SEO para fotografos: Atraia mais clientes

O que é SEO para Fotografos

 

Você com certeza já leu ou ouviu muito sobre a sigla SEO (Search Engine Optimization) que significa, nada mais, nada menos, que a maneira como você pode otimizar o conteúdo da sua página para que ela fique muito bem posicionada nos sites de busca.

Existem alguns pontos que você pode se dedicar mais e conseguir, de forma sólida, que seu site permaneça na primeira página do Google.

Se você está começando o seu negócio no ramo da fotografia, não pode deixar de ler mais sobre SEO para fotografos e saber como aplica-lo em seu site para conseguir novos clientes.

 

Definir palavras-chave

 

As palavras-chave são, sem dúvida, de extrema importância quando se pensa em SEO para fotografos. O seu site é facilmente encontrado quando você digita as palavras que imagina estar relacionadas ao conteúdo que você publica?

Faça um teste. Se o resultado não for o que você espera, é sinal que precisa rever a forma que o Google está entendendo suas postagens.

Supondo que você é um fotógrafo que trabalha com casamentos, provavelmente uma das expressões mais utilizadas devem ser “wedding”, correto? Mas será que todos os potenciais clientes sabem o que significa wedding? Não seria mais simples encontrar o seu trabalho ao digitar palavras-chave como “fotógrafo de casamentos”, “fotografias de casamento” ou “ensaio fotográfico de casamento”? Faça um teste no Google e veja o seu posicionamento.

 

Link para outras páginas

 

Só porque você quer conseguir um melhor posicionamento na internet não significa (de forma alguma) que você não pode linkar um site com conteúdo semelhante ao seu! Inclusive, o Google vê a troca de links como algo positivo, mas, claro, procure disponibilizar um link que complemente o assunto que você está abordando ou que confirme a referência feita por você em uma postagem.

Dar os devidos créditos também é algo muito importante para ganhar pontos com o Google.

Confira também: Como fotógrafos podem conseguir clientes com o Facebook

 

 

O título influencia?

 

Claro que sim! Por exemplo, você veio parar aqui no Marketing para Fotógrafos porque, supostamente, estava buscando por dicas na área da Fotografia, certo?

O título da sua página conta muito no momento em que a busca é feita.

 

Todo o conteúdo é necessário?

 

Será que para cada tema que você fotografou, é preciso criar uma aba específica com as suas imagens? E mais: será que todas essas imagens são necessárias para quem busca os seus serviços?

Filtrar o que é relevante ou não também é uma forma de se destacar nas pesquisas Google e se manter na primeira página de busca. Aliás, quanto mais prático de navegar e mais rápido o carregamento do seu site, mais pessoas irão visualizar o seu conteúdo sem perder a paciência pela lentidão da página o que, não raras vezes, resulta na desistência de permanecer no site.

E aí você perde clientes dessa maneira.

 

 

Domínio próprio + Originalidade

 

Sim, nós sabemos que o seu blog feito no Blogger ou WordPress tem muito conteúdo relevante, mas será que os clientes pensam o mesmo?

Veja por você mesmo: Quando busca uma informação, você escolhe o site com domínio próprio ou clica em páginas acompanhadas de “…blogspot.com” ou “…wordpress.com”?

Por melhor que seja a sua página feita em uma plataforma gratuita, procure adquirir um domínio próprio, pois passa mais credibilidade e confiança fazendo, assim, com que mais pessoas escolham clicar em seu site e não em outra página de conteúdo semelhante.

Aliás, por falar em conteúdo semelhante, jamais copie o conteúdo de uma página e utilize como se fosse uma postagem criada por você. Repetimos: jamais. Além da questão (que seria mínima em todo esse exemplo) do conteúdo duplicado, você estaria, digamos, dando um tiro no próprio pé.

Você quer estar em uma posição privilegiada no Google à custa do bom trabalho dos outros? Isso não é bom para quem escreveu o conteúdo original e, muito menos para você que copiou e publicou tranquilamente. E, somado ao fato de que isso é plagio e plagio é crime, você não vai querer sair com um problema enorme quando, na verdade, você só desejava bons resultados em sua página, não é?

Menos é sempre mais, por isso é importante oferecer um conteúdo de qualidade e prestar atenção a esses detalhes para que os seus visitantes retornem. Pratique Seo para fotografos e seja lembrado!

Bons Cliques e grandes vendas!

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9 Comentários

  1. Zô Guimaraes

    Leo,

    Mas para um bom posicionamento no google é necessario pagar nao? Como com tantos milhares de fotografos quem vai estar entre os 10 primeiros? Como o google faz essa diferença?
    No meu site nao tem uso de palavras chave. Acredito que isso seja mais pra quem usa blog, nao?

    Obrigada! 🙂

    • Oi Zô,
      Obrigado pelo comentário!
      Não é preciso pagar não. Basta fazer um bom trabalho de SEO.
      o Pagamento é para anúncio no Adwords.
      Dá para trabalhar o SEO em sites também. Caso não tenha conhecimento de Html, aconselho procurar um especialista que poderá te ajudar.

      Abs
      Leo Castro

  2. Queria mais dicas de como operacionalizar o SEO; exemplos, etc.

    • Oi Rogerio,

      Vou colocar na pauta de artigos a sua sugestão.

      Abs
      Leo

  3. Pingback: Como encontrar clientes de fotografia

  4. Pingback: Um Blog de Fotografia ajuda ter mais clientes - Marketing para Fotógrafos

  5. Pingback: 6 dicas para montar site de fotografia

  6. Morgan Consultor

    Gostei demais das dicas e da sua linguagem .Vou aplicar no meu negócio.

    • Olá Morgan, fiquei feliz por ter gostado da nossa linguagem. Aplique no seu negócio mesmo, verá que em menos de um mês os resultados aparecerão.

      Abs
      Leo Castro

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