Como vender fotografia utilizando o E-mail marketing

 

Nesse artigo vamos mostrar como vender fotografia e agregar 30%  a mais de contratos com a ajuda dessa poderosa ferramenta.

Você já percebeu o poder que você tem em mãos, ou melhor, na sua caixa de e-mail? Através dele você pode transformar um simples cadastro em uma poderosa ferramenta de vendas: o E-mail Marketing.

E-mail Marketing é algo que se tornou peça-chave de muitos fotógrafos que sabem utilizar a ferramenta, independentemente do tipo de trabalho que fazem.

Considerando que grande parte da fotografia é vista on-line, o e-mail é a forma perfeita de divulgar imagens e conteúdo para o seu futuro cliente. Mesmo conhecendo esta prática de marketing, existem algumas regras a serem seguidas que ajudarão você fotógrafo a ter sucesso e evitar armadilhas comuns que prejudicam campanhas de marketing.

Neste artigo você aprenderá:

– Vantagens e desvantagens da utilização de e-mail marketing para fotógrafos

– Que ferramenta utilizar e como conseguir o cadastro dos seus leitores

– Por que ferramentas profissionais são tão efetivas

– O que funciona e o que não funciona no marketing para fotógrafos

– Tipos de campanhas de e-mail marketing

– Nossos Resultados com e-mail marketing

Dicas de marketing para fotógrafos

Vantagens e desvantagens da utilização de e-mail marketing para fotógrafos

Vantagens

  • Segmentação de campanhas para grupos específicos
  • Medição da eficiência de campanhas de e-mail
  • Facilidade de manter o relacionamento com o cliente
  • Preços acessíveis                                                           
  • Facilidade de promoção de produto e site de fotografia
  • Grande retorno sobre investimento (ROI)

 Desvantagens

  • É um tipo de comunicação intrusivo
  • Fácil de ser ignorado
  • Se não contratar a ferramenta certa exige HTML
  • É necessário criar campanhas

 

Que ferramenta utilizar e Como conseguir o cadastro dos seus clientes

Que ferramenta utilizar?

No mercado existem diversas ferramentas de e-mail marketing. Já utilizei algumas e sinceramente, nenhuma me deu um resultado de vendas tão bom quanto o MailChimp. Sem contar com a facilidade para criar campanha e as peças de e-mail marketing.

vender fotografia

Como criar uma lista?

Existem algumas maneiras de criar uma lista para os seus prospects e leitores. Particularmente eu acredito que construir a sua própria lista com base na interação com clientes é o melhor caminho.

O próprio MailChimp, oferece widgets que podem ser adicionados ao seu site ou blog, e isso ajudará a capturar e-mails de prospects de forma direta e simples. Esse processo é chamado de opt-in, quando o cliente insere seu e-mail por conta própria.

Nunca se esqueça que um evento de fotografia como feiras de noivas e bebês, casamentos, formaturas, festas infantis dentre outros, são momentos potenciais de marketing, onde você deve estar focado na geração de leads.

Fotógrafos de casamento podem deixar flyers, cartões de visita, onde os potenciais clientes podem se inscrever para ser adicionado a uma lista de newsletter. O mesmo vale para festas, feiras, e galeria de imagens.

 

Por que ferramentas profissionais são tão efetivas?

Listamos abaixo as principais funcionalidades das ferramentas de e-mail marketing:

  • Taxa de Abertura: Com o e-mail marketing podemos identificar o percentual de pessoas que abriram seu e-mail.
  • Taxa de Clique: O percentual de pessoas que clicaram em um link em seu e-mail. Imagine enviar um e-mail com uma promoção e saber a quantidade de clientes que clicaram nela?
  • Templates de E-mail: São layouts bem desenvolvidos onde você pode facilmente montar seu e-mail com texto e imagens. Amo o MailChimp porque além de templates profissionais ele possui um editor de e-mail muito fácil de usar.
  • Widgets: Você pode inserir estes em seu site para coletar endereços de e-mail para suas promoções (por exemplo, “Inscreva-se para receber novidades”).

