3 dicas para definir o seu Público Alvo de fotografia e vender muito mais!

Público Alvo de Fotografia – Separamos 3 dicas que ajudará a você definir o seu mercado.

Quando decidimos fotografar profissionalmente e montamos a nossa empresa de fotografia, só tínhamos uma certeza.  Sabíamos exatamente qual tipo de cliente queríamos atender. Definimos o nosso cliente ideal. Entendíamos perfeitamente quase todas as suas características e desejos. E isso foi fundamental para o nosso sucesso. Ajudou a definir o nicho de mercado, os produtos a serem oferecidos e até na estratégia de precificação.

Continue lendo esse artigo para saber mais sobre:

– A importância do Público alvo no Marketing para Fotógrafos

– Como definir ou redefinir o seu Público Alvo

– Benefícios de entender o seu Público Alvo

 

Dica 1 – A IMPORTÂNCIA DO PÚBLICO ALVO NO MARKETING PARA FOTÓGRAFOS

Em mercados concorridos como o de fotografia, a definição do público alvo ou Target é um dos pontos mais importantes dentro do planejamento de marketing para fotógrafos. A sua definição auxilia a compreender um segmento ou uma fatia do mercado que se deseja explorar.

No mercado de fotografia existem vários tipos de clientes. Avaliando fotógrafos iniciantes, vejo que muitos possuem equipamentos de última geração e técnica apuradíssima. Porém não sabem identificar o seu cliente ideal.

Muitos iniciantes acham que é o cliente que escolhe. Mas na verdade, para o verdadeiro fotógrafo profissional, é ele quem deve escolher o tipo que cliente quer oferecer os seus produtos.

Então alguns marinheiros de primeira viagem iniciam suas atividade atirando para todos os lados. Desde fotografia de moda a Pet books, passando pelo mundo da fotografia de produtos até aventurar-se pelo mundo dos recém nascidos – Newborn. Quando o correto é definirem o nicho e o público target que desejam trabalhar.

Gostamos de dizer que a definição do público alvo é como a escolha da pessoa com quem casamos. Se você não escolher bem, esse relacionamento um dia ficará sem graça e infeliz. E é aí que as coisas começam a desandar.

Público Alvo fotografia

www.olhaopassarinhofotos.com.br

Então defina o seu público alvo e entenda o seu cliente ideal. Desta forma você terá a certeza do nicho de fotografia que deverá seguir trabalhando.  Além disso, a definição de quais produtos deseja oferecer também fica bem facilitada. Outro ponto que é bem esclarecido e muitos têm grande dificuldade é a definição correta dos preços dos produtos e serviços.

3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS PARA FOTÓGRAFOS 

 

Dica 2 – COMO DEFINIR OU REDEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO

Se você deseja definir ou redefinir o seu público alvo, existem 2 passos para chegarmos lá.

1º Passo – Trace o perfil Sócio-demográfico do seu cliente:

– Qual é a faixa etária?

– Qual é o seu nível de renda?

– Onde eles moram?

– Quais são os seus hobbies?

– Quais são seus hábitos de compra ?

– Quais são seus gostos pessoais?

– Que tipo de fotografia que eles consomem e por quê?

– Quais são os medos e dores do seu cliente ?

 2º Passo – Identifique o estágio de vida do seu cliente

Apenas definir idade, renda, local onde residem e outros atributos não é o suficiente para definição do seu público alvo. Imagine que você tenha chegado a conclusão que o seu target possui as seguintes características:

“Mulheres de 25 a 35 anos, da classe B e C, que residam na região X…“

Ainda não é o suficiente, você ainda deverá definir em que estágio de vida o seu cliente está. Com estas características podemos definir que o público alvo está no estágio materno e são mães com filhos pequenos ou que são mulheres em momentos pré-nupciais.

Embora possam ter as mesmas características sócio-demográficas, existe uma grande diferença em seus estágios de vida. Então as decisões de compra serão completamente diferentes.

