Como começar um negócio de fotografia

Todo profissional de fotografia já passou pela etapa de como começar um negócio de fotografia profissionalmente. Você tem algumas alternativas. Pode começar com um planejamento, se organizando, tratando de todos os pontos de negócio. Como definir o seu portfólio e seus produto, estabelecer suas estratégias de preço, definir seu público alvo e praça e promoção (4P’s de Marketing).

Ou pode começar de qualquer jeito, sem um plano, sem estratégia, deixando a maré te levar. Qual a diferença?

A diferença é que quanto mais organizado e planejado você estiver, mais chances de ter sucesso no seu negócio de fotografia você terá.

 

Comece definindo seus objetivos!

Nicho de mercado:

Nicho de mercado é o ramo específico de um determinado mercado, nesse caso fotografia. Geralmente começamos a definir nossos objetivos de forma genérica.

Por exemplo, tenho um amigo que adorava fazer fotos de pessoas. Começou fazendo fotografia Infantil, gestante, casamentos até o momento que definiu a sua meta. Trabalhar com fotografia infantil.

Como começar fotografia

Não é regra porém a maioria dos fotógrafos de sucesso começaram por um nicho da fotografia. Essa estratégia, principalmente no início, é importante para focar no tipo de equipamentos que precisa ter, conhecimento necessário e sobretudo o seu público alvo que falaremos a seguir.

Público Alvo:

Uma vez definido o nicho de mercado chegou a hora de definir o seu target. Seja específico e defina quem é o seu cliente, onde mora, nível de renda, estilo de vida e interesses.

Utilizando outro exemplo, certa vez conversava com uma amiga que iniciava um negócio focado em fotografia de animais – Foto Pet. Ela definiu o seu público alvo da seguinte maneira:

Quem é o cliente: Pessoas que amam e valorizam seus animais.

Onde Mora: Como ela não gostaria de se deslocar muito, optou em cobrir a zona sul, área nobre do Rio de Janeiro.

Nível de renda: Pessoas com renda acima de R$6.000 ou classe A.

Estilo de Vida: Ela reparou que muitas pessoas que moravam sozinhas, tinham nos seus PETs os seus melhores amigos. Essas pessoas caminhavam pela manhã ou aos finais de semana, pelas ruas com os seus animais e frequentemente os levavam aos petshops locais.

Interesses: Ela observou que essas pessoas se interessavam em cuidar dos seus animais e não mediam esforços para isso. Idas mensais ao veterinário eram frequentes. Serviços de banho e tosa idem. E assim ela definiu o seu público alvo.

Saiba mais aqui: 3 DICAS PARA DEFINIR O SEU PÚBLICO ALVO DE FOTOGRAFIA


Defina seu preço:

Ao definir seu preço calcule o quanto irá obter de lucro com cada um dos serviços oferecidos. Não se esqueça de listar todas as suas despesas e custos. Seja conservador. Não se arrisque tanto neste início.

Defina seus preços: 3 DICAS PARA DEFINIR PREÇOS

 

 Tenha um plano:

Utilize a técnica dos 4P’s de Marketing para lhe ajudar. Defina o quanto você quer trabalhar. Quais serão os seus diferenciais perante seus concorrentes. O que você acha que é necessário para o seu business dar certo.

Defina o que será vendido. Quais produtos e pacotes. Quais serão os benefícios de cada produto e pacote. Onde você vai atuar e para quem vai vender, escreva tudo o que for necessário em um papel e coloque prazos para concretizá-los.

Aprenda mais sobre os 4 P’S DE MARKETING PARA FOTÓGRAFOS.

 

Não seja mais um na multidão                                                                     

Comece pequeno, mas pense e planeje grande!

A sua empresa deve ser fácil de lembrar. Você pode registrar o negócio com seu nome ou escolher um nome que seja original e único. Essa decisão é pessoal, mas aqui estão algumas dicas para pesquisar um nome comercial:

Faça uma lista de 3-5 nomes que você mais goste e mostre aos seus amigos e familiares. As respostas deles podem salvar você de escolher um nome ruim para o seu negócio.

Leve em consideração:

Pesquisa – Será que o seu nome ser difícil de encontrar no Google?

Social – o nome da empresa está disponível em todas as principais redes sociais?

URL – o nome de domínio que você quer está disponível?

