Um Blog de Fotografia ajuda ter mais clientes

fotografia, além de uma forma de mostrar o mundo e um estilo de vida, é uma maneira de ganhar a vida profissionalmente. Para isso, é necessário conhecer e lançar mão de todas as ferramentas possíveis. A internet está repleta de oportunidades para mostrar um trabalho fotográfico ao público alvo.

Uma grande oportunidade de baixo custo é ter um Blog de Fotografia. Nele você pode divulgar o seu trabalho, dar dicas e ser facilmente encontrado pelo sites de buscas, já que essa plataforma é muito amigável aos sites de buscas.

Por que ter um blog de fotografia ajuda ter mais clientes

Um blog de fotografia é simples, fácil de ser feito e cumpre a função desejada quando pensamos em relacionamento e divulgação de trabalho. Há variadas plataformas de construção de blogs, que oferecem modelos prontos de fácil preenchimento, inclusive com padrões voltados à fotografia. Eu utilizo e indico o WordPress.org.

Tendo um endereço na web para colocar seu portfólio, a apresentação do material aos clientes fica dinâmica, prática. Sem falar que sua marca começa a ter um rosto mais familiar aos seus clientes e prospects de fotografia.

Como montar um blog fotográfico

Um blog de fotografia é um dos primeiros passos na montagem de um portfólio fotográfico. A simplicidade é gritante. Basta preencher os modelos oferecidos em sites como WordPress e Blogger, escolher cores, fundos, tamanhos das caixas, tipos de linhas e funcionalidades dos botões.

Blog de Fotografia

Fotografia: Dih Duarte

 

Em alguns casos, o próprio site onde o blog é montado hospeda a página. Caso não haja essa opção há hosts gratuitos, e mesmo os pagos não são tão caros. Se você não quer perder tempo ou não tem interesse em aprender, uma oportunidade é você contratar um profissional para te auxiliar, que faz todos os nossos desenvolvimentos, é de muita confiança e o melhor tem um preço bem competitivo.

 

Como o blog de fotografia ajuda na divulgação

Ao criar a sua página, você passa a dar um espaço exclusivo ao seu trabalho. Onde ele pode ser visualizado por qualquer pessoa, mesmo que não tenha acontecido nenhuma divulgação. Coisa que fica mais difícil nos portfólios impressos. Alguém pode estar procurando um fotógrafo na internet e achar o seu site por busca orgânica no Google. Quando suas fotos são exclusivamente impressas não, você só poderá mostrar as imagens a quem solicitar.

Um blog de fotografia não precisa ser muito carregado ou profissional. Claro que um capricho visual é essêncial, já que a intenção é divulgar algo extremamente visual: as suas fotografias.

 No seu blog você pode criar um espaço para coletar e-mails de leitores para divulgar as suas novidades. Assim poderá criar uma campanha de e-mail marketing com os contatos diretos aos quais deseja enviar seu material online a cada atualização.Ter uma mala direta composta por e-mails de pessoas relevantes para o seu negócio é o que vai colocar o seu blog de fotografia onde deve estar: na cabeça do seu cliente de fotografia.Com um blog além de escrever sobre os seus trabalhos e atualizações semanais, você pode escrever sobre dicas de fotografia para ajudar os seus clientes.Dicas interessantes podem ser dadas para a escolha de um fotógrafo, para escolha de produtos, maquiagens e locais para festas.

Saber direcionar o assunto para quem realmente queira procurar por um fotógrafo lhe dará mais autoridade e uma posição mais confiável.

Se seu site ou blog conseguir uma boa repercussão dentro do público alvo, as pessoas passarão a buscar seu material e sua divulgação começará a dar retorno. Ter uma página no Facebook, uma conta no Twitter e no LinkedIn também é legal.

Outro ponto importante é em relação ao SEO, (saiba o que é SEO). O Google ama conteúdos vindos de blogs, porque estes possuem um conteúdo muito mais rico do que sites convencionais. Com um Blog de Fotografia a chance de você ser encontrado pelos seus potenciais clientes aumenta muito.

Por fim, nunca deixe de divulgar o seu blog de fotografia nas redes sociais e na sua assinatura de email. Dessa forma você receberá mais visitantes em seu blog de fotografia. E com o passar do tempo esses visitantes serão potenciais clientes que fecharão contratos de fotografia com você.

7 Comentários

  1. Pingback: negócio de Fotografia

  2. Pedro

    Eu quero muito fazer um blog, mas parte importante do blog são os posts, sobre o que eu deveria falar no blog? Como quero falar com clientes dicas de fotografia não parecem ser o caminho a seguir.

    • Olá Pedro,
      Blogs são muito importantes para o relacionamento com o cliente.
      Para ele conhecer você e porquê você fotografa.
      Quais são os seus sentimentos.
      Então a resposta é essa, escreva sobre sentimentos.
      É a melhor forma de escrever e atrair interessados.
      Abs
      Leo

  3. Pingback: portfólio de fotografia

  4. Geici

    Eu tenho um blog no wordpress. Foi estruturado com profissionais de WEB e designers. Um mesmo pessoal, que faz de grandes nomes da fotografia. Porém, não tenho tido muito fechamento de contrato. Há pedidos de orçamento, mas ninguém fecha. Só consegui fechar um por lá. Isso em quase 1 ano de blog. Percebo que o público que vêm de internet almeja somente o preço baixo. Baixo preço que eu digo, é baixo mesmo. Exemplo: ensaio externo por até 100,00 +/-. Um orçamento que já entra na padronização, não tem fechamentos. A não ser que a internet seja algo a somar. Exemplo: Alguém indica e a pessoa entra no blog, a chance de fechar aqui é maior. Mas somente via internet, é complicado.

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