3 Provas que o Facebook para Fotografos não Morreu

Guia de Conteúdo

Como você deve usar o Facebook para Fotografos para sair da crise

De alguns anos para cá, muitos fotografos têm desacreditado no poder que o Facebook tem. Não é a toa que hoje é a maior rede social do mundo e a mais utilizada pelo povo brasileiro. Esse descrédito é muito por conta da redução da visualização dos posts, que antes eram muito maiores organicamente e hoje funciona de forma paga.

Neste artigo de hoje quero te mostrar que ainda existe vida no Facebook e existem formas de se usar o Facebook para atrair Clientes de Fotografia. Recentemente desenvolvi o projeto Facebook para Fotografos onde você pode ter mais informações.

 

Atraia Clientes Organicamente sem gastar nada


Entenda como o Facebook escolhe o que vai mostrar através do EdgeRank. Você não entendeu errado, o Facebook escolhe o que irá mostrar primeiro. Eu criei para você um quadro bem explicativo de como isso funciona, veja abaixo:

O objetivo do Facebook é entregar o CONTEÚDO certo para as pessoas CERTAS, na hora CERTA, para que essas pessoas não percam as melhores histórias para a vida delas.

Sendo assim o seu algoritmo valoriza os seguintes fatores:

INTERESSE:

Essa variável diz respeito do engajamento dos seguidores com o criador do Post, quanto maior maiores são as chances.

 

POST:

Aqui o Edgerank analisa a performance recente da postagem. É a tração da sua mensagem. Ou seja, se nos minutos anteriores a sua postagem tiver uma boa performance, ela tem tudo para melhorar ou até viralizar.

 

CRIADOR:

Mede o desempenho recente dos últimos posts. Aqui o Facebook observa seu histórico recente. Se os seus últimos posts foram interessantes para a sua audiência, maiores as chances do seu post ser mostrado organicamente. Do contrário, mesmo com um excelente post, você pode ter dificuldades em mostrar sua mensagem sem pagar nada.

 

TIPO

Essa variável refere-se ao tipo de post que seus seguidores preferem. Tente identificar qual é a preferência do seu público e faça mais tipos desse post. Uma dica, vídeos engajam 2x mais que fotografias. E lives 3x mais. Fica a dica.

 

RECÊNCIA

Já notou que na sua timeline, a maioria dos posts tem no máximo 24 horas? É porque o Facebook valoriza conteúdos novos e frescos. Então tenha sempre um bom post para engajar seu público. No Facebook para Fotografos você encontrará o que você pode fazer para melhorar todas essas variáveis.

Atração de Clientes

Atração de Clientes

ANÚNCIOS:

Hoje em dia fazer anúncios é a melhor maneira de superar a concorrência, desde que você conheça as ferramentas certas para fazer as suas campanhas, escrever seus anúncios e otimizar seus resultados e campanhas.

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Facebook Fotografia

Pixel do Facebook:

É nesta ferramenta que mora toda a inteligência do Facebook. Ele é capaz de rastrear todos os passos dos seus potenciais clientes pela internet e replicar padrões e comportamentos de compra. Isso quer dizer que se você mostrar para o Facebook pelo menos 25 clientes seus, o Facebook é capaz de gerar um público de comportamento semelhante dentro do Facebook. Por exemplo, se as pessoas que contrataram você ou pediram um orçamento a você curtem sete tipos de fanpages iguais até chegar a você, o Facebook vai mapear esse padrão e indicar a você clientes semelhantes. É o que chamam de LookLike.

Redação dos Anúncios (Copy):

Sabe quando você vê aqueles anúncios chatos e nem percebe o que contem nele? O que acontece é que ele é igual a todos os outros. Não são direcionados a você. Não entendem o que você necessita.

Mas existem outros que são irresistíveis e quanto mais lemos, mais temos vontade de clicar e comprar, já percebeu?

E sabe qual é a diferença dos dois? O processo Criativo e a redação publicitária.

Vou te dar duas dicas para fazer bons anúncios:

Dica 1 – Seja o mais específico possível. Fale para seu público e se possível o chame pelo nome.

Dica 2 – Escreva aquilo que o seu público alvo quer ouvir, ou melhor, ler. Não adianta você escrever sobre cuidados com a saúde para noivas. Você tem que escrever sobre a realidade que ela passa. Dessa forma ela vai se identificar com você.·.

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Otimizar Campanhas

Bem esse é o princípio das campanhas de sucesso no Facebook, testar, descartar o que está errado e turbinar o que está dando certo. Mas para fazer isso você deve prestar atenção nos relatórios de suas campanhas. E também separar elas por tipos de imagens e textos.

CHATBOT MESSENGER

Você já recebeu minhas mensagens pelo meu Robot do Facebook? Com ele eu posso automatizar várias mensagens como:

Vender sem parecer que estou vendendo

Você pode desenvolver o Inbound Marketing com conteúdos interessantes e enviar para os seus seguidores. Fazendo com que eles abram todas as suas mensagens, gostem dos materiais e peçam para contratar você… isso mesmo… o nível de confiança fica tão alto que ele pede para comprar de você.

 

Funis de Venda

Já reparou na quantidade de potenciais clientes que passam pelo seu site facebook todos os dias? E se você pudesse ao menos lhe enviar uma mensagem de até breve? Ou educar seu cliente construindo o valor do seu trabalho, para que mai adiante ele volte a te considerar, pedir informações e fechar um contrato com você. Bem tudo isso pode ser construído e o melhor, automatizado com o chatbot do facebook.


O que vimos até aqui:

Se você pensa que o Facebook morreu, está muito enganado. Ele continua sendo a maior e mais ativa rede social do Brasil e do mundo.

E se você pensa em fazer sucesso nesta rede social, considere melhorar suas postagens orgânicas ter uma performance satisfatória.

O Facebook disponibiliza seu sistema de anúncios, onde você pode investir em diversos tipos de campanhas personalizadas.

A grande febre do momento são os Chatbots do Facebook onde você automatiza mensagens e envia inbox para os seus seguidores.

Todas essas informações nos fazem acreditar que o Facebook para Fotografos ainda é o melhor lugar para se fazer Marketing quando falamos de redes sociais.