Marcas – Será que uma outra empresa com o mesmo nome cadastrado ou atuando fortemente no mercado?

Lembrança – o nome fácil de lembrar?

Logo – Será que o nome pode trabalhar bem com um logotipo?

Criar e registrar o seu site e contas de mídia social: Facebook, Twitter, Google+ e YouTube (mesmo se você não planeja usá-los neste momento é importante registrá-los).

 

Tenha um Portfólio

Será muito difícil conseguir clientes, se você não tiver álbuns e fotografias de exemplo e disponíveis.

O que é um portfólio?

O portfólio é a representação de seu trabalho atual e melhor, que reflete o estilo pessoal, o seu nicho e mais importante o trabalho que você quer fazer. Seu portfólio deve ser conciso para que os potenciais clientes tenham uma ótima impressão sobre você e o seu estilo.

Eu sou novo. Como eu desenvolvo um portfólio?

Criar um portfólio pode ser difícil se você está começando. Mas um portfólio é muito importante quando você é novo em um mercado. Não tenha medo de fazer algumas sessões de graça, a fim de criar as cenas exatas e estilo que você quer para mostrar em um portfólio para seus futuros clientes. Você vai atrair o seu cliente ideal através de imagens que melhor representem o seu estilo.

Saiba mais em:  6 Dicas de como fazer um portfólio de Fotografia

Tenha uma lista de clientes

Construa a sua lista de prospects?

Construir lista de prospects é o processo de atrair clientes ideais que podem contratá-lo. Um estúdio de fotografia não começa com muitos clientes, é preciso trabalho duro para recrutar pessoas interessadas e tráfego do site, para depois transformar esses leads em clientes.

Construa sua lista de clientes!

Construir devagar e sempre, um cliente de cada vez. Trate cada cliente como se fosse o seu cliente único (no início eles podem ser). Trate cada cliente como ouro, independentemente de quanto a pessoa gasta.

Ao iniciar, o boca a boca será o seu melhor amigo. O cliente deve adorar a experiência com o tanto que ela ou ele vai promovê-lo livremente para todos os seus amigos e familiares. Os primeiros clientes são a sua mais importante e, provavelmente, vai se transformar em ao longo da vida, os clientes da duradouros.

Tenha formulários de contatos espalhados pelo site. Obtenha endereços de e-mail ou seguidores de mídia social (especialmente no Facebook). Assim que tiver informações de contato de uma pessoa, é muito mais fácil para continuar interagindo através de um boletim informativo e-mail ou mídias sociais.

Aprenda COMO VENDER FOTOGRAFIA UTILIZANDO O E-MAIL MARKETING.

 

Adquira as ferramentas corretas:

Um negócio de fotografia não pode operar sem as ferramentas e os produtos certos. Alguns vão melhorar a qualidade do seu serviço, outros vão melhorar a sua eficiência. A lista inicial abaixo mostra algumas ferramentas. É uma lista de sugestões de equipamentos que podem ajudar você e sua empresa. Suas necessidades variam e sua empresa pode funcionar sem alguns deles. Compre o que você precisa – não é o que você quer – e seu orçamento será muito mais otimizado:

  • Câmera – Canon EOS 70D ( para iniciar é uma excelente câmera, mas pense em um full frame no futuro)
  • Câmera reserva – Canon EOS 60D ou T5I
  • Lentes – Canon EF 18-135mm + 50mm f1.8
  • Flash (Pelo menos um) – Canon Speedlite 430 ou 630EX II
  • Pilhas recarregáveis e carregadores – tenha pelo menos 2 jogos de quatro pilhas.
  • Cartões de memórias – Pelo menos 2 de 8Gb
  • Software de Edição – Photoshop e Lightroom
  • Computador e Impressora
  • Monitor de Alta performance
  • HD externo para Backup – pelo menos um de 1 TB
  • Site e presença Online
  • Material de Marketing divulgação – Cartões de visita

 

Agora é a hora iniciar o negócio

Você pode ver pela enorme extensão deste artigo, existem vários fatores importantes a considerar antes de iniciar um negócio de fotografia. Se você cumprir todas as etapas desde o início, você terá muitas chances de percorrer um caminho de sucesso.

Aproveite o tempo, para arrumar tudo corretamente no início para que você esteja preparado mais tarde. Você vai apresentar-se como um profissional, porque você terá dado os passos certos para ser uma pessoa de negócios.