Dica 3 – BENEFÍCIOS DE ENTENDER O SEU PÚBLICO ALVO

Agora, com todas as características do seu público alvo identificadas, ficou mais fácil entender o principal benefício desse mapeamento é a definição de estratégias de marketing para fotógrafos que você pode implementar em seu negócio.

Para exemplificar se você definiu que o seu cliente ideal são homens e mulheres com idade entre 25 e 35 anos sem filhos, pertencentes a classe B/C que possuem relacionamento sério e estão em um estágio onde pretendem se casar . Você pode optar pelo nicho de casamentos.

Entendendo as necessidades desse perfil, você poderá definir quais são os produtos adequados ao seu target.

E por último, sabendo do seu nível de renda e social, podemos definir a estratégia inicial para formulação de preços dos produtos e serviços oferecidos.

leia também: Estratégia de preços de fotografia

 

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Leia também: COMO COMEÇAR UM NEGÓCIO DE FOTOGRAFIA

 

CONCLUSÃO – RECAPITULANDO:

Entender o seu público alvo e definir seu cliente ideal é um dos pilares das empresas de sucesso. Não seria diferente com fotografia e fotógrafos.

Nesse artigo tivemos a oportunidade de compreender a que importância da definição do público alvo no Marketing para Fotógrafos é muito semelhante à escolha da pessoa com a qual passaremos todos os dias da nossa vida. Se não escolhermos bem, algo de ruim pode fazer com que esse relacionamento promissor acabe muito antes de se consolidar.

Vimos também que definição ou redefinição do seu target passa por dois passos vitais: a identificação do perfil sócio demográfico e a definição do estágio de vida do cliente.

Por último identificamos os principais benefícios que o entendimento sobre o seu Target podem trazer para o seu negócio como definição de produtos e estratégia correta de preços.

Nesses anos de experiência, nosso público alvo fotografia teve algumas variações. E para vender mais, todos os anos fazemos esses mesmos exercícios que listamos acima.

Espero que tenham gostado, desejamos bons cliques e grandes vendas!

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

27 Comentários

  1. Marco Aurélio

    Bom dia
    Eu tô começando a fotografar alguns eventos e fazer ensaios mas ainda tô perdido, por ainda ter poucos clientes e assim, poder traçar um perfil a ser trabalhado.
    Qual é a melhor dica neste caso?

    • Oi Marco,
      A dica é a tática PHD… conhece???

      P= Paixão – o que vc fotografa com Paixão

      H= quais são as suas maiores Habilidades

      D= Será que dá Dinheiro?

      Ajudou?
      Abs
      Leo Castro
      Marketing para Fotógrafos

  2. Ellan Lustosa

    Olá, interessado em suas dicas comecei a separar um material fotográfico para montar um site. Sempre trabalhei como fotojornalista em agências ou seja freela, mas nem tanto, pois enviava para agências que indicavam pautas. Ao ler suas dicas bati de frente num abismo que é a definição do cliente. Gostaria de continuar trabalhando com fotojornalismo, ou seja, temas diversos. Gostaria de sua opinião para me preparar para um mercado que é fechado por agências? Talvez prepara um portfólio para enviar para jornais, revistas, sites para me contratarem direto? Obrigado e parabéns pelo seu trabalho em orientar outros fotógrafos num mercado tão competitivos.

    • Oi Ellan,
      esse mercado é um pouco diferente.
      Além de um bom portfólio, você precisará de um excelente relacionamento.
      Não é QI e sim relacionamento e parceria.
      Procure as pessoas responsáveis e tente se conectar de alguma maneira.
      Mantenha contato e aproveite as oportunidades quando surgirem.

