maioria das cidades, os fotógrafos com maior número de contratos estão nas primeiras posições do Google.

 

Para conseguir um bom SEO, existem alguns pontos que você pode se dedicar mais e conseguir, de forma sólida, que seu site chegue e permaneça na primeira página do Google.

 

Se você está começando o seu negócio no ramo da fotografia, não pode deixar de ler mais sobre SEO para fotografos e videomakers e saber como aplica-lo em seu site para conseguir novos clientes.

 

 

Passo 1 – Definir palavras-chave

 

As palavras-chave são, sem dúvida, de extrema importância quando se pensa em SEO para Fotógrafos e Videomakers. O seu site é facilmente encontrado quando você digita as palavras que imagina estar relacionadas ao conteúdo que você publica?

 

Faça um teste. Se o resultado não for o que você espera, é sinal que precisa rever a forma que o Google está entendendo suas postagens.

 

Supondo que você é um fotógrafo que trabalha com casamentos, provavelmente uma das expressões mais utilizadas devem ser “wedding”, correto? Mas será que todos os potenciais clientes sabem o que significa wedding?

Não seria mais simples encontrar o seu trabalho ao digitar palavras-chave como “fotógrafo de casamentos”, “fotografias de casamento” ou “ensaio fotográfico de casamento”? Faça um teste no Google e veja o seu posicionamento.

 

 

Passo 2 – Link para outras páginas

 

Só porque você quer conseguir um melhor posicionamento na internet não significa (de forma alguma) que você não pode linkar um site com conteúdo semelhante ao seu! Inclusive, o Google vê a troca de links como algo positivo, desde que seja feito de forma natural. Mas, claro, procure disponibilizar um link que complemente o assunto que você está abordando ou que confirme a referência feita por você em uma postagem.

 

Dar os devidos créditos também é algo muito importante para ganhar pontos com o Google.

 

Confira também: Como fotógrafos podem conseguir clientes com o Facebook

O título influencia?

Claro que sim! Por exemplo, você veio parar aqui no Marketing para Fotógrafos porque, supostamente, estava buscando por dicas na área da Fotografia, certo?

 

O título da sua página conta muito no momento em que a busca é feita. Então utilize títulos para suas páginas internas que demonstrem o seu conteúdo e melhore o seu SEO para Fotógrafos e Videomakers.

 

Por exemplo: Ao invés de colocar a página com nome Portfólio – Utilize o nome Fotografia de Casamentos, Fotografia Infantil ou o nome do seu nicho.

Assim as chances de alguém te achar pela  sua palavra chave fica muito maior.

Seo para Fotografos

Passo 3 – Todo o conteúdo é necessário?

 

O Google ama conteúdo rico. Porque quanto mais interessante é um conteúdo, mais tempo a sua audiência gastará em sua página e o Google terá cada vez mais credibilidade.

 

Agora imagine se a cada vez que uma pessoa pesquisa por um termo no Google, ela não encontra o que precisa ou encontre um conteúdo ruim. Ela certamente, irá procurar em outro lugar e o Google certamente não gostará disso. E é aí que um SEO para Fotógrafos e Videomakers bem feito entra,

 

Em cada trabalho apresentado, insira o maior número de informações possíveis. Desta forma você vai prender o leitor e o seu SEO vai ficar muito melhor.

 

Um ponto de destaque que muitos fotógrafos esquecem e acabam atrapalhando o posicionamento da sua página no google. Filtrar o que é relevante ou não também é uma forma de se destacar nas pesquisas Google e se manter na primeira página de busca.

 

Aliás, quanto mais prático de navegar e mais rápido o carregamento do seu site, mais pessoas irão visualizar o seu conteúdo sem perder a paciência pela lentidão da página o que, não raras vezes, resulta na desistência de permanecer no site.

Passo 4 – Como saber se o Conteúdo de SEO é bom?

 

Sim, você acha que o seu site feito no 46graus, Alboom, Wix ou WordPress tem muito conteúdo relevante, Mas será que os clientes pensam o mesmo? A melhor forma de saber isso é olhando as suas métricas de SEO.

 

Duas métricas muito importantes que você pode obter de forma gratuita através do Google Analytics são:

Taxa de Rejeição:

É o percentual de saída de uma página específica do seu site logo na entrada, sem interagir com ela. É por isso que as vezes lindos sites são penalizados pelo Google.

 

E você sabe qual é a taxa aceitável pelo Google para fazer um SEO para Fotógrafos e Videomakers razoável?

 

Segundo o Google, ter até 60% de taxa de rejeição é um bom índice. Agora que você já sabe disso, deve estar se perguntando, mas como eu posso melhorar a taxa de rejeição?