Utilize este artigo para criar um plano de ação. Ideias não significam nada se não colocar em prática. Manter um estado de espírito positivo durante a sua fase de crescimento vai ajudá-lo a combater a exaustão, frustração e insegurança. Vai ser difícil, e haverá alguns que vão desistir, mas você vai continuar firme porque se preparou como um profissional de fotografia.

Agora chega, comece o negócio que você sempre sonhou. Crie o seu próprio sucesso!

GRÁTIS - Receba dicas de Marketing para Fotógrafos

35 Comentários

  1. Cassiano

    Olá, boa tarde!

    Tenho uma Nikon D8100, qual lente aconselha estar utilizando (trabalho com festa de criança e casamento)?

    Um abraço!

    • Para esse tipos de evento aconselho uma 24-70mm

      E outras fixas como 24mm , 50mm e 135mm

      Oi Tamires,
      Reabrirei vagas para a consultoria de Marketing para Fotógrafos em outubro.

      Você ainda tem interesse?

      Caso sim, qual o seu ramo de fotografia?

      Abs
      Leo Castro

  2. Rosana

    Excelente artigo, tenho certeza que me ajudará muito nesse início.
    Estou em dúvida entre o equipamento Canon t5i e a Nikon d7000. Poderia me auxiliar qual seria melhor para iniciar?

    Desde ja agradeço sua atenção.
    Grande admiração pelo seu trabalho.

    • Oi Rosana,
      Tudo bem?
      A escolha da máquina vai de acordo com a sua necessidade e adaptação.

      No meu caso, há 6 anos atras, iniciei testando uma T1i Canon e outra D90 Nikon.
      Me adaptei melhor a primeira.
      E depois com minha evolução e necessidade migrei para um full frame.

      Oi Tamires,
      Reabrirei vagas para a consultoria de Marketing para Fotógrafos em outubro.

      Você ainda tem interesse?

      Caso sim, qual o seu ramo de fotografia?

      Abs
      Leo Castro

  3. roselene

    Meu sonho e trabalhar com fotografias e gostaria de saber qual e a melhor opcao pra comecar e com que tipo de camera. estou desempregada e preciso comecar meu proprio negocio me ajudem com algumas dicas. obrigada

    • Oi Roselene,
      Tudo bem?

      Comece investindo em treinamentos.
      Depois escolha seu segmento e depois seu equipamento.

      Essa foi a ordem que adotei quando comecei há anos atras…rs

      Espero ter ajudado.
      Abs
      Leo Castro

  4. Renata

    Olá, tenho uma canon sx50hs dá pra começar, penso em fazer fotos mais externas de mulheres penso em focar em fotos sensuais e temáticas, mas nunca fiz fotos profissionais nem sei por onde começar.. Fazer um curso TB seria importante né?? Me dá uma luz ai..RSS..obg

    • Oi Re,
      Como vai?

      Pra começar a treinar e montar o portfólio se o ambiente tiver uma boa iluminação, até dá.
      Mas indico que você invista assim que puder em um equipamento profissional.

      Abs
      Leo

  5. Júnior Costa

    Boa noite, meu sonho ingressar na área de fotografia a anos, e agora estou decidido a encarar de vez. Poderia me dar umas dicas/sugestões de equipamentos e uma média de quanto eu gastaria com eles pra começar? Levando em consideração que pelo menos até esse momento eu gostaria de focar em pets, babys, casais e\ou grávidas. Começando assim vou ver com qual estilo/Público alvo me dou melhor e focar nele. Ótimo post, desde já parabéns e obrigado.

  6. Felipe Cruppe

    Boa tarde! Estou pensando em iniciar um estúdio de fotografia para fotos de gestantes, crianças e também para fotografar eventos. Você acha que a Nikon D5100 é uma boa pedida para esse caso? Um abraço!

  7. Fernanda de Jesus

    Amei o artigo. Estou com uma dúvida. Trabalho com fotografia de gestantes, infantil, Newborn e aniversários e batizados. Tenho um Nikon D7100 lente 18-105 mim e 35 mm e flash. Mas para os eventos sinto falta de uma lente zoom com melhor qualidade ótica que a do kit. Costumo fazer quase tudo com a 35mm, mas nem sempre consigo. Que lente vcs me indicam para eventos? Principalmente batizados onde não quero ficar me deslocando muito?? Obrigada

    • Oi Fê, tudo bom?

