Instagram para Fotógrafos – 4 Dicas para fazer Anúncios
Guia de Conteúdo
Instagram para Fotógrafos
Assim como no Facebook para Fotógrafos, o Instagram para Fotógrafos possibilita que você faça anúncios para chamar a atenção do seu cliente. Não é porque você não tem muitos seguidores que você não possa alcançar um bom número de clientes.
Veja as principais dicas para fazer os seus primeiros anúncios neste artigo voltado para o Instagram para Fotógrafos.
Dica 1) Tenha objetivos Claros:
Toda campanha paga no Instagram deve ter um objetivo claro e definido. Isto é, o que você quer ter de resultado com seu anúncio:
– Cliques para visualização no seu site?
– Mais visualizações da sua foto?
– Receber mensagens via Direct?
– Receber solicitações de orçamento no seu WhatsApp
Em qualquer um dos objetivos acima, você terá campanhas diferentes e se não tiver a definição é bem provável que gaste seu suado dinheiro pelo ralo.
Então você deve pensar nos três passos abaixo:
Passo 1) Qual meu objetivo ao anunciar minha fotografia?
Os objetivos no Instagram são semelhantes ao Facebook. Você pode aumentar o alcance da sua marca, direcionar potenciais clientes para o seu site ou até mesmo enviá-los diretamente para uma conversa.
Exemplo de Objetivo: Quero que as pessoas conheçam o meu estilo e minha marca.
Passo 2) Como eu faço para alcançar ele?
O que fazer: Uma boa estratégia é fazer um anúncio de envolvimento para que você tenha mais visualizações.
Quem não é visto não é lembrado. Você já deve ter ouvido essa frase antes. No Instagram para fotógrafos não é diferente. Você deve direcionar o melhor tipo de público alvo para que ele te veja mais vezes. Quanto maior o número de contatos melhor.
Existe uma pesquisa muito séria que mostra que: “para confiar em uma marca o cliente precisa vê-la de 5 a 7 vezes antes de contratá-la”.
Entendeu porque é importante aparecer para o seu público alvo no Instagram.
Passo 3) Que tipo de campanha e anúncio entrega esse resultado
Solução: Para isso você pode produzir um vídeo mostrando todo o seu processo criativo e fazer um anúncio de visualização de Vídeos.
Outra possibilidade muito interessante e de baixo custo é fazer anúncios no Stories. Para ter sucesso em anúncios no Instagram e Facebook, você precisa construir bem esses três pilares:
Pilar 1: Imagem ou vídeo que impacte e tenha a ver com o momento do seu cliente de fotografia
Plar 2: Copy(texto) que faça ligação com as dores e desejos do seu AVATAR
Pilar 3: Definir e Alcançar o público Alvo Correto. Aquele público que gosta realmente da fotografia e que vai valorizar o seu trabalho como fotógrafo.
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Dica 2- Como Produzir o Anúncio
Comece fazendo o planejamento do seu anúncio. Todo anúncio tem como objetivo principal chamar atenção para que o cliente tome uma decisão.
Então pense com a cabeça do seu cliente, que tipo de conteúdo chamaria atenção dele?
Além disso, você pode utilizar os botões de chamada para ação do Instagram como chamariz e incentivar o clique, as possibilidades mais legais são:
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Dica 3 – Selecione muito bem sua Imagem
Aqui o segredo é: Fuja do padrão. Faça o usuário parar na sua imagem e pensar UAU.
Pronto você já tem 90% de chances de converter o usuário em uma ação. Outro ponto importante é que a imagem tenha a ver com o seu produto e serviço.
Tome cuidado com os textos. Além de poluir sua imagem o Instagram reduz o alcance de imagens com textos. E se o seu texto exceder 20% o tamanho da imagem, seu anúncio pode ser reprovado.
Uma ideia legal é você gravar os bastidores do seu trabalho como fotógrafo nos Stories do Instagram.
Dica 4 – Segmentação Criativa
Faça testes de públicos e segmentações diferentes. Saia do comum. Procure por mercados poucos explorados.
Dessa forma você provavelmente terá uma concorrência menor. Conheça o seu público alvo. Veja os interesses dele. O que compra, que lugares frequenta e o que ele veste. Uma dica legal é testar a segmentação por tipos de smartphone. Faça o teste e compare os resultados.
Quer aprender a segmentar bem seu público? Veja esse Treinamento de Facebook e Instagram
O que vimos até aqui no Instagram para Fotógrafos:
Se você está querendo fazer anúncios no Instagram Ads, o primeiro passo é você ter um objetivo claro do resultado que deseja alcançar.
Não produza um anúncio sem ter um cuidado minucioso com a identidade visual e o público a ser atingido. Um descuido aqui pode jogar todo o seu investimento literalmente no lixo.
Cuide para que suas imagens impactem positivamente seu futuro cliente. Pois só assim você vai tirá-lo da zona de conforto para observar mais a fundo o que você tem a oferecer.
Por último, identifique as características do seu cliente e o comportamento dele, para que você possa acertar na segmentação.
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