Essa gama de ferramentas torna o e-mail marketing muito eficiente. Quando comparamos as ferramentas de marketing o e-mail marketing é considerado uma verdadeira metralhadora de vendas.

O que funciona e o que não funciona no marketing para fotógrafos?

Funciona:

  • Mantenha uma periodicidade pelo menos mensal.
  •  Pense nos melhores momentos para enviar uma campanha, como Natal, Dia das mães, dia dos pais.
  • Divulgue as novidades do seu site e blog. Mostre a seu público seus novos posts
  • As pessoas gostam de personalização. Segmente as suas listas em grupos e envie informações personalizadas ou promoções para cada grupo. Ex: Para o grupo de gestantes envie campanha de dia das mães
  • Utilize um design de e-mail que alinhado com a sua marca.
  • Use o seu nome completo ou nome da empresa no campo “De”.
  • Incluir informações de contato como telefone, site e redes sociais, em destaque se possível.
  • Revise seus e-mails para evitar erros de ortografia e gramática.
  • Escreva linhas de assunto de no máximo 50 letras ou 4 palavras

Não Funciona

  • Escrever conteúdo diferente do campo assunto.
  • Termos como “Urgente!”, “Promoção”!
  • Divulgar muitos links para clicar.
  • Enviar e-mails aos finais de semana não funciona
  • Não crie mensagens que pareçam com anúncios, isso afasta os clientes.
  • Não crie assuntos/títulos tímidos como “conheça o meu trabalho”

 

Tipos de campanhas de e-mail marketing

Envie conteúdo que é relevante aos seus clientes e prospects. O objetivo no envio de um e-mail é o relacionamento com um público que quer o tipo de trabalho que você está produzindo.

Nós costumamos segmentar nossos e-mails em grupos de interesse: clientes de fotografia de casamento, de fotografia infantil, de gestantes e Newborn. A própria ferramenta ajuda nessa organização.

Desta maneira só enviamos o conteúdo relevante com argumentos de venda que impactarão cada segmento separadamente.

Além disso, criamos campanhas para divulgar nossos novos posts em nosso blog, para contar a nossos clientes nossas novidades mais recentes.

E também divulgamos as promoções sazonais. Como Natal, Páscoa etc.

 

Nossos Resultados com e-mail marketing:

Nós utilizamos a versão paga do MailChimp que custa pouco mais que R$23 por mês. Se você fizer uma simples conta, a cada mês que você fechar um contrato, tenho certeza que a ferramenta irá se pagar facilmente.

Hoje 30% da nossa agenda é fechada com a ajuda do e-mail marketing. Como acontece?

 

Os nossos prospects vão até o nosso site e solicitam orçamentos ou receber novidades por e-mail.

Então enviamos periodicamente atualizações sobre posts, informações sobre nossos serviços e divulgação de nossa marca para estes interessados (leads). A cada disparo que é feito quinzenalmente obtemos muitas solicitações de orçamento que geram contratos. É uma grande forma de complementar as vendas com um esforço inteligente.

 

Grandes cliques e boas Vendas!

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8 Comentários

  1. Rodrigo Terra

    Animal o post, curti muito, ta de parabéns! Para mim que to começando agora, realmente vale a pena, muito legal.

  2. Pingback: Quatro maneiras fáceis de fechar mais contratos com o seu site de fotografia - Marketing para Fotógrafos

  3. Pingback: Mix de Marketing - os 4 P’s de Marketing para Fotógrafos - Vendas e Marketing para Fotógrafos

  4. Pingback: Como começar um negócio de fotografia

  5. Murilo

    não tem programa em portugues???

    • Oi Murilo,
      Infelizmente ele é em inglês mas se você utilizar o google chrome basta clicar em traduzir página que fica tudo em português.

      Abs

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