      Sem dúvida alguma indico uma 24-70mm f2.8. (é a que eu uso…rs)
      É a mais versátil e com melhor qualidade para esse tipo de evento.

      Espero ter ajudado.
      Abs
      Leo Castro

  8. Helia

    Ola, tudo bem?
    Então meu sonho trabalhar com fotografia. Vou comprar minha 1ª camera e já fazer um curso.
    Sabe me dizer se essa camera é boa para inciantes e pra qual área da fotografia.
    EOS T5i PREMIUM KIT com EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS STM e lente EF-S 55-250mm IS II

    Aguardo retorno. Obrigada

  9. Ana Paula

    to tentando começar com uma nikon d3200 ela é boa pra iniciar? desde ja muito obrigado… muito interessante o conteúdo muito me ajudou.

  10. Ana Carolina

    Boa tarde, excelente artigo me ajudou muito em meu trabalho escolar. Só uma pergunta Canon EOS 70D ou a 6D (FF) qual melhor para fotos e vídeos?

  11. Miriam Serafim

    Olá tenho uma câmera sony h400 e gostaria de saber se é viavel começar alguns trabalhos com ela como books, ensaios e tals.. Tenho me intessado mto por fotografias mas ainda não tenho condições de comprar uma câmera mais adequada. E onde moro não tem profissionais extraordinário, por isso gostaria de iniciar e ir me aperfeiçoando. Por favor me dê seu parecer a respeito. Obrigada

    • Oi Miriam, muito bom tê-la por aqui.

      Até dá pra fazer alguns ensaios em externa. Mas para se profissionalizar, tem que ter um equipamento profissional.

      Espero ter ajudado.
      Abs
      Leo Castro

  12. Lisiane

    Olá bom dia.
    Sempre gostei desse ramo de fotografia, porém durante um tempo senti-me desmotivada. Mas passou e agora retomei essa vontade de ingressar nessa área. Cheguei até anunciar para venda a minha máquina, mas agora desisti. Você poderia me auxiliar quanto a ela?
    É uma NIKON D7000, flash sb700, lente 18-105.

    • Para eventos pode utilizar esse equipamento básico sim.
      Mas você deve ter equipamentos de backup.

      Abs

  13. Pingback: 5 maiores erros em um negócio de fotografia - Marketing para Fotógrafos

  14. Daniel Brito

    Excelente artigo, me ajudou muitooooo.
    Obrigado

    Ja tenho:
    Canon T5i
    Lentes: 50mmm 1.8f II e a EFs 18-135mm
    Flash Youngno 600ex RT
    Sombrinha Difusora + Rebatedores
    SW’s de edição e maquina.

    Então o melhor e proximo passo seria uma 6D(FF)?

    Só uma correção, é Canon EFs 18-135mm, não existe 18-135 p/ full frame.

    • Oi Daniel, é um belo material para iniciar e fazer alguns trabalhos.
      Se você já consegue extrair o máximo do seu equipamento é hora de dar um passo a frente com uma FF.

      Abs Leo

  15. Pingback: Fotografia de Moda - Marketing para Fotografos

  16. Pingback: Como iniciar na fotografia

  17. Pingback: Como divulgar o seu trabalho de fotografia sem custo - Marketing para Fotógrafos

  18. Pingback: Como ter sucesso com Fotografia Infantil - Marketing para Fotógrafos

  19. Pingback: Como o fotógrafo pode ganhar ao emitir nota fiscal

  20. Pingback: SEO para fotógrafos: Atraia mais clientes

  21. Pingback: 3 Dicas para definir preços para fotógrafos -Marketing para fotografos

  22. Pingback: 3 dicas para definir o seu Público Alvo fotografia e vender mais

  23. Saulo Taveira

    “Aproveite o tempo, para arrumar tudo corretamente no início para que você não esteja preparado mais tarde. Você vai apresentar-se como um profissional, porque você terá dado os passos certos para ser uma pessoa de negócios.” Acho que esse “não” não deveria estar ali, certo?

    Artigo excelente. Parabéns pelo trabalho.
    Forte abraço.

    Lendo-te sempre.

    • Corretíssimo Saulo! Não deveria estar ali mesmo!
      Obrigado pela colaboração.

      É um prazer escrever por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *