Escolha sua Política de Preços na fotografia

Para entender como cobrar por serviços de fotografia precisamos levar em consideração, além dos custos, a escolha da política de preços na fotografia mais adequada.

Muitas vezes encontramos no mercado serviços de fotografia similares com preços absolutamente diferentes. Essa diferença está diretamente relacionada com a política de preços que cada fotógrafo resolvem adotar.

Seguir uma política de preços adequada ao seu negócio de fotografia é o primeiro passo para obter sucesso em relação a preços para fotógrafos.

 

 Leia o nosso último artigo: ESTRATÉGIA DE PREÇOS DE FOTOGRAFIA

Politica de preco de fotografia

Olha o Passarinho Wedding

Como fotógrafos definem políticas de preços

Quando um cliente de fotografia observa um serviço de fotografia com preço muito abaixo do mercado, o consumidor poderá duvidar da qualidade do serviço. Porém, quando este valor é acima da média, ele acredita que terá mais vantagens e benefícios, mas este preço elevado terá que ser justificado através de uma grande percepção de valor para convencer o cliente.

Por isso é imprescindível adotar a política de preços de fotografia correta.

As principais políticas de preços são:

 

Preços Padrão ou Standard:

São os preços médios de fotografia. Aqueles que o cliente está acostumado a pagar e que o fotógrafo deverá seguir para entrar no mercado. Vantagem: Fácil de ser aplicado, pois uma simples pesquisa de preços mostra o valor praticado pelo segmento de fotografia. Desvantagem: É necessário maiores esforços de marketing para diferenciar-se do mercado de fotografia.

 

Preços diferenciados:

São os preços de fotografia que variam de acordo com a qualidade do serviço. Quanto maior a qualidade e valor percebidos, maior será o preço do serviço de fotografia. Vantagem: Pode obter uma maior margem de lucro quando aplicado corretamente. Desvantagem: Exigem conhecimento apurado do cliente e do público alvo.

Saiba como Definir o seu público alvo.

 

Preços únicos:

É a política de preços únicos para todos os clientes de fotografia. Essa é uma estratégia pouco utilizada, pois ela costuma ser muito inflexível e a cada dia que passa o cliente de fotografia busca por um serviço de fotografia mais flexível. Vantagem: Unificação dos preços dos serviços. Exemplo, definir o preço da sessão em estúdio por hora. Desvantagem: Perda de clientes devido a não flexibilização dos serviços.

 

Preços Negociados

É a política de preços exclusiva para cada cliente. Muito utilizada por fotógrafos fine-art, moda e produtos. Essa política de preços é necessária para serviços customizados e exclusivos para cada cliente. A sua vantagem é a flexibilidade de serviços de fotografia. Tem como desvantagem a exigência de capacidade de negociação por parte do fotógrafo.

 

Agora que você conheceu as principais políticas de preços na fotografia, reflita sobre a sua política atual. Ela é adequada aos seus clientes de fotografia? Está de acordo com os preços praticados?

No próximo artigo discutiremos as principais estratégias de preços, aguarde!

Bons Cliques e Grandes vendas!

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

2 Comentários

  1. Pingback: Como montar pacote de fotografia

  2. Pingback: 5 formas de atrair clientes de fotografia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *