Como divulgar o seu trabalho de fotografia sem custo
Divulgar fotografia é algo que deve ser muito bem avaliado pelo fotógrafo que deseja comercializar o seu produto e serviço. Existem diversas formas de promover o seu negócio. Sejam elas pagas ou gratuitas, cada uma tem um propósito e depende de vários fatores como público alvo, serviços oferecidos, maturidade do seu negócio e objetivo estratégico.
Muitos me perguntam qual é a melhor forma de fazer a promoção dos serviços. Não existe resposta para a melhor forma de divulgar a sua fotografia. Cada uma tem uma determinada aplicação e cumprirá um objetivo em seu negócio de fotografia.
Guia de Conteúdo
Hoje falaremos sobre tipos de Divulgações não pagas
Umas das nossas dicas de como começar na fotografia é montar uma fanpage no facebook. Eu escrevi um GUIA COMPLETO SOBRE FACEBOOK PARA FOTÓGRAFOS .
Além do Facebook indico que tenha um blog em WordPress hospedado em um servidor. Com essas duas ferramentas você iniciará a divulgação para os seus amigos e familiares mostrando o seu estilo e olhar fotográfico.
A partir daí você já poderá montar o seu portfólio de fotografia online. Recomendo fortemente que você não coloque todas as suas fotos nestas duas ferramentas. O ideal é que você coloque apenas as fotos que você mais gostar e que represente a sua verdadeira alma. É neste caminho que você terá o seu trabalho diferenciado da concorrência.
Outra forma de divulgação não paga muito interessante é através de parcerias estratégicas. Verdadeiras parcerias são aquelas onde os dois lados ganham. Então ofereça algo de valor para o seu potencial parceiro para que ele possa, em troca, indicar e divulgar os seus serviços de fotografia.
Criação de Conteúdo
Uma forma de divulgação pouco explorada pelos fotógrafos é através da criação de conteúdo relevante para terceiros. Estou falando de algo que se chama guest post ou artigos de convidados. Se o seu segmento é casamentos porque não sugerir um artigo para blogs direcionados para noivas?
Pode ser no segmento de decoração, vestidos de noiva e o que mais você achar de interessante. Para identificar o segmento é muito fácil jogue a palavra chave no Google e procure pelos blogs. Depois entre em contato e ofereça conteúdo.
Você terá uma série de benefícios como, audiência super qualificada para o seu site, melhora no posicionamento nas páginas do Google, construção de marca e criação de autoridade em determinados assuntos ligados ao seu nicho.
Parcerias Estratégicas
Outra forma de divulgação não paga é através de parcerias estratégicas de fotografia. Pelas parcerias você pode conseguir indicações sem custo nenhum. Além de conseguir prospects, a chance de eles fecharem um contrato com você aumenta exponencialmente, pois o peso de uma indicação é muito alto devido a confiança depositada.
Agora vou usar um exemplo fictício, a Kátia é fotógrafa de Gestantes e recém nascidos. Pense, onde ela poderia conseguir parcerias estratégicas de fotografia?
Segue um passo a passo para você exercitar a sua capacidade de conseguir parcerias estratégicas:
1) Identificação
Estude os hábitos de consumo do seu público alvo, nesse caso gestantes. Em que médicos se consultam? O que compram? Aonde realizam estas compras?
2) Mapeamento de parceiros
Após identificar os segmentos em potencial, a Katia poderá procurar diretamente cada parceiro para apresentar o seu trabalho e a parceria. Ela identificou que existe uma loja de enxoval de bebês.
3) Preparação para abordagem
Após identificar o potencial parceiro, Kátia fez uma visita à loja. Lá ela pôde conferir o nível social das gestantes, o tipo de produto que é vendido e como os funcionários se comportam. Ela aproveitou e pediu o contato do responsável pela loja. Chegando em seu estúdio que fica próximo,
Kátia visitou o site da loja e pôde conferir que não existiam fotos de clientes com as roupas e nem fotos da própria loja. Com isso ela pôde se apresentar para planejar o tipo de proposta.
4) Abordagem
Kátia ligou diretamente para Sandra, a dona da loja. Conversou durante 20 minutos. Na conversa puderam estabelecer laços de amizade. Kátia contou sobre o seu trabalho e o quanto ela gostava de trabalhar com gestantes. Sandra se identificou com aquele trabalho.
E no meio da conversa Kátia perguntou se poderiam fazer uma reunião para fazerem uma parceria boa para os dois lados. Sandra aceitou e agendaram uma data.
5) Preparação da proposta
Kátia percebeu na conversa e no site que faltava mais relacionamento entre as clientes e a loja de Sandra e isso poderia ser uma boa oportunidade. E pensou em uma proposta: Oferecer uma sessão grátis para clientes da loja através e um sorteio mensal. Ela daria a sessão para a cliente e as fotos para a loja publicar em seu Facebook e site. Em troca Kátia ganharia divulgação gratuita.
6) Reunião
Na reunião, Kátia muito inteligente, preparou uma apresentação em Power Point com todas as suas ideias. Ela apresentou a ideia. Simone simpatizou e ficou de conversar com a gerente para iniciarem a parceria. Muito esperta Katia havia levado sua câmera e antes mesmo de Simone conversar com a gerente, Katia propôs fazer fotos da equipe de vendedoras com a gerente, juntas e separadas.
Assim ela ganhava a simpatia de todas. Essas fotos foram impressas e publicadas na sua fanpage. Além disso, Katia entregou impressões da equipe com sua logo para Simone colocar na loja em um lindo porta retratos, também dado por Kátia.
7) Resultados
Ainda no mesmo dia Kátia começou a receber ligações de mulheres interessadas em sua fotografia de gestante. No final do mês fez 10 ensaios faturando R$6.000 somente com essa parceria. O que voltava a se repetir a cada mês. Sempre um faturamento médio de R$6.000 e um lucro de R$3000.
Seus custos com a parceria giravam em torno R$300 por mês com o ensaio e um mini álbum que eram sorteados. Katia entendia que a cada 10 sessões ela dava 1 de presente para a loja. Ou seja, cada R$3000 lucrados gerava um custo de R$300 nesse caso 10% de comissão.
Mas ela entendia esses 10% como um investimento, ao passo que investia R$300 e recuperava R$3000 – a cada R$1 investido tinha de retorno R$10.
Viu só como estabelecer parcerias não é tão difícil como parece e gera um grande retorno sobre o seu investimento?
VEJA O GUIA COMPLETO SOBRE FACEBOOK PARA FOTÓGRAFOS AQUI
Conclusão
Vimos que você pode iniciar na fotografia divulgando seu trabalho de fotografia sem custo algum. Pode ser através do seu site ou fanpage, com ajuda dos seus amigos e familiares, escrevendo como convidado em sites relacionados ao seu nicho de fotografia ou até mesmo estabelecendo parcerias que podem render grandes lucros de fotografia para você.
[feature_box style=”33″ title=”E você?” alignment=”center”]
Já estabelece alguma parceria ou deseja estabelecer?
Se tiver em dúvida ou precisar de ajuda, deixe o seu comentário que eu leio e respondo todos pessoalmente.
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