Site de fotografia – 5 erros que Fotógrafos devem evitar

Muitos fotógrafos reclamam que não recebem muitas solicitações de orçamento ou agendamento de reuniões. E não conseguem identificar onde está o problema. Um dos principais causadores da escassez de clientes é o seu site de fotografia ou na falta dele.

Analisando o site de fotografia de alguns profissionais chegamos aos 5 erros que os fotógrafos cometem em seus sites.

Se você ainda não tem um site, aconselho você aprender a criar um site de fotografia e ganhar muitos clientes.

Descrevo abaixo os 5 principais motivos e algumas dicas fáceis de aplicar em seus sites.

Como fazer um site de fotografia e ganhar muitos clientes

Erro # 1: Postar milhões de fotos

Existem fotógrafos que atualizar seus sites inserem praticamente o ensaio completo sem uma seleção prévia. E isso é muito prejudicial para a sua imagem e também para a navegabilidade do seu site.

Você deve atualizar seu blog semanalmente e as suas galerias de portfólio a cada 3 meses.

Mas ao selecionar as fotos você deve escolher no máximo 20 fotos das imagens  de cada ensaio. Cada imagem deve ser selecionada com muito rigor e critério. Pensando no seu estilo e no que o seu cliente gosta.

A cada 3 meses você deve selecionar as melhores das melhores fotografias para atualizar o seu portfólio on line.

 

Erro # 2: Não adicionar informações de geográficas

Se você quer ser encontrado pelos seus clientes, não atribuir as informações de onde cada sessão/ensaio é realizado será um grande tiro no pé.

Adicionar informações como bairro, cidade e região facilitarão em muito a vida do Google para ranquear melhor o seu site nas buscas por fotógrafos de cada região.

Geralmente quando procuramos algo, damos preferência ao que está mais próximo e pela possibilidade de um encontro presencial.

Você pode criar galerias baseadas em localização como bairros, cidades ou até mesmo casas de festas/buffets.

Erro # 3: Não escrever na parte SOBRE você

É justamente neste local que você vai criar uma primeira impressão no relacionamento com as noivas e casais que estão interessados em contratar um fotógrafo de casamento.

Além de escrever sobre você, utilize imagens do backstage ou até mesmo vídeos mostrando como é o seu trabalho.

Com isso o seu cliente já terá uma imagem de como você é e o que pode esperar de você no grande dia da sua vida.

Se você quer criar um site e não sabe como escrever o SOBRE recomendo esse treinamento gratuito de como fazer um site.

Erro # 4: Informações de Contato

Uma vez que você conseguiu atrair o  cliente até seu site e despertou o desejo através de sua fotografia e estilo, todo seu esforço deve estar voltado para direcioná-lo a entrar em contato com você.

Crie formulários de contatos e coloque-o em locais estratégicos no seu site, como após as galerias de fotos, abaixo do seu perfil, junto ao seu portfólio, abaixo dos principais posts no seu blog e claro em uma página específica no seu site.

Na página de contato insira o seu endereço de e-mail, a localização do escritório/estúdio e os números de telefone.

 

Erro # 5: Não incluindo informações sobre preços

Não incluir informações de preços pode afastar muitas noivas que estão interessadas em seu trabalho. Pelo menos indique uma estimativa de um valor a partir de.

Dessa forma você direcionará as noivas que sempre tem um orçamento na cabeça e também otimizará o seu tempo evitando enviar orçamentos para um público que não pode pagar pelos seus serviços.

Caso você ainda não tenha um site, aprenda como criar um site de fotografia e ganhar muitos clientes.

Deixe o seu comentário ou dúvida abaixo!

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11 Comentários

  1. Abraão Junior

    Sensacional!Sou fotógrafo de casamentos,fiz trabalhos em alguns estados do Brasil ,mas meu site ainda está em construção…Vou usar essas dicas para otimizar minhas vendas! Obrigado!

  2. Jeferson

    Olá, achei excelente suas dicas, tento absorver ao máximo informações que sejam úteis pra mim…
    Mas o grande problema é que tenho muito pouca experiência em fotografia, mas quero muito entrar nesse ramo, mas penso em oferecer as pessoas de minha região algo inusitado. Algo que eles não vão encontrar em outros fotógrafos… Tem alguma dica?
    Desde já agradeço

    • Oi Jeferson, primeiro você deve estudar o seu mercado.
      1) O Que o seus concorrentes oferecem hoje?
      2) O que os clientes procuram nos serviços de fotografia?
      3) O que os clientes procuram mas não são atendidos?

      Pronto essa é a receita para você se diferenciar.
      Abs
      Leo

  3. Olae Léo, primeiramente obrigado mesmo por estes conteúdos, são muito atuais e inteligentes. Bom fiz recentemente um tumblr com meu trabalho… Você acha que somente ele daria conta de toda a divulgação?

    • Oi Diogo
      O melhor seria umsite/blog. Para te posicionar melhor como profissional e não aparentar uma certa informalidade.

      Espero ter ajudado.
      Leo

  4. Daniel

    Ola tudo bem?
    Amei o assunto e me despertou muito interesse.
    Tenho uma duvida.
    Sou fotografo de celebridades mais atualmente sou fotografo de shows e esportivo.
    No assunto vc mencionou o publico pra casamentos,e no meu caso que faco dois tipos de trabalhos?da pra fazer o mesmo?
    Montar um site portfolio
    abracao

  5. Hellen Cruz

    Parabéns pelo post, ficou excelente!

    Admito que a parte de divulgar média de valores para mim ainda gera certa insegura por que penso:
    – De repente um cliente pode achar meu valor alto, mas, me conhecendo pessoalmente e conhecendo melhor meu trabalho posso conseguir ‘ganhá-lo’. (Já que nesse caso, falo de quem acha o investimento alto e não de quem não pode pagar) .

    Por outro lado, concordo plenamente sobre o que diz de otimizar tempo com o seu público alvo.
    Enfim, estou pensando sobre como fazer isso da melhor forma possível…rsrsrs

    Obrigada mais uma vez!
    Abraços

      • Hellen Cruz

        Muito obrigada, Leo! O artigo é ótimo e já ajudou muito!

        Bjs e tudo de bom 🙂

        • Oi Hellen,

          Eu que agradeços a audiência!
          Querendo ajudar basta clicar no ícone do Facebook e curtir/compartilhar nossa publicação.

          Abs
          Leo

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