 

7 Dicas para Melhorar a Taxa de Rejeição em Sites de Fotógrafos e VideoMakers

 

Dica 1 -Evite Imagens pesadas, quanto maior a demora para carregar seu site, maior a chence do seu cliente ir embora

Dica 2 – Evite Popups e distraçoes que impeçam seu leitor de ir adiante

Dica 3 – Mantenha seu site e o Blog com bons conteúdos atualizados

Dica 4 – Atraia visitas de clientes do seu segmento ao seu site

Dica 5 – Aumente a velocidade de carregamento da sua página com o seu provedor de site – o ideal é que o tempo seja inferior a 3 segundos. Faça seu teste aqui no pingdom.

Dica 6 – Faça um site adaptado para Mobile

Dica 7 – Mostre Credibilidade

Passo 5 – Obtenha Backlinks Internos e Externos

 

Seus backlinks podem ser internos, ligando suas próprias páginas de fotografia com conteúdos relevantes para elevar o tempo de permanência do usuário no blog, ou externa, trazendo o leitor de uma página de outro site ou blog.

 

O Backlink Externo são importantes para SEO para Fotógrafos e Videomakers porque alguns  o Google, dá muito mais credibilidade a sites que têm um bom número de backlinks de qualidade (com alto grau de relevância), considerando o seu site mais importante do que outros nas páginas de resultados. E assim impulsionam ele para a primeira página.

 

A quantidade de links (principalmente externos) que estiverem apontando para as suas páginas ou conteúdos valem muito para medir o grau de autoridade deles pelo Google.

Seo para fotografos e videomakers

4 Formas de Conseguir Backlinks e fazer um SEO perfeito

 

1- Escreva artigos para sites e blogs do seu nicho e envie as imagens

2- Conte com a ajuda de um assesor de imprensa para incluir seu conteúdo em veículos de comunicação de maior audiência

3- Comente em outros sites e deixe o seu link

4- Faça parceria para trocas de conteúdos

 

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Passo 6 – Use seu Domínio próprio

 

Veja por você mesmo: Quando você busca uma informação, você escolhe o site com domínio próprio ou clica em páginas acompanhadas de “…blogspot.com” ou “…wordpress.com”?

 

Por melhor que seja a sua página feita em uma plataforma gratuita, procure adquirir um domínio próprio, pois passa mais credibilidade e confiança fazendo, assim, com que mais pessoas escolham clicar em seu site e não em outra página de conteúdo semelhante.

 

Aliás, por falar em conteúdo semelhante, jamais copie o conteúdo de uma página e utilize como se fosse uma postagem criada por você. Repetimos: jamais. Além da questão (que seria mínima em todo esse exemplo) do conteúdo duplicado, você estaria, digamos, dando um tiro no próprio pé.

 

Você quer estar em uma posição privilegiada no Google à custa do bom trabalho dos outros? Isso não é bom para quem escreveu o conteúdo original e, muito menos para você que copiou e publicou tranquilamente. E, somado ao fato de que isso é plagio e plagio é crime, você não vai querer sair com um problema enorme quando, na verdade, você só desejava bons resultados em sua página, não é?

 

Menos é sempre mais, por isso é importante oferecer um conteúdo de qualidade e prestar atenção a esses detalhes para que os seus visitantes retornem. Pratique Seo para fotografos e seja lembrado!

Bons Cliques e grandes vendas!

 

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9 Comentários

  1. Zô Guimaraes

    Leo,

    Mas para um bom posicionamento no google é necessario pagar nao? Como com tantos milhares de fotografos quem vai estar entre os 10 primeiros? Como o google faz essa diferença?
    No meu site nao tem uso de palavras chave. Acredito que isso seja mais pra quem usa blog, nao?

    Obrigada! 🙂

    • Oi Zô,
      Obrigado pelo comentário!
      Não é preciso pagar não. Basta fazer um bom trabalho de SEO.
      o Pagamento é para anúncio no Adwords.
      Dá para trabalhar o SEO em sites também. Caso não tenha conhecimento de Html, aconselho procurar um especialista que poderá te ajudar.

      Abs
      Leo Castro

  2. Rogerio

    Queria mais dicas de como operacionalizar o SEO; exemplos, etc.

    • Oi Rogerio,

      Vou colocar na pauta de artigos a sua sugestão.

      Abs
      Leo

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  5. Pingback: 6 dicas para montar site de fotografia

  6. Morgan Consultor

    Gostei demais das dicas e da sua linguagem .Vou aplicar no meu negócio.

    • Olá Morgan, fiquei feliz por ter gostado da nossa linguagem. Aplique no seu negócio mesmo, verá que em menos de um mês os resultados aparecerão.

      Abs
      Leo Castro

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