OS 3 MOTIVOS que fazem você perder contratos de Fotografia

Você envia orçamentos e propostas e os clientes simplesmente somem?

São os Clientes Fantasmas!

Aqueles que somem depois que recebem as suas propostas.

 

E muita das vezes seu cliente acha que fotografar é algo superficial, que não existem investimentos em equipamento e principalmente em estudo para alcançar um nível profissional.

Proposta de Orçamento de Fotografia

Por acaso você está percebendo que os seus clientes não valorizam o seu trabalho?

 

Por mais que você se esforce investindo seu tempo estudando edição e aprendendo novas técnicas fotográficas como direção, composição e iluminação para oferecer uma fotografia de extrema qualidade, o seu cliente ainda acha a sua fotografia CARA?

 

Toda essa situação parece ser muito chata, não é?

 

Clientes que pedem  orçamentos e somem, Clientes que não Valorizam seu Trabalho e Clientes que que só querem preço Baixo e acham a sua fotografia cara.

 

Sabe quem é o grande vilão disso tudo estar acontecendo?

 

Você!

 

Quer saber como mudar essa situação?

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Continue acompanhando para descobrir os 3 motivos que fazem você perder clientes.

 

 

Motivo #1- Interesse

Seu cliente não se interessou pela sua proposta.

Mas como? Se ele entrou no seu site, gostou das suas fotos e entrou em cotato com você.

 

O que pode ter acontecido?

 

– Você não conseguiu Estabelecer uma Comunicação e entendimento da sua identidade, do seu posicionamento e da experiência que pode proporcionar.

 

– Os clientes gostam de pessoalidade, ouvir Histórias e se relacionar com a pessoa nós despertamos o interesse.

 

Entenda, a Proposta que você envia não é uma tabela de preços. Ela é a construção do seu posicionamento e deve conter coisas interessantes. Informações úteis que falem diretamente ao seu cliente.

 

Além disso, você deve utilizar a mensagem que antecede a sua proposta, seja ela por email, Messenger ou até WhatsApp para iniciar o seu diálogo dizendo coisas interessantes que despertem a curiosidade e inicie a construção de interesse.

 

As pessoas só se interessam por aquilo que é importante para elas.

 

E o que é importante para o seu ClIente?

 

Fale sobre isso ao seu cliente.

 

Encontre os argumentos que são mais importantes para os seus clientes e fale sobre isso antes de mostrar a sua proposta.

 

Para você ter uma ideia, eu e meus alunos temos convertido muitos contratos através do WhatsApp e isso só está sendo possível por construir o INTERESSE junto ao cliente com suas mensagens..

 

 

 

 Motivo #2 – Proximidade e Comprometimento

 

– Clientes não procuram apenas pelo registro ou por simplesmente eternizar momentos. Eles querem que você faça parte daquele dia e contribua para que seja uma EXPERIÊNCIA especial.

 

– Pensa na última vez que você conheceu alguém interessante. Tenho certeza que essa pessoa tinha histórias e experiências muito interessantes e isso impressionou você. Quais são as histórias que você pode contar ao seu cliente?

 

– Clientes têm a necessidade de confiar no fotógrafo. O primeiro passo que você tem que construir antes de tudo é a proximidade.

 

– E não confunda proximidade com intimidade.

 

– O quanto você está comprometido com o seu cliente? A sua resposta deve ser 100%…

Mas o quanto seu Cliente percebe isso em você?
– Quantas informações você mostra a seu cliente?

Você sabia que seu cliente tem os seguintes tipos de dúvida:
– Aquelas que ele sabe que têm e você também conhece –> Reforçar as informações

– Aquelas que ele NÃO sabe que tem mas você CONHECE -> Enviar Informações

– Aquelas que ele SABE que tem e você NÃO conhece. -> Fazer perguntas certas

 

Então a melhor forma de estabelecer esse comprometimento é respondendo todas as perguntas e dúvidas. E existem formas bem espeíficas de fazer isso. O primeiro passo é começar a fazer as perguntas certas para descobrir e estabelecer uma relação de COMPROMETIMENTO.

 

COMPROMETIMENTO=LEALDADE

 

 

Motivo #3 – Comunicação com o Cliente

Não estou falando de Comunicação de Marketing ou marca. Estou falando da troca de mensagens, se expressar e ser entendido.

Você deve estar perdendo muitos clientes e muito dinheiro por não ter um processo estruturado de envio de propostas e orçamentos.

Quer ver só, vou fazer um teste com você:
Sabe definir o seu processo de envio de propostas por Email?
É o mesmo pelo WhatsApp?

Sim

E é aí que você está errando feio.

Por não saber mostrar ao cliente tudo aquilo que oferece de forma CLARA em cada tipo de canal de comunicação.

Mostrar Seus diferenciais. Como você dirige seus clientes. Como surpreende com seu olhar. Como você faz da sua fotografia algo único.

“Mas Leo, eu explico tudo, juro…”

Saiba de uma coisa, o foco da Comunicação não está no Emissor e sim no Receptor.

Se o seu cliente não entende sua proposta.

Se ele não vê nenhum diferencial… porque você usa o mesmo modelinho de 2010 e não reparou que os clientes mudaram.

Eles querem agilidade. Clareza. Precisam tomar decisões mais rápidas.

E você está super perdido.

Pense comigo… Se ele não entende o PORQUÊ você diz que tem um olhar diferenciado.

E o pior, você pode estar sendo mal falado e perdendo sua reputação.

Veja essa história:

Um amigo fotógrafo ganhou uma certa reputação e até uns 2 anos atrás, tinha a agenda lotada.

E ele não se preocupava muito com a sua comunicação enviava seus orçamentos e propostas quando queria e da forma mais ultrapassada possível.

E o que aconteceu?

Seus clientes começaram a achar ele um fotógrafo CARO.

Tudo bem que suas fotos são espetaculares.

Mas não ter um processo de Envio de Propostas estruturados e de acordo com o seu cliente atual, estava acabando com sua reputação.

 

E na minha opinião perder a REPUTAÇÃO é até pior do que perder clientes e dinheiro.

E se você precisa se atualizar veja aprenda a Enviar Propostas e Orçamentos.

E o que u Processo de Envio de Propostas deve ter:

– Atração de Interesse

– Pessoalidade

– Clareza

– Direcionamento Lógico

– Modelos diferente para Email, WhatsApp e Fb Messenger

– Interatividade

– Segurança

– E muitas outras coisas…

Se você precisa se aprofundar, baixe agora o Ebook.

 

 6 elementos em uma Proposta de Orçamento