Definir preços de fotografia para iniciantes
Como definir preços de fotografia na fotografia profissional?
Além de entender quanto cobrar, você vai perceber a importância do Marketing para Fotógrafos nos nossos negócios.
Definir preços não é apenas uma disciplina matemática como alguns fotógrafos tratam. E sim uma estratégia para o seu negócio decolar ou não.
Como muitos leitores tem me enviado comentários, vou usar esse espaço para responder e ajudar outros colegas como você, que pode ter a mesma dúvida ou não saber determinadas técnicas.
Então, dando continuidade a série de dúvidas, hoje esclareceremos sobre preços:
Leo,
Tenho meu emprego e minha esposa também, mas Fotografia é o que nós estamos apostando, pois não existe coisa melhor do que trabalhar com o que gostamos não é?
Minha Esposa recebeu um convite para fotografar o Aniversario do filhinho da amiga dela, no qual ela adorou, pois é apaixonada por crianças, e me perguntou quanto cobrar.
Como não tenho a mínima ideia, falei para cobrar R$300,00 por 150 fotos tratadas em DVD, por no máximo 03hrs de permanência na festa, isso sem falar se ela quiser o Fotolivro, aí tenho que colocar os custos de fora.
Então minha pergunta principal é essa, como chegar e quanto cobrar pelos nossos serviços, lembrando que estamos começando agora… Muito obrigado pela oportunidade!
Wilson.
Meu amigo, essa sua passagem me fez lembrar exatamente a época que começamos na fotografia em 2010.
A minha esposa era responsável pelo editorial de moda de uma grande empresa do ramo de beleza. Tínhamos acabado de receber o maior presente que um casal pode receber, o nosso filho.
Naquele momento muitas dúvidas rondavam a cabeça dela. Ela não queria voltar a trabalhar em uma empresa tradicional, com chefe, obrigações formais e regras rígidas. Queria empreender e trabalhar naquilo que mais gostava que é fotografia e crianças!
Ela me contou a sua ideia de transformar a nossa paixão por fotografia em um negócio. Eu prestei atenção silenciosamente por 15 minutos, e ao fim da conversa perguntou o que eu achava. Se eu poderia ajudar com os meus conhecimentos de negócios e marketing
Perguntei a ela qual seria o seu público alvo? E ela me respondeu: pais e mães que procuram eternizar momentos nas vidas de seus filhos e que acima de tudo valorizam fotografia.
Em seguida perguntei qual seria o serviço oferecido e ela desdobrou em detalhes o tipo de serviço que gostaria de oferecer. E foi falando sobre tudo de fotografia que tinha raciocinado.
Tive uma ótima impressão! Ela já tinha na cabeça quase todo o modelo de como iniciar na fotografia de forma profissional.
Porém a maior dúvida dela era como definir preços. Montamos uma planilha com todos os custos envolvidos, o quanto que ela desejava ganhar inicialmente e a quantidade de sessões estava disposta a fazer mensalmente. O valor era um pouco acima do mercado.
Além disso, definimos que a nossa estratégia de preços seria a de Penetração de Mercado. Onde buscaríamos oferecer um preço um pouco abaixo dos líderes de mercado por três meses e depois ter um preço Premium, ou seja, acima do mercado.
Ela tinha uma grande dúvida, como poderia cobrar caro por algo que nunca tinha oferecido a ninguém e não sabia se o preço era justo?
Como na indústria de consumo, todo produto/serviço que é lançado, precisa ser testado ou degustado antes de ser comercializado. E foi exatamente isso que sugeri. Oferecer a cinco pessoas selecionadas (2 amigas e 3 desconhecidas) os serviços sem custo algum apenas cobramos por álbuns e impressões.
Na hora ela não entendeu e questionou como poderia trabalhar de graça? Eu pacientemente expliquei que aquilo era um investimento e o retorno seria magnífico. Pois serviriam de teste para aprender e aperfeiçoar o serviço.
Além disso, ao selecionar os clientes pudemos selecionar as pessoas que tinham as características do nosso público alvo.
Outro ponto positivo foi a como montar o portfólio de fotografia. Esses cinco ensaios permitiram montar um portfólio fabuloso que provavelmente não montaríamos em um prazo tão curto.
Mais uma vantagem foi em relação ao site de fotografia, com belíssimas imagens de clientes selecionados com o perfil do nosso target.
Por fim, fizemos uma pesquisa de preços e, na época, o preço médio dos melhores fotógrafos aos quais nos comparávamos e percebíamos ter um produto compatível ou até melhor girava em torno de R$1000 (preço hipotético). Nosso posicionamento foi 5% abaixo dessa média.
E três meses depois alteramos nossa política de preços passando a ter valores de 20% a 30% acima da média e com uma agenda cheia.
Então Wilson, meu amigo, eu te indico colocar no papel todos os seus custos, o valor que desejam ter de retorno e o quanto trabalharão em fotografia. Após esse cálculo você vai ter o preço mínimo que deve cobrar para ter um retorno feliz.
E ao invés de cobrar “baratinho” para poder começar na fotografia, vale mais a pena investir e fazer alguns serviços sem cobrar. Veja o resultado, se não for satisfatório estudem mais. Mas não caiam na tentação de cobrar pouco para entrar no mercado com a esperança de melhorar depois.
Essa é um pouquinho da nossa história!
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