      Abs
      Leo

  3. Olá Leo,

    Parabéns pelo excelente texto. Mas gostaria de emitir alguns comentários, ok?
    É verdadeira a afirmativa que: “ter uma Nikon não faz de você uma fotógrafo, faz você proprietário de uma Nikon.” Isto então implica que podemos ter o melhor equipamento, mas sem planejamento não sairemos do lugar.

    Penso que o fotógrafo amador (entusiasta), fica louco fotografando para todos os lados por não saber o seu público-alvo. Entretanto, isto é, até um certo momento da carreira, muito válido e incentivado – pelo menos por mim (amador entusiasta). Ao sair fotografando todos os gêneros da fotografia, o aspirante a fotógrafo poderá ver, sentir, participar, dos gêneros fotográficos e assim ficará melhor a definição do seu público. Seria como um estágio em diversos setores e depois de um tempo, com uma certa maturidade, poderá ver aquilo que gosta e não gosta de fazer, seja na empresa ou na fotografia.

    Se eu fotografei pet mas não me senti bem com a algazarra dos caninos ou a preguiça dos felinos, já sei que fotografia pet não faz meu estilo. Mas veja que, se eu dedicar todo o meu esforço/ recursos em equipamentos e marketing (online e impresso) em um gênero pelo “achismo”, pode ser muito desagradável ter perdido tanto tempo.

    Resumindo, podemos usar o seu exemplo de casamento, raramente casamos com a nossa primeira namorada. Namoramos com “louquinhas”; “certinhas”; “explosivas”. “doces”, enfim, “estagiamos” na busca do grande amor para casar. E acredito que o amor a fotografia é assim, o amor acima de tudo.

    Então, que gastemos muitos cartões! Castiguemos o sensor de nossa câmera até “nos encontrámos” no gênero fotográfico. Depois então, sentamos e escolhemos o nosso público.

    Obrigado.
    PS: Peço que visite o meu blog: http://40photos.blogspot.com.br/ e me diga o que achou se possível. Ah… posso copiar muitos dos seus textos e publicá-los por lá lincando a fonte?

    • Oi Lucas,
      você está correto em todas as afirmações.
      Em qualquer área e não somente na fotografia, temos que experimentar determinadas situações para tomarmos decisões mais estratégicas.

      Visitei o seu blog e é muito bom para a contribuição na fotografia.
      Você está autorizado a publicar meus artigos, desde que cite a autoria e mantenha todos os links conforme postagem original.

      Obrigado pela contribuição!

      Abs
      Leo Castro

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  11. Maisa Osterno

    Léo, como faço para obter essas informações que você se refere no perfil sócio demográfico? Seria montando um questionário e enviando para o cliente responder no dia em que estiver fechando contrato, ou de que forma, em qual momento??

    • Oi Maisa,
      O perfil sócio demográfico que me refiro é o de planejamento de público alvo, ou seja, aquele que você deseja trabalhar. Este você mesmo define.

      Depois, se você deseja identificar o perfil dos seus clientes atuais, basta enviar o questionário. no fechamento do contrato.

      A coleta desses dados é muito importante para fechar parcerias.

      Espero ter esclarecido, mas fique a vontade para esclarecer mais dúvidas.

      Abs
      Leo Castro

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  16. Maisa Osterno

    Você está de parabéns, concordo com tudo que você diz, esse é o caminho mesmo!! Vou divulgar esse site para todos que conheço. Valeu!

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  19. Éverson Neves

    Parabéns Leo pela iciativa, estou aprendendo muito com as dicas.

    • Oi Éverson, muito obrigado!
      Fico feliz em saber que está aprendendo.
      Se tiver alguma dúvida estamos a disposição.

  20. Paulo Guedes

    Depois de muitos anos trabalhando com fotografia de eventos sociais entendo a importância de ter o púlico alvo bem definido. Se pudesse voltar atrás faria muita coisa diferente. Leo parabéns pelo artigo!

    • Obrigado Paulo, mas ainda bem que você pode aplicar a definição do seu público alvo agora. Ajudará muito tenha certeza.

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