Como começar um negócio de fotografia
Todo profissional de fotografia já passou pela etapa de como começar um negócio de fotografia profissionalmente. Você tem algumas alternativas. Pode começar com um planejamento, se organizando, tratando de todos os pontos de negócio. Como definir o seu portfólio e seus produto, estabelecer suas estratégias de preço, definir seu público alvo e praça e promoção (4P’s de Marketing).
Ou pode começar de qualquer jeito, sem um plano, sem estratégia, deixando a maré te levar. Qual a diferença?
A diferença é que quanto mais organizado e planejado você estiver, mais chances de ter sucesso no seu negócio de fotografia você terá.
Guia de Conteúdo
Comece definindo seus objetivos!
Nicho de mercado:
Nicho de mercado é o ramo específico de um determinado mercado, nesse caso fotografia. Geralmente começamos a definir nossos objetivos de forma genérica.
Por exemplo, tenho um amigo que adorava fazer fotos de pessoas. Começou fazendo fotografia Infantil, gestante, casamentos até o momento que definiu a sua meta. Trabalhar com fotografia infantil.
Não é regra porém a maioria dos fotógrafos de sucesso começaram por um nicho da fotografia. Essa estratégia, principalmente no início, é importante para focar no tipo de equipamentos que precisa ter, conhecimento necessário e sobretudo o seu público alvo que falaremos a seguir.
Público Alvo:
Uma vez definido o nicho de mercado chegou a hora de definir o seu target. Seja específico e defina quem é o seu cliente, onde mora, nível de renda, estilo de vida e interesses.
Utilizando outro exemplo, certa vez conversava com uma amiga que iniciava um negócio focado em fotografia de animais – Foto Pet. Ela definiu o seu público alvo da seguinte maneira:
Quem é o cliente: Pessoas que amam e valorizam seus animais.
Onde Mora: Como ela não gostaria de se deslocar muito, optou em cobrir a zona sul, área nobre do Rio de Janeiro.
Nível de renda: Pessoas com renda acima de R$6.000 ou classe A.
Estilo de Vida: Ela reparou que muitas pessoas que moravam sozinhas, tinham nos seus PETs os seus melhores amigos. Essas pessoas caminhavam pela manhã ou aos finais de semana, pelas ruas com os seus animais e frequentemente os levavam aos petshops locais.
Interesses: Ela observou que essas pessoas se interessavam em cuidar dos seus animais e não mediam esforços para isso. Idas mensais ao veterinário eram frequentes. Serviços de banho e tosa idem. E assim ela definiu o seu público alvo.
Saiba mais aqui: 3 DICAS PARA DEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO DE FOTOGRAFIA
Defina seu preço:
Ao definir seu preço calcule o quanto irá obter de lucro com cada um dos serviços oferecidos. Não se esqueça de listar todas as suas despesas e custos. Seja conservador. Não se arrisque tanto neste início.
Defina seus preços: 3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS
Tenha um plano:
Utilize a técnica dos 4P’s de Marketing para lhe ajudar. Defina o quanto você quer trabalhar. Quais serão os seus diferenciais perante seus concorrentes. O que você acha que é necessário para o seu business dar certo.
Defina o que será vendido. Quais produtos e pacotes. Quais serão os benefícios de cada produto e pacote. Onde você vai atuar e para quem vai vender, escreva tudo o que for necessário em um papel e coloque prazos para concretizá-los.
Aprenda mais sobre os 4 P’S DE MARKETING PARA FOTÓGRAFOS.
Não seja mais um na multidão
Comece pequeno, mas pense e planeje grande!
A sua empresa deve ser fácil de lembrar. Você pode registrar o negócio com seu nome ou escolher um nome que seja original e único. Essa decisão é pessoal, mas aqui estão algumas dicas para pesquisar um nome comercial:
Faça uma lista de 3-5 nomes que você mais goste e mostre aos seus amigos e familiares. As respostas deles podem salvar você de escolher um nome ruim para o seu negócio.
Leve em consideração:
Pesquisa – Será que o seu nome ser difícil de encontrar no Google?
Social – o nome da empresa está disponível em todas as principais redes sociais?
URL – o nome de domínio que você quer está disponível?
Marcas – Será que uma outra empresa com o mesmo nome cadastrado ou atuando fortemente no mercado?
Lembrança – o nome fácil de lembrar?
Logo – Será que o nome pode trabalhar bem com um logotipo?
Criar e registrar o seu site e contas de mídia social: Facebook, Twitter, Google+ e YouTube (mesmo se você não planeja usá-los neste momento é importante registrá-los).
Tenha um Portfólio
Será muito difícil conseguir clientes, se você não tiver álbuns e fotografias de exemplo e disponíveis.
O que é um portfólio?
O portfólio é a representação de seu trabalho atual e melhor, que reflete o estilo pessoal, o seu nicho e mais importante o trabalho que você quer fazer. Seu portfólio deve ser conciso para que os potenciais clientes tenham uma ótima impressão sobre você e o seu estilo.
Eu sou novo. Como eu desenvolvo um portfólio?
Criar um portfólio pode ser difícil se você está começando. Mas um portfólio é muito importante quando você é novo em um mercado. Não tenha medo de fazer algumas sessões de graça, a fim de criar as cenas exatas e estilo que você quer para mostrar em um portfólio para seus futuros clientes. Você vai atrair o seu cliente ideal através de imagens que melhor representem o seu estilo.
Saiba mais em: 6 Dicas de como fazer um portfólio de Fotografia
Tenha uma lista de clientes
Construa a sua lista de prospects?
Construir lista de prospects é o processo de atrair clientes ideais que podem contratá-lo. Um estúdio de fotografia não começa com muitos clientes, é preciso trabalho duro para recrutar pessoas interessadas e tráfego do site, para depois transformar esses leads em clientes.
Construa sua lista de clientes!
Construir devagar e sempre, um cliente de cada vez. Trate cada cliente como se fosse o seu cliente único (no início eles podem ser). Trate cada cliente como ouro, independentemente de quanto a pessoa gasta.
Ao iniciar, o boca a boca será o seu melhor amigo. O cliente deve adorar a experiência com o tanto que ela ou ele vai promovê-lo livremente para todos os seus amigos e familiares. Os primeiros clientes são a sua mais importante e, provavelmente, vai se transformar em ao longo da vida, os clientes da duradouros.
Tenha formulários de contatos espalhados pelo site. Obtenha endereços de e-mail ou seguidores de mídia social (especialmente no Facebook). Assim que tiver informações de contato de uma pessoa, é muito mais fácil para continuar interagindo através de um boletim informativo e-mail ou mídias sociais.
Aprenda COMO VENDER FOTOGRAFIA UTILIZANDO O E-MAIL MARKETING.
Adquira as ferramentas corretas:
Um negócio de fotografia não pode operar sem as ferramentas e os produtos certos. Alguns vão melhorar a qualidade do seu serviço, outros vão melhorar a sua eficiência. A lista inicial abaixo mostra algumas ferramentas. É uma lista de sugestões de equipamentos que podem ajudar você e sua empresa. Suas necessidades variam e sua empresa pode funcionar sem alguns deles. Compre o que você precisa – não é o que você quer – e seu orçamento será muito mais otimizado:
- Câmera – Canon EOS 70D ( para iniciar é uma excelente câmera, mas pense em um full frame no futuro)
- Câmera reserva – Canon EOS 60D ou T5I
- Lentes – Canon EF 18-135mm + 50mm f1.8
- Flash (Pelo menos um) – Canon Speedlite 430 ou 630EX II
- Pilhas recarregáveis e carregadores – tenha pelo menos 2 jogos de quatro pilhas.
- Cartões de memórias – Pelo menos 2 de 8Gb
- Software de Edição – Photoshop e Lightroom
- Computador e Impressora
- Monitor de Alta performance
- HD externo para Backup – pelo menos um de 1 TB
- Site e presença Online
- Material de Marketing divulgação – Cartões de visita
Agora é a hora iniciar o negócio
Você pode ver pela enorme extensão deste artigo, existem vários fatores importantes a considerar antes de iniciar um negócio de fotografia. Se você cumprir todas as etapas desde o início, você terá muitas chances de percorrer um caminho de sucesso.
Aproveite o tempo, para arrumar tudo corretamente no início para que você esteja preparado mais tarde. Você vai apresentar-se como um profissional, porque você terá dado os passos certos para ser uma pessoa de negócios.
Utilize este artigo para criar um plano de ação. Ideias não significam nada se não colocar em prática. Manter um estado de espírito positivo durante a sua fase de crescimento vai ajudá-lo a combater a exaustão, frustração e insegurança. Vai ser difícil, e haverá alguns que vão desistir, mas você vai continuar firme porque se preparou como um profissional de fotografia.
Agora chega, comece o negócio que você sempre sonhou. Crie o seu próprio sucesso!
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