Como fechar contrato de fotografia contornando objeções
Essas são as famosas objeções na hora do fechamento do contrato de fotografia.
Nesse artigo vamos falar como contornar objeções para possíveis respostas negativas e tentar prevenir algumas objeções antes mesmo do cliente ir embora .
Principais Objeções em Fotografia
1- Quando o cliente não acredita no seu produto ou em você!
Solução: Criar autoridade através de depoimentos. Não só opiniões técnicas sobre as suas imagens, mas também sobre você pessoalmente.
Dica 1: Experimente gravar vídeos de clientes falando da experiência de ser fotografado por você. As pessoas costumam confiar e querer vivenciar as mesmas experiências das outras.
Marque na casa do cliente, no local da sessão ou até mesmo em seu estúdio. Ao longo do depoimento mostre algumas imagens que ilustrem a experiência dos seus clientes.
Veja um exemplo aqui:
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2- Objeção do terceiro elemento –
“Preciso falar com meu noivo, pai, mãe etc.”
Solução: Nesse caso você tem que colocar argumentos lógicos. Eu indico você criar um post falando dos benefícios e diferenciais que você oferece. Além do artigo você pode criar um vídeo mostrando argumentos lógicos, nesse caso o vídeo pode ser curto.
Tenha em mente que o cliente terá muitos argumentos emocionais, pois viu o seu trabalho, se encantou com as fotos e provavelmente gostou de você. Porém vai pedir a opinião a uma terceira pessoa mostrando algum material seu.
Então você pode argumentar dizendo que enviará um material específico para o cliente mostrar a essa pessoa.
Eu gosto pessoalmente do vídeo onde o fotógrafo fala diretamente com o cliente e mostra por que ele deve contratá-lo
Mais um exemplo legal aqui abaixo:
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3 – Objeção Eu não posso pagar por esse valor
Se a pessoa chegou até você, viu o seu site e pediu um orçamento. Seu posicionamento de preços está mal formado.
Nesse caso você precisa fazer um trabalho de construção de valor e mostrar ao cliente todos os benefícios por contratar você.
Outra alternativa é você sutilmente fazer a hierarquização dos gastos no evento ou projeto e mostrar a importância da Fotografia. Por que o cliente vai gastar uma imensa quantia no evento, e justamente no registro vai economizar
Por exemplo, a fotografia de casamentos. Você pode mostrar que aquele dia é único, e as fotografias vão ficar para sempre. Existem várias alternativas ao longo do relacionamento com o cliente para educá-lo com materiais que mostram essa importância e ajudar na hora de decidir por fechar o contrato de fotografia.
Por último, flexibilizar a forma de pagamento de forma segura é uma boa tentativa de fechar o contrato e não perder o cliente.
Lembre-se, a negociação é um processo que deve ser pensado desde o primeiro atendimento ao cliente. Todo o seu posicionamento deve conduzir ao fechamento do contrato. Dessa forma a sua negociação e o fechamento serão facilitados.
O que você faz para contornar essas objeções e fechar o contrato de fotografia?
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