Você quer iniciar na fotografia?

Artigo escrito por Eligio Galliani

Você é um iniciante na área da fotografia? Então como você chegou até aqui? Apenas comprou uma câmera e começou a se aventurar?

Bom se você quer iniciar na fotografia e quer seguir carreira, é bom começar a estudar um pouco mais do que você sabe, fazer uma faculdade, fazer um curso especifico ou vários cursos. Hoje existem vários cursos na área da fotografia, vários livros sobre fotografia e diversos temas diferentes. O que não podemos fazer é ficar parado e vendo o mundo dar voltas.

Você deve escolher uma área que goste e se dedicar somente a ela, não devemos ficar atirando para todo o lado, apesar de fotografia ser fotografia, devemos atentar em um assunto e focar somente neste modelo. Ex: Moda, Still, Infantil, Casamento, Newborn etc.

O que você realmente gosta de fazer?

Iniciar Fotografia

Fotografia Eligio Galliani

Em primeiro lugar devemos estar preparados para começar a atuar no mercado. Isso é o mínimo que o cliente espera de você. Se você não estiver preparado o seu concorrente estará e isto pode ser o começo de um pesadelo, acredite ou não se prepare para o mercado.

Ouvi em curso que era para ser médio, tinha pessoas que estavam iniciando, mas tudo bem, o mais engraçado foi o que eu ouvi de uma senhora. “Nossa como tem fotografo ruim, hoje posso ver com outros olhos, o que antes eu não conseguia ver”.

Acredito fielmente que se você gostar do que faz, vai ser melhor ainda, pois tudo que fizemos com muito mais gosto fica melhor. Então procure fazer realmente o que gosta de fazer e verá que o fruto do seu trabalho vai ser melhor ainda. Procure se especializar na sua área, fazer cursos, workshops, seminários, palestras, ler livros, filmes, teatro, etc…

Eu mesmo faço vários cursos por ano e acho pouco, mesmo eu aproveitando um pouco de cada, tenho certeza que é de muito valia. Pois acaba tendo troca de experiência, um mundo diferente do seu dia a dia, pessoas novas, coisas a passar para pessoas inexperientes, e outras mais experientes que você.

Um dia desses no curso com o fotografo do Rio de Janeiro ele nos falou uma grande verdade “Ninguém sabe tudo e ninguém é dono da verdade” realmente ele tem toda a razão. No nosso meio tem muita gente que não sabe muito e se acha a ultima bolacha do pacote, eu conheço muitos assim, é claro que o ego deles já deveria ter voltado ao normal. É que muita coisa já é passado para eles e nós também, mas mesmo assim eles querem cultivar para sempre.

Posso afirmar a vocês leitores que devem ser humildes com seus clientes, fornecedores e amigos de profissão, nunca sabemos o dia de amanhã.

Se você quiser progredir na sua profissão vale para qualquer uma é claro, você deve saber mais que seu concorrente em primeiro lugar e ai sim você poderá começar a destacar-se na sua cidade e outros lugares, tudo depende de onde você quer chegar… O Céu é o limite, quando temos objetivo na vida.

Colaboração Eligio Galliani

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

4 Comentários

  1. Brunno Quintão Viana

    Olá, há 2 anos comprei um equipamento básico pra iniciar na Fotografia. Fiz cursos e estou fazendo, em uma importante escola de Fotografia aqui em Goiânia, agora estou me sentindo confiante para poder colocar os pés no mercado da Fotografia Profissional. Quero trabalhar para mim mesmo. Percebi nesse prazo de 2 anos que gosto muito de fotografar Pessoas. Estou iniciando um curso de Book externo e em estúdio, para aprimorar o meu olhar. Mas, uma coisa eu tenho medo e ainda tenho muitas dúvidas: modelos de contratos, como definir meu preço, e até mesmo meu marketing.

  2. Boa noite!
    Estou iniciando com os trabalhos de fotografia, não uso câmera profissional ainda apenas a câmera do S5 sansung e com a ajuda de uns editores, mas queria divulga meus primeiros trabalhos já fiz um ensaio ficou bom. O q vc me recomendaria pra início na questão de divulgação….
    Obg espero retorno.
    Grato.

    • Alison,
      Antes de divulgar, recomendo você se profissionalizar.
      Investir em conhecimento, Estudar, estudar estudar.
      Depois começar a sua divulgação.

      Abs
      